Dicas & Destinos

Piranhas, o contraste do sol do sertão e a exuberância do São Francisco

A paisagem das casinhas coloridas junto a vegetação árida do sertão é arrematada pela beleza do São Francisco e pelo sol escaldante. História e beleza que deixam saudades antes mesmo de ir embora.

piranhas

O passeio pelo Cânion do São Francisco é imperdível. A beleza das águas emolduradas por um paredão rochoso formado pela própria natureza. O banho nas águas doces é relaxante e energizador. Em terra firme, um passeio pelo centro histórico, antiga estação ferroviária, Museu do Sertão e a simbólica Trilha de Angicos, até o ponto em que Lampião foi morto com seus cangaceiros – já no Povoado de Poço Redondo, em Sergipe. Na cidade, não deixe de contemplar o artesanato local, as peças feitas de couro de tilápia e o bordado redendê são únicos.

POVOADO DE ENTREMONTES

Com linha, agulha, bastidores e tesourinhas, as mulheres do Povoado de Entremontes compõem em tecidos, ponto a ponto, desenhos a partir da técnica de bordado mais difundida na região: o Redendê. Localizado no município de Piranhas, cidade patrimônio tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Entremontes possui uma arte singular cheia de beleza e criatividade, que cativa a atenção de seus visitantes.

TRILHAS

Nas cidades ribeirinhas de Traipu, Delmiro Gouveia (Mirante do Talhado) e Piranhas (Grota de Angicos) é possível fazer turismo ecológico, contemplando a natureza, os ecossistemas, conhecendo a caatinga e ainda cuidando da saúde. As trilhas são boas opções para quem gosta de explorar os caminhos da própria natureza. A pé, de bicicleta e até moto, além dos esportes radicais – como tirolesa e rapel -, os caminhos do rio São Francisco escondem boas surpresas. Prepare a energia! Só não se esqueça de contratar um guia local para fazer os passeios, ok.

HIDRELÉTRICA DE XINGÓ

A cerca de 12 km do centro de Piranhas, as instalações da hidrelétrica ficam entre os Estados de Alagoas e Sergipe. As doze comportas têm uma capacidade de descarga de 33.000 m3/s. Durante o passeio, é possível tirar fotos das barragens, vertedouro e turbinas. A visita guiada custa cerca de R$ 40 por carro. Do alto, é possível ver a vazão da água e admirar tamanha grandeza.

CÂNION DO SÃO FRANCISCO

No percurso você vai encontrar paisagens de tirar o fôlego. O passeio pelo Velho Chico é para contemplar as belezas do sertão, onde a aridez da terra contrasta com o leito do rio, formando um belo cenário. Após 30 minutos de navegação, é possível ver os paredões , grutas, cavernas e até pinturas rupestres. É possível até se banhar na água doce, verde e cristalina entre as formações rochosas.

Canion São Francisco

ROTA DO CANGAÇO

A história do sertão nordestino passa pelas margens do São Francisco, a bordo de um catamarã, durante cerca de 45 minutos de beleza pelo leito do rio até chegar à primeira parada, o Povoado de Entremontes, onde tem a casa em que se hospedou Dom Pedro I, além das bordadeiras de redendê, artesanato local. A próxima parada é a Grota de Angicos, na Caatinga, onde Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros morreram numa emboscada, em 1938. Durante o passeio, os guias vestidos de cangaceiros contam causos do cangaço e histórias de Lampião, ao som do típico forró nordestino.

MUSEU DO SERTÃO

Localizado na Estação Ferroviária, construída em 1879, o prédio abriga objetos, armas, fotos, utensílios e vestimentas originais de Lampião, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros. Lá, é possível entender a história do cangaço e como foi a passagem dos temidos homens pelo sertão de Alagoas. O local funciona de terça a domingo, das 8 às 17h, e a entrada custa um valor simbólico. Endereço: Rua José Martiniano Vasco (antiga estrada ferroviária). Telefone: (82) 3686-3013.

CONJUNTO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PIRANHAS

No centro histórico, as casinhas coloridas no estilo colonial contrastando com a beleza natural do Velho Chico deixam a cidade ainda mais charmosa. De dia, o sol quente embeleza a arquitetura da cidade, uma atração à parte, e lugares que mantêm a estrutura original, como a antiga estação ferroviária, construída no século XIX. Do alto de uma escadaria no Centro é possível ter uma vista privilegiada do município. À noite, a beleza só aumenta com o deslumbrante luar do Sertão.

piranhas2

ARTESANATO DE COURO

A matéria-prima tem cara de Alagoas. Além de retirado do gado, a extração também ocorre em pescados, como a tilápia. Os produtos resultado das mãos habilidosas e criativas são sapatos, bolsas, sandálias e chapéus que protegem do forte sol do sertão.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *