Dicas & Destinos

A natureza e o mar de Arraial do Cabo

Conhecida por suas belas praias, a pequena Arraial do cabo encanta os visitantes e turistas pelo jeito despojado, gastronomia farta em frutos do mar e geografia exuberante. Arraial do Cabo vem se destacando entre os destinos turísticos fluminenses nestes últimos anos, melhorando sua estrutura, aumentando o número de meios de hospedagem e o comércio local.

Estando em Arraial não deixe de fazer um mergulho em uma das melhores regiões para esta prática no Brasil. Um belo passeio de barco por praias e ilhas desertas também é imperdível. Se tiver um pouco mais de tempo, invista em fazer uma visita a alguma fazenda de cultivo de mexilhões e ostras, fazer observação da pesca artesanal de arrastão, além de fazer trilhas, conferir o artesanato local, fazer um city tour histórico e curtir a lagoa com esportes de aventura.

arraial 1

Você sabia que  Arraial do Cabo conta com os três melhores pontos para a prática de mergulho no Brasil?

A Praia da Ilha do Farol, a mais perfeita do país segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é o principal ponto de parada dos passeios de barco pela região.

A formação de Arraial do Cabo é fruto da ação dos ventos e correntes marítimas. Os morros do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia eram três antigas ilhas, que foram incorporadas ao continente. O município está assentado sobre sítios arqueológicos de extrema valia para o estudo da história da região, tendo fornecido diversas peças para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro).

Turismo Ecológico

Dunas, trilhas, costões e muita vegetação. Arraial do Cabo vai além da beleza das águas do mar e oferece opções de sobra para quem deseja aventura e adrenalina. Cercada por morros e restinga, as trilhas levam a lugares surpreendentes.

Passeios e atrativos

Mergulho em Arraial

Arraial do Cabo possui uma imensa biodiversidade marinha e é uma das mais ricas do país, graças ao raro Fenômeno da Ressurgência. Por lá você vai encontrar mais de 200 pontos de mergulho e dezenas de naufrágios catalogados, ou seja, mergulhar em qualquer época do ano, é uma experiência inesquecível.

A ressurgência é um fenômeno que consiste no afloramento à superfície de águas profundas e frias que por estarem em uma região onde a luz do sol não alcança são ricas em nutrientes, em maior quantidade que as das camadas superficiais.

Passeio de barco

Fazer um passeio de barco em Arraial é mais que necessário. Se você não curte mergulho pode aproveitar toda aquela imensidão azul e se deparar com lindas paisagens, se banhar nas praias mais belas da região e curtir um dia perfeito no mar de Arraial. No passeio que fiz com o pessoal da Saveiro Don Juan eu pude aproveitar realmente o melhor de Arraial, uma vez que eles oferecem passeios diferenciados das demais agências da região. Para aproveitar as praias bem calminhas e praticamente desertas, eles optaram por realizar os passeios bem cedinho, assim, quando chega aquela “onda” de barcos turísticos com o volume de música ensurdecedor e contra qualquer clima de paz de espírito, está na hora de deixar a praia e seguir para a próxima ainda tranquila. Vale ressaltar que o número de turistas é controlado em cada lugar visitado, então agende seu passeio marítimo o quanto antes.

Arraial do Cabo 1

Fenda de Nossa Senhora

A Fenda de Nossa Senhora é uma formação rochosa originária de processos de erosão. Quando estiver passeando de barco você irá passar por esta atração que é uma das muitas lendas da cidade, que fica bem na entrada do Boqueirão. Contavam os antigos pescadores que durante uma grande tempestade um raio caiu sobre a grande rocha. Um pescador, ao passar pelo local no dia seguinte, se espantou com tamanha rachadura e parou para olhar. Chegando lá teria se deparado com a imagem de Ns. Sra. dos Remédios. Não deixe de se atentar para a réplica da imagem original enquanto estiver fazendo seu passeio.

Gruta Azul

Ainda no passeio de barco pelas praias de Arraial você poderá avistar uma pequena gruta e se admirar ainda mais com as belezas de Arraial. Se tiver sorte e a maré estiver baixa saiba que é possível entrar de barco na gruta, que apresenta aproximadamente 8 metros de largura, 30 de extensão e 15 de altura. Nas paredes e no mar, as cores vão mudando de acordo com a entrada do sol.

Lagoa Azul

Área de preservação permanente do município, a Lagoa Azul fica às margens de uma estrada de terra, no distrito de Monte Alto. A salinidade é muito alta, já que faz parte de uma das lagoas mais salgadas do mundo, a de Araruama. O ecossistema possui margens preservadas com vegetação de restinga e o cenário é extremamente bucólico. Lagoa rasa e, em alguns pontos, como o conhecido Arubinha, perfeitos para prática do Windsurf.

Arraial do Cabo

Restinga de Massambaba

Mata fechada e virgem que fica entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Araruama, a Restinga de Massambaba é protegida pela Área de Preservação Ambiental (APA) da Massambaba, uma unidade estadual criada para proteger um dos ecossistemas com maior diversidade da Mata Atlântica brasileira. Preserva plantas raras e endêmicas, diversos animais silvestres e paisagens de tirar o fôlego. Seu ambiente de dunas, brejos e lagoas também é perfeito para a prática do ecoturismo.

Centro Histórico

A região classificada como Centro Histórico é o ponto de chegada de navegadores portugueses em 1503. Lá você também encontra a encantadora Igreja de Nossa Senhora dos Remédios que foi a primeira igreja que celebrou uma missa no Brasil e algumas das construções mais antigas da cidade.

O cenário histórico remete aos idos de 1500, quando navegadores portugueses aportaram na antiga Praia da Rama, marcando o início da história da então vila de pescadores.

Descoberta por Américo Vespúcio em 1503, a Praia da Rama (hoje Praia dos Anjos) foi o local da primeira feitoria do Brasil: uma casa de barro e pedra, coberta de palha, com a finalidade de proteger o litoral contra invasores. Atualmente é a Casa de Piedra que ocupa o local.

Agora é com você, deixe suas dicas de viagem para Arraial do Cabo e compartilhe conosco sua  experiência.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura 

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *