Descubra Portugal

Os 11 castelos mais bonitos de Portugal

Fortificações com objetivos de defesa e vigia, e algumas vezes de habitação, os castelos são edifícios geralmente erguidos em zonas altas e de grande alcance visual, próximos a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava a observação das forças inimigas e as comunicações a grandes distâncias.

Os castelos são edificações incríveis que marcaram um período da História europeia e portuguesa durante a Idade Média.

Portugal está repleto de excelentes castelos para visitar e reviver o passado, confira esta lista com os 11 castelos mais bonitos de Portugal:

Castelo de Bragança

O Castelo de Bragança localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança.

Em Trás-os-Montes, à margem do rio Fervença, é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses. Do alto de seus muros avistam-se as serras de Montesinho e de Sanabria, a de Rebordões e a de Nogueira.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Castelo de Bragança

Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol, situado numa pequena ilha no meio do rio Tejo, é acessível apenas por barco. Esta fortificação encontra-se na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém. A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para a conclusão das obras em 1171.

Castelo de Almourol

Castelo de Marvão

O castelo de Marvão situa-se no mais alto pico da Serra de São Mamede, em pleno Parque Natural, no Alentejo. O castelo é uma pequena parte da vila, que também está cercada por muralhas medievais.

Castelo de Marvão

Castelo de Montalegre

O Castelo de Montalegre localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Vila Real. O castelo domina a povoação e a paisagem, a poucos quilômetros da fronteira com a Galiza.

Erguido a 980 metros acima do nível do mar, o castelo é constituído por quatro torres ligadas por muralhas, formando a praça de armas no seu interior.

Castelo de Montalegre

Castelo de Sortelha

O Castelo de Sortelha localiza-se na vila de mesmo nome, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda.

Numa das torres deste castelo foi erguido um marco geodésico, assinalando o ponto mais elevado da região, com a cota de 773 metros acima do nível do mar.

castelo-sortelha


Continua depois da publicidade Ⓘ

✔ PAUSA PARA O MERCHAN: Acompanhe também as principais notícias de Portugal num único lugar: www.portaldeportugal.com - dicas, curiosidades e muita informação.


Castelo de Arraiolos

O Castelo de Arraiolos, a apenas 15 km de Évora, é um dos poucos castelos circulares do mundo. Por estar localizado no cume do monte de São Pedro, proporciona uma vista de 360 º sobre a planície Alentejana.

Castelo de Arraiolos Portugal

Castelo de Santa Maria da Feira

O Castelo de Santa Maria da Feira, localizado no norte de Portugal, no distrito de Aveiro, é considerado um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval no país, uma vez que nele se encontra representada uma vasta gama de elementos defensivos empregados no período.

Castelo-de-Santa-Maria-da-Feira

Castelo do Lindoso

O Castelo de Lindoso localiza-se na freguesia e lugar de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.

Em posição dominante na Serra Amarela, sobre a margem esquerda do Rio Lima, este castelo foi erguido de raiz, na Idade Média, com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira.

Embora não tenha estado envolvido em grandes batalhas ou episódios de história militar, é considerado como um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pelas suas características técnicas e arquitetônicas, inovadoras na época da sua construção.

Castelo-do-Lindoso

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros, localizado na Serra de Sintra, permite admirar uma paisagem única que se estende até ao oceano Atlântico.

Castelo-dos-Mouros-sintra

Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães foi construído no século X para proteger o mosteiro que era frequentemente atacado pelos Mouros.

Castelo-de-Guimarães-Marco-Aldeia

Castelo de Tomar

Localizado no centro de Portugal, o Castelo de Tomar é um dos mais importantes castelos do país por ter sido a sede da Ordem dos Templários, os protetores da primeira capital do Reino de Portugal, Coimbra, e dos territórios reconquistados aos Árabes.

castelo-de-tomar-convento-de-cristo

Fonte: Noctula Channel

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

1 Comentário

  1. 28 de junho de 2016 ás 16:16 Responder
    Manuel P. Fernandes

    Desses tive o prazer de conhecer os seguintes, Almourol, Marvão , Sortelha em 1991 na primeira viagem a Portugal. O de Tomar em 2007 na segunda viagem e o dos Mouros e Guimarães na minha terceira viagem em 2014. Espero conhecer os outros em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *