Gastronomia etc.

Cachaça Social Club propagará a história da cachaça para turistas e cariocas

O bairro mais boêmio da cidade do Rio de Janeiro – a Lapa, ganha no próximo dia 19 de janeiro (véspera de feriado na cidade) um espaço com a proposta de difundir a cachaça, bebida que existe há 500 anos e é chancelada como patrimônio histórico e cultural do País. O Cachaça Social Cub foi pensado para que o visitante tenha uma experiência diferenciada ao unir a degustação do terceiro destilado mais vendido no mundo com aprendizado: diariamente serão oferecidos tours educativos sobre a origem da cachaça, suas peculiaridades, além do passo a passo do seu processo de produção e da caipirinha, a bebida brasileira mais conhecida nacionalmente e internacionalmente.

Valorizar e propagar um produto 100% brasileiro responsável por movimentar cerca de 40 mil produtores foram as motivações do Carlos Lyra para a criação do espaço temático. A paixão do pernambucano pela brasilidade e particularidade da bebida o fez empreender e apostar em um local rústico, um “alambique urbano”, com potencial para ser reconhecido como a residência oficial da cultura da cachaça no Rio.

Carlos Lyra, Dirley Fernandes, Paulo Magoulas e Sérgio Rabello lançando o Projeto do Cachaça Social Club na Lapa

Um passaporte por pessoa garante uma caipirinha tradicional de limão ao entrar no Club para ser degustada durante o evento turístico-cultural “Da cana-de-açúcar à caipirinha – a experiência” realizado com, no máximo, 15 participantes. Durante 50 minutos acompanhados por um guia bilíngue (inglês e espanhol), os visitantes percorrem desde a moagem da matéria-prima da cachaça, a cana de açúcar, até o engarrafamento da bebida, entendendo as etapas de produção nas formas artesanal e industrial (e suas diferenças). Ao final, com o auxílio de um barman, ele poderá elaborar a sua própria caipirinha e será presenteado com uma garrafa de cachaça para degustar posteriormente entre amigos, propagando assim a bebida.

A caipirinha é ainda o destaque da carta de drinques da casa. São 100 opções e combinações que surpreendem como a de jabuticaba e lichia nomeada de Arcos da Lapa ou a de kiwi com limão do Taiti que é a Floresta da Tijuca. Todas levam nomes de pontos turísticos do Estado, dando um charme a mais à experiência. Se bater aquela fome, opções de petiscos de dar água na boca não vão faltar, como o trio de mini hambúrguer artesanal, e a porção de bolinho de feijoada em três tons de recheios: carne seca, couve e carne seca.

Cachaça Social Club – www.cachacasocialclub.com.br
Rua do Resende, número 53, Lapa, Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2751-0275
Funcionamento: de terça-feira a sábado, a partir das 14h.
Tour turístico-cultural “Da cana-de-acúcar à caipirinha – a experiência”: realizado de hora em hora com grupos de 15 pessoas e duração de 50 minutos.

Inauguração: 19 de janeiro, às 19 horas.

CACHAÇA SOCIAL CLUB. Foto: Marcos Samerson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *