Variedades & Tecnologia

Como surgiu o costume da gorjeta

De acordo com o dicionário Houaiss, gorjeta é “1. bebida que se oferecia a quem prestou algum serviço, ou o dinheiro para comprá-la; 2 pequena gratificação em dinheiro a quem prestou algum serviço; mota”. Na prática, a gorjeta é o hábito de retribuir a quem prestou algum serviço, sobretudo garçons. Embora exista em todo o mundo, seu papel varia, entre as culturas.

Origem da gorjeta

Na sua origem, o termo “gorjeta” é, de acordo com o dicionário Houaiss, diminutivo de “gorja”. Como esse substantivo significa garganta, gorjeta significa “gargantinha”. A origem do nome se deve à do costume: tradicionalmente, na Europa, aquele que solicitava um serviço dava a quem o realizava uma bebida ou o dinheiro necessário para comprá-la. O primeiro registro do uso da palavra data de 1509, na Alemanha, quando um artesão pediu a um cliente que o desse “trinkgeld”, literalmente “dinheiro para bebida”. Em inglês, o termo “tip”, gorjeta, deriva de “tipple”, “bebida”. Já em francês a gorjeta é “pourboire”, ou “para beber”. No Brasil, hoje em dia, é comum as pessoas referirem-se à gorjeta como “um cafezinho” ou “uma cervejinha”.

restaurant-tip

Versões alternativas

Outra versão para a origem da gorjeta é a de que o hábito surgiu no século 19, em bares ingleses. Segundo essa teoria, os clientes, ao chegarem nesses locais, davam uma gratificação aos garços, para que fossem atendidos bem e rapidamente. Por isso, o termo em inglês para gorjeta, “tip”, seria na verdade um acrônimo de “to insure promptitude”, ou “para garantir a prontidão”. Porém, há registros anteriores do uso da palavra e, segundo alguns estudiosos, o acrônimo só começou a ser usado em 1920.

A gorjeta em diversas culturas

A prática da gorjeta varia entre as culturas. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, considera-se que dá-la é uma obrigação social; não o fazer é grande falta de educação. Já em outros países, como o Japão, dar gorjeta é que é uma forma de falta de educação — uma ofensa a quem a recebe.

A gorjeta no Brasil

No Brasil, não existe obrigação social específica com relação à gorjeta, mas ela é regulamentada pelo parágrafo terceiro do artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Esse documento considera que a gratificação deve ser dada espontaneamente pelo cliente ao trabalhador e que, se os estabelecimentos a cobrarem dos fregueses, ela deve ser repassada integralmente aos funcionários. Embora seja prática comum no país a cobrança pelos restaurantes da “taxa de serviço”, equivalente a 10% do valor da conta, os clientes não são obrigados a pagá-la.

?   Como dar gorjeta nos países mais populares do mundo

Com informações de E-how

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *