Variedades & Tecnologia

I Love Rio: a primeira “enciclopédia virtual” sobre o Rio de Janeiro

Nos últimos dez anos, Riccardo Giovanni e uma equipe integrada por brasileiros, europeus, norte-americanos e até uma africana, sediados em escritórios localizados no Rio de Janeiro e em Boston (EUA), produziu um material inédito que, a partir do dia 19 de julho, poderá ser conferido em mais de 70 sites. São mais de 1 milhão de fotos e 40 mil páginas, e desse montante, 1000 páginas são dedicadas às comunidades cariocas.

No total, são 16 áreas principais e mais de 400 subdivisões, abordando todos os aspectos sobre o Rio e seu entorno. Todo o conteúdo foi digitalizado e será disponibilizado para consulta no site www.iloverio.com. O trabalho ganhou o título de I Love Rio, o que será a primeira “enciclopédia virtual” sobre o Rio de Janeiro.

DE OLHO NO TURISTA E REPLETA DE BELAS IMAGENS DO RIO, ENCICLOPÉDIA VIRTUAL MOSTRA SUA PAIXÃO PELA CIDADE COM CONTEÚDO EM VÁRIOS IDIOMAS

DE OLHO NO TURISTA E REPLETA DE BELAS IMAGENS DO RIO, ENCICLOPÉDIA VIRTUAL MOSTRA SUA PAIXÃO PELA CIDADE COM CONTEÚDO EM VÁRIOS IDIOMAS

O trabalho é tão detalhado que são apontados, mês a mês, as atrações que o Rio de Janeiro e várias cidades no Estado do Rio de Janeiro, o tipo de gastronomia encontrada nos restaurantes, as atrações das cidades do entorno, curiosidades sobre a personalidade do carioca, sugestões de roteiros para diferentes tempos de viagens.

Sites adicionais

Em antecipação ao portal principal, que será lançado em julho, sites adicionais já estão disponíveis para o acesso em 70 idiomas, oferecendo uma introdução para a cidade e acesso a dezenas de fotos exclusivas. O portal completo será apresentado em inglês, com mais de 40 mil páginas. “O nosso foco vai muito além do turismo, queremos mostrar ao mundo os pontos que o Rio de Janeiro tem de melhor. O portal oferece um guia cultural da cidade, interpretando cada um dos aspectos que tornam o Rio um destino turístico único, aumentando a compreensão e a consequente apreciação por todos os que nos visitam e também e pelos que não terão condições de viajar até o Rio”, explica Riccardo Giovanni, criador e responsável pelo portal.

Parcerias

O I Love Rio tem parcerias com 16 cidades do Estado do Rio como Búzios, Paraty, Petrópolis e Macaé. O novo portal conta, ainda, com os apoios de várias instituições, referências na área de Turismo e Cultura, como Embratur, Riotur, Secretaria Municipal de Cultura e Turisrio e foi concebido para apresentar globalmente as características do Rio de Janeiro, trazendo detalhes que permitem a compreensão sobre hábitos e tradições. “Um dos propósitos do I Love RIO é transmitir ao mundo os sentimentos, do orgulho ao amor, que os brasileiros têm pelo Rio de Janeiro, mostrando a capital fluminense e o Estado do Rio de uma forma completa, inédita, única”, destaca Riccardo.

Portal

No I Love Rio, com 16 áreas principais e mais de 400 subdivisões, é possível, por exemplo, conhecer todos os bairros do Rio de Janeiro em detalhes, com características, destaques e peculiaridades. As praias são classificadas a partir do perfil dos frequentadores como “família”, “natureza”, “noite” e “VIP”. “O I Love Rio é facilmente visualizado de computador ou tablets. É um portal de fácil navegação, apresenta informações claras, bem divididas e menus que se desdobram em novas divisões, mas que possibilitam um retorno de forma simples ao ponto inicial”, conta Riccardo. O I Love Rio vai oferecer um portfólio de revistas e livros direcionados para brasileiros e estrangeiros, vários sem qualquer custo adicional para consulta.

Restaurantes, parques e esportes

Os restaurantes, por exemplo, estão listados a partir da culinária que oferecem, com a história de como e quando aquela cozinha específica chegou ao Rio. Além disso, os locais para a prática esportiva são apresentados a partir das trajetórias dos esportes, bem como dos atletas cariocas famosos e/ou campeões. O mesmo princípio é aplicado aos bairros e favelas. É explicado o contexto histórico e assim são apresentados outros aspectos da cidade. Os parques, mais de 30, também ganharam espaço no portal.

Os internautas poderão conferir a importância e as características de cada um deles. As mais famosas formações rochosas não foram esquecidas e o Pão de Açúcar, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea têm destaque no I Love Rio. Todos os temas abordados no I Love Rio vêm acompanhados das informações necessárias para que possam ser obtidos mais dados, sempre a partir de fontes confiáveis e qualificadas, incluindo trabalhos acadêmicos, estudos oficiais do Governo e estatísticas.

“Para as pessoas que não podem visitar o Rio, devido a razões logísticas ou econômicas, foi criado um conjunto de sites complementares e resumidos, com imagens em oposição ao conjunto habitual de fotos, nem sempre positivas, que aparecem a partir de buscas na internet. Além disso, são apresentados traços marcantes do comportamento carioca que fazem toda a diferença para quem visita a cidade. O nosso conteúdo é totalmente original e as informações são extremamente qualificadas, o que faz do I Love Rio uma iniciativa única em todo mundo e uma referência internacional”, explica Riccardo.

Temas

Entre os temas que podem ser encontrados estão turismo, cultura, gastronomia, estilo de vida, música, moda, esportes, história, negócios e cidades do estado. Outros pontos interessantes e que merecem destaque são os “chamados tópicos para não mexer”, temas delicados para se comentar com os moradores da cidade; o conteúdo original produzido a partir de seis anos de cobertura do Carnaval; um guia dos grafites da cidade, além de indicações de filmes e produtos e de um banco com dezenas de dissertações produzidas em universidades cariocas. “Nós temos coisas sensacionais como a cobertura fotográfica dos grandes eventos da cidade como Réveillon visto por vários ângulos, inclusive do mar, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e os desfiles de Carnaval. E o que é inédito, do ponto de vista das pessoas que participaram”, adianta Riccardo. No caso do Sambódromo, o trabalho é extremamente minucioso e oferece aos interessados informações como o que é possível ver de cada área (frisas, arquibancadas e camarotes), de cada setor e em cada escola de samba.

Favelas

O I Love Rio traz ainda 1000 páginas sobre as comunidades cariocas, as favelas. Em várias delas, a origem dos nomes é explicada, a infraestrutura oferecida é apresentada, a localização e as características marcantes, entre outras informações, são disponibilizadas. Segundo Riccardo Giovanni, a organização das informações foi sem dúvida a parte mais difícil do trabalho. É uma infinidade de dados, que serão constantemente atualizados e aprofundados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *