Dicas & Destinos

Ilhéus, cravo e canela – o chocolate, Gabriela e muito mais

Ilhéus é um pedacinho de paraíso encravada na Mata Atlântica com seu litoral de praias calmas e uma natureza exuberante com toda sua biodiversidade. Mas Ilhéus não é só praia e florestas. Ilhéus mantém também um Centro Histórico preservado, com seus casarões retratando tempos de glória e fazendas de cacau – que deram fama ao lugar – abertas à visitação.

centro-historico-de_ilheus_igreja-sao-jorge-ed-ferreira_01-2

Passeios em Ilhéus

Repleto de Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico, o Centro Histórico de Ilhéus nos remete aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século 20.  Entre algumas destas construções que são imperdíveis eu posso destacar:

Casa de Cultura Jorge Amado

A casa fica exatamente na residência onde o escritor morou e ainda preserva piso, paredes, teto, janelas e portas originais. Os objetos expostos não são em maior parte originais, muitos estão em sua casa em Salvador, os móveis também não estão mais por lá. No primeiro andar você vai encontrar algumas vestimentas de Jorge, objetos e um pequeno espaço que remonta a sala onde os coronéis e pessoas influentes da época eram recebidos. Já no andar superior existe uma série de cartazes, fotos e relatos da obra do autor.

Casa de Jorge Amado

Bataclan

O Cabaré Bataclan, que hoje é um restaurante, e no andar superior, espaço cultural com fotos, objetos do início do século e um espaço dedicado para a grande cafetina da época, Maria Machadão é um passeio imperdível. Por lá você vai encontrar um quarto que seria semelhante ao habitado por essa personalidade retratada na obra de Jorge Amado, no romance Gabriela. Imperdível também é ouvir relatos da época áurea na interpretação do ator José Delmo. Não deixe de procurar por ele quando estiver por lá. Aproveite e almoce por lá mesmo, depois da visita. A comida é muito saborosa, com um temperinho típico e o ambiente é pra lá de agradável. Hoje, a construção não é toda original, já que pegou fogo logo após Maria Machadão deixar a cidade misteriosamente, mas ainda existem algumas paredes e objetos originais da época.

Bar Vesúvio

O Bar Vesúvio é um dos três restaurantes mais antigos do Brasil, ainda em operação. Aberto há mais de 100 anos e reconhecido como reduto dos antigos coronéis, o Bar Vesúvio se firma como uma das paradas imperdíveis e consideradas obrigatórias para quem visita Ilhéus pela primeira ou pela centésima vez. No cardápio, o famoso Quibe do Nacib é uma homenagem ao libanês que se casou com uma baiana e adquiriu o bar na década de 40 – muitos dizem, inclusive, que o casal é a inspiração dos personagens Nacib e Gabriela, do romance Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado.

Lá, a decoração é nostalgia pura. As paredes do local contam toda a história de Ilhéus por meio de fotografias, embalando happy hours com música ao vivo.

Catedral de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião é considerada uma das mais bonitas igrejas da Bahia, foi inaugurada em 1967 e em sua fachada encontramos detalhes neoclássicos com seus belos vitrais, suas abóbadas e colunas. A construção, que possui uma arquitetura impecável e uma paz inexplicável em seu interior tem um altar dedicado a três santos (São Sebastião, São Jorge e Nossa Senhora da Vitória) e fica bem ao lado do bar Vesúvio. Reza a lenda que os grandes coronéis da cidade, no início do século passado, deixavam suas esposas na igreja para a missa e iam para o Vesúvio, que continha uma passagem secreta para o Bataclan. Lá, enquanto suas mulheres rezaram, se divertiam com as moças do local. Quando a missa acabava, o padre tocava o sino para que eles pudessem voltar a tempo.

211_porto-de-ilheus-ed-ferreira

Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus

Já na Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus, a mais antiga da cidade, erguida em 1556 encontramos uma arquitetura mais simples, sem muitos detalhes e rebuscados, mas não menos encantadora. Em seu interior encontramos uma imagem de São Jorge e um imenso painel que conta a história de Ilhéus, Lá fica o Museu de Arte Sacra que foi fundado em 1970. Em seu acervo podemos observar valiosas imagens barrocas, alfaias e documentos sacros.

centro-historico-de_ilheus_igreja-sao-jorge-ed-ferreira_01

Fazendas de cacau

As fazendas de cacau de Ilhéus e região merecem uma atenção especial e em ritmo slow motion total. As visitas costumam ser guiadas e o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cacau, as espécies que existem, enfim, todo seu ciclo, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita. E claro, compreender como tudo vira chocolate, e melhor, provar o resultado final de todo esse processo.

A Fazenda Yrerê, a 12 quilômetros do centro de Ilhéus, é um desses locais. Depois de 10 minutos de caminhada por uma trilha revestida de folhas do cacaueiro, estão os 40 hectares da propriedade, plantados com a distância de três metros uma da outra, tomando conta de todo o espaço que os olhos alcançam e além deles.

E seguindo a linha noveleira, a fazenda Primavera foi cenário da novela Renascer. Por lá você pode fazer também trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visitar um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias.

0_02_07__cadeia-produtiva-do-cacau_ed-ferreira-389

Vindos da Amazônia (AM), os cacaueiros tiveram seu cultivo iniciado em Ilhéus nos idos de 1820. E lá, sob a sombra da Mata Atlântica, o cacau se desenvolveu. Ao encontrar boa terra, o fruto prosperou e se transformou em um dos mais exportados pelo Brasil. Seus produtores, enriqueceram, literalmente às toneladas, e se transformaram nos coronéis da alta sociedade da época.

Depois de pouco mais de um século e meio, no final dos anos 80 e já no século XX, atacados   pelo   fungo   vassoura-­?de-­?bruxa,   os   cacaueiros   viram   sua   produção   cair, trazendo o primeiro desafio para a sociedade e para a natureza.

O fruto venceu desafios. Com uma costa de 180 km, o cacau, ao lado do turismo, garante trabalho e renda para a cidade. Seja na produção, na venda da semente ou na fabricação e venda de seus derivados como chocolate em barra, em licores ou até mesmo como suco e sorvete.

E já que falamos de cacau e chocolate, que tal visitar a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste fica a apenas oito quilômetros do centro da cidade? Por lá você vai poder entender um pouco as fases de produção do chocolate.

Praias

E claro que as praias de Ilhéus não poderiam ficar de fora dos passeios imperdíveis na região. No litoral Sul, você encontra praias mais badaladas e vai se deparar também com boas ondas para curtir uma bela manhã de surfe. Já ao norte, você vai ter a companhia da Mata Atlântica por quase toda orla. Nesta parte, as praias são mais tranquilas. Agora, se você quer uma dica entre as praias urbanas, a do Centro se destaca pelo movimento na ciclovia e nas quadras poliesportivas. Perfeito para curtir um clima mais “papo com os amigos”.

A noite de Ilhéus

Ilhéus é uma cidade bem tranquila e sua vida noturna não é muito diferente. Apesar de ser uma  cidade turística, não há muita balada por lá. Em alguns pontos, como a Praia dos Milionários costuma reunir uma turma mais animada, em busca da música ao vivo das barracas na alta temporada. Já no Centro, os points são os bares com videokê. No Pontal, existem alguns poucos pubs com shows de voz e violão, esses são bem indicados para os casais in love.

Quando ir

Durante todo o ano costuma ser quente, mas no inverno, entre maio e junho, chove bastante. Já no verão, a cidade está mais preparada para receber os turistas e os restaurantes costumam reunir atrações variadas.

183__praia-dos-coqueiros

Dicas

Claro que, em se tratando, de nordeste, é prudente reforçar que chapéu, protetor solar, protetor labial, repelente e roupas claras são itens primordiais na sua bagagem. Pode esquecer em casa as roupas cheias de detalhes incômodos, os paetês, saltos agulha e outros  calçados desconfortáveis, casacões e maquiagem pesada. O clima é quente, o sol é forte, os passeios são na grande maioria totalmente informais e a praia dá o norte da viagem. Capriche nas roupas de banho e nas sandálias super confortáveis. Se estiver em seu planos fazer trilhas, não se esqueça do tênis, ok.

Onde ficar

A apenas 20 km do centro de Ilhéus e do Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado, está o único resort  all  inclusive  da  cidade.  Eu estou falando do  Cana  Brava  All  Inclusive  Resort,  que  foi a minha hospedagem durante esta viagem para Ilhéus.

O resort totalmente “pé na areia”, é um verdadeiro alento aos turistas que buscam sossego, comodidades e total estrtura de lazer para curtir as férias. E como se isso não bastasse, a praia praticamente exclusiva que abraça o resort torna o momento ainda mais especial.

Se você é daquelas pessoas que não dispensa uma passadinha pelo spa, vai gostar de saber que o spa do Cana Brava possui algumas tendas estrategicamente posicionadas pelo complexo, de maneira a proporcionar uma massagem relaxante de frente para o mar, ouvindo o som das ondas. As crianças também tem seu momento de relaxamento em um espaço totalmente dedicado para elas.

Lazer

Com duas amplas piscinas, bar molhado, o rio Jairi de águas medicinais, escuras e ferruginosas, que cruza o hotel, onde os hóspedes podem se banhar, quadras de tênis, peteca e vôlei de praia, campo de futebol, tudo em uma ampla área de 70 mil m² não se pode dizer que não há o que fazer por lá.

cana-brava

Os quartos são bastante amplos, equipados com ar-­?condicionado,  cofre  individual,  frigobar,  TV  a  cabo,  telefone  e  varanda  com rede. Perfeitos para descansar depois de um dia de passeios ou depois de um dia de praia/piscina.

novos-apartamentos-03-cana-brava

Os pequenos também curtem bastante as férias no Cana Brava. Por todo o hotel é possível ver crianças correndo e brincando com os monitores, que são especializados em atividades de recreação divididas por faixa etária.

Para dar uma ajudinha para as famílias que viajam com filhos pequenos, o Cana Brava tem “cantinhos” preparados exclusivamente para atender essa turminha como o Clubinho do Sol, com estrutura e atividades para bebês e crianças até 12 anos com um brinquedão com piscina de bolinha e escorregador, cineminha em sala climatizada com cadeiras    reclináveis,    jogos,    brinquedos,    cama    elástica    e    piso    anti-­?impacto    e antiderrapante.

cm_a7606

A Baby Copa também é um exemplo do cuidado do hotel com os pequenos hóspedes. O local possui uma estrutura de cozinha (micro-­?ondas, fogão, frigobar e liquidificador), utensílios e ingredientes para o preparo de papinhas, sucos e vitaminas naturais. Uma equipe especializada também deixa preparada algumas opções de papinhas congeladas com cardápio variado.

baby-copa_cana-brava_1

Gastronomia

A gastronomia é uma atração à parte. Com muita fartura, existem opções de alimentação 24 horas por dia. A culinária regional é bem marcada no cardápio, com tapiocas e acarajés à beira da piscina, além de muito peixe e camarão. A cozinha internacional também está presente, com um tema por noite no bufê do jantar passeando pelas culturas mexicana, espanhola e portuguesa, entre outras.

breakfast

Imperdível!

O nascer do sol na praia Cana Brava, que fica em frente ao hotel é praticamente um espetáculo particular e uma fonte natural de energia para curtir todas as atrações e atividades do destino. Não deixe de presenciar este momento especial.

img_20160920_055933_29180990544_o

Naira Amorelli viajou para Ilhéus a convite do Cana Brava All Inclusive Resort, em setembro de 2016.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Roteiro em Salvador: A Bahia de Todos-os-Santos de Jorge Amado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *