Descubra Portugal

A Quinta da Regaleira e seu poço misterioso

Na cidade de Sintra, patrimônio mundial da Unesco que fica pertinho de Lisboa, em Portugal, um poço vem deixando muitos turistas curiosos, principalmente por sua história cheia de simbologia.

quinta-da-regaleira-sintra2

Localizado no palácio histórico Quinta da Regaleira, o Poço Iniciático se projeta 27 metros para dentro da terra. A atração recebeu esse nome porque acredita-se que era usada em rituais de iniciação da maçonaria. Seus nove andares representam os nove círculos do inferno, as nove seções do purgatório e os nove céus do Paraíso, segundo a “Divina Comédia”, de Dante.
No piso do fundo do poço, está gravada uma estrela de oito pontas junto com uma cruz Templária, símbolo da ordem de mesmo nome que é ligada à Maçonaria.

A simbologia do local está relacionada com a crença que a terra é o útero materno de onde provém a vida, mas também a sepultura para onde voltará. Muitos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte ligados à terra, ou renascimento. A existência de 23 nichos localizados por debaixo dos degraus do poço iniciático representava um dos muitos mistérios da referida construção.

O poço diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria e a explicação do simbolismo dos mesmos nove patamares diz-se que poderá ser encontrada na obra Conceito Rosacruz do Cosmos.

quinta-da-regaleira

O poço está ligado por várias galerias ou túneis a outros pontos da quinta, a Entrada dos Guardiães, o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito. Estes túneis, outrora habitados por morcegos afastados pelos muitos turistas que visitam o local, estão cobertos com pedra importada da orla marítima da região de Peniche, pedra que dá a sugestão de um mundo submerso.

Turistas podem descer até o fundo por uma escada de pedra em espiral – por causa disso, o formato do poço lembra uma torre invertida.

quinta_da_regaleira_the_manor_house-1024x675

A Quinta da Regaleira tem outros atrativos: o próprio palácio, construído em estilo romântico no início do século passado, além de um bosque, uma capela e belos jardins.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *