Dicas & Destinos

Destino de viagem: Cabo de Santo Agostinho

Pertinho de Recife, a apenas 40 quilômetros fica o paraíso natural Cabo de Santo Agostinho com sua gigantesca riqueza cultural e belezas naturais de tirar o fôlego. Ao todo encontramos nove praias com águas cristalinas, areias brancas, recifes de arenito, rochas vulcânicas, piscinas naturais, manguezais, coqueirais, igrejas, ruínas históricas que datam do século 17, mirantes e falésias. As praias são ideais para praticar esportes náuticos como mergulho e pesca, além de atividades mais radicais como o rapel, trekking e parapente.

Praia_de_Itapuama_em_Cabo_de_Santo_Agostinho_-_PE_-_Brasil

Um dos programas mais populares na cidade é o passeio de buggy, sem dúvida a melhor maneira de visitar as praias, mirantes e a Vila de Nazaré, onde estão localizadas as ruínas históricas. Neste passeio você também vai ser conduzido para uma experiência bem bacana , tomar o famoso banho de argila, que possui benefícios estéticos, segundo diz o pessoal da região.

Com temperatura média anual de 28°C, a cidade pode ser visitada o ano inteiro. A época das chuvas vai de abril a julho.

Cabo é reconhecido como marco geológico mundial por ser o ponto de ruptura entre os continentes africano e sul-americano. É a única região do país onde existem rochas graníticas de 102 milhões de anos.

Vila de Nazaré

A vila fica no ponto mais alto da cidade e lá você irá encontrar a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, construída no século 16. Bem ao ladinho, estão as ruínas do Convento Carmelita, do século 17, onde atualmente existe uma comunidade de frades. Do alto você pode ver o Forte Castelo do Mar (1722), a Casa do Faroleiro (1883), o Porto de Suape e a cidade de Recife.

Vila de Nazaré

Centro Cultural Engenho Massangana

O antigo Engenho Massangana possui três espaços abertos para visitação: Casa Grande, Capela São Mateus e Senzala. Por lá você também vai encontrar uma biblioteca e um  auditório com todo aparato e equipamento de apoio.  A Casa Grande original foi reconstruída no estilo neoclássico vigente no século 19, recentemente ela foi restaurada e ampliada pela Fundação Joaquim Nabuco.

Um pouco de história

Chamado antigamente de “Santa Maria da Consolação”, o Cabo foi descoberto oficialmente pelo português Américo Vespúcio,
no dia 29 de agosto de 1501.

Mas existem outras historias que contam que o Cabo foi descoberto pelo espanhol Pinzón em janeiro do ano 1500,
antes de que Pedro Álvares de Cabral desembarcar na Bahia, sendo o local da descoberta do Brasil.

O Cabo de Santo Agostinho foi um importante ponto econômico pernambucano pelo cultivo e expotação da cana-de-açúcar,
alguns engenhos de cana ainda estão funcionando na cidade, abertos para os visitantes.

Cabo de Santo Agostinho foi elevado a Vila em 27 de julho de 1811, e em 9 de julho de 1877 foi reconhecida como cidade.

Praias em destaque

Paiva
A Praia do Paiva está a 46 km do Recife. Por lá você não encontra infraestrutura para turistas, mas aos poucos vem se destacando como destino de quem transita pelo litoral sul. É ideal para desfrutar a natureza com areia branca, mar agitado e vegetação nativa de mata Atlântica misturada com uma bela vista dos seus coqueirais. Com a maré seca, piscinas naturais se formam por conta dos arrecifes. Para cruzar a estrada nova que dá acesso à praia, você precisa pagar R$ 3,70 nos dias de semana e R$ 5,50 nos finais de semana e feriados.

Gaibu
No passado, a praia de Gaibu servia como porto negreiro. Atualmente, é uma praia bastante movimentada por veranistas. Caracteriza-se por areias brancas, águas claras e mornas e piscinas naturais. Também é uma boa área para a prática de surf.

Suape
Enseada protegida por uma barreira natural de arrecifes de arenitos, com muitas pedras e coqueiros. No passado, ocorreram no local diversas batalhas entre portugueses, holandeses e índios Caetés. Hoje em dia, a praia de Suape é propícia para a prática de esportes náuticos. Possui barcos de pesca na areia, barraquinhas e hotel de luxo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *