Variedades & Tecnologia

MAR completa quatro anos com programação especial de aniversário no RJ

O Museu de Arte do Rio – MAR, sob gestão do Instituto Odeon, comemora seu quarto aniversário em março. E, para festejar, organizou uma série de atividades durante o mês. Com quatro exposições em cartaz – “O nome do medo”, “Lugares do delírio”, “Meu mundo teu – Alexandre Sequeira” e “Leopoldina – princesa da Independência das artes e das ciências” -, o museu preparou ações que vão além das salas expositivas como cursos e atividades educativas. Haverá ainda a primeira edição de 2017 do MAR de Música e a inauguração do programa Sala de Encontro.

A Conversa de Galeria que abre o mês, no dia 5, às 14h, vai partir das perguntas “Como você chegou aqui?” e “Que lugares da cidade você percorreu?” para pensar a cidade e seus caminhos. No mesmo dia, às 15h, o museu convida o público a participar da atividade educativa “Rio de ontem, Rio de hoje”, que vai abordar as transformações do Rio ao longo do tempo por meio de um jogo.

Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, o MAR realiza uma edição especial do “Conheça o MAR”, no dia 10 às 15h, com uma visita à Biblioteca do museu. O público terá acesso às coleções, raridades e particularidades do espaço, além de conhecer mais a fundo o trabalho dos bibliotecários.

O museu promove, no dia 12, quatro sessões de “20 minutos com a coleção”. A ação educativa tem como foco as mostras “Leopoldina” e “Meu Mundo teu”, além da série de Pierre Verger. Os educadores do museu vão conversar com o público sobre obras específicas das mostras e a série exposta na escada do Pavilhão de Exposições.

O Programa Vizinhos do MAR, criado logo na inauguração do museu, ganhará mais um elemento este ano. Será lançado no dia 19 de março o jornal que leva o nome do projeto. Em cartaz até 18 de junho, a exposição “Lugares do Delírio” apresenta uma reflexão política e ética sobre loucura e arte com obras de diversos artistas. E no dia 21 haverá uma conversa sobre arte e psicanálise com Jean-Michel Vivès, Marco Antônio Coutinho Jorge e a curadora Tania Rivera.

Outra novidade no mês de março é a inauguração do programa Sala de Encontro, dedicado a exposições que propiciam experiências imersivas, concebidas como encontros diretos e intensos entre o público e o universo da arte contemporânea. “DENTRO” é a mostra que inaugura o espaço no dia 25 de março, e que convida o público a uma relação não mediada, especialmente próxima e interativa com curadoria de Evandro Salles. Estarão expostas obras de Waltercio Caldas, Sérgio Sister, Carla Guagliardi, Amilcar de Castro e Cildo Meireles, além de um recorte de trabalhos da Coleção MAR.

Sucesso de público desde sua estreia em 2015, a primeira edição do MAR de Música de 2017 será realizada no dia 31 de março, das 18h às 22h. A cultura black do subúrbio carioca vai invadir o MAR com um baile charme comandado pelo DJ Michell, convidado da estreia.

Programação MAR Março

Conversa de Galeria – Narrativas só de vindas ou antidocumentário
Dia 5, 14h
Local: Pavilhão de Exposições – 3º andar

“Rio de ontem, Rio de hoje” – atividade educativa
Dia 5, 15h
Local: Pilotis

Conheça o MAR especial – Dia do Bibliotecário
Dia 10, 15h
Local: Biblioteca do MAR
Inscrições no site – 25 vagas

20 minutos com a coleção – “Negra Baiana”, Marc Ferrez I Conversa na exposição “Leopoldina: princesa da Independência, das artes e da ciência” sobre a obra “Negra Baiana”, (1884) de Marc Ferrez, com os educadores Pâmela Carvalho e Wesley Ribeiro.
Dias 12, 10h
Local: Pavilhão de Exposições, 3º andar

20 minutos com a coleção – “Constelação de Tião”, Alexandre Sequeira I Conversa na exposição “Meu mundo teu”, de Alexandre Sequeira, sobre a “Constelação de Tião” (2016), com os educadores Daniel Santiso e Guilherme Dias.
Dia 12, 11h
Local: Pavilhão de Exposições, 1º andar

20 minutos com a coleção – “Série Rio de Janeiro”, Pierre Verger I Conversa sobre a série “Rio de Janeiro” (1940-1950) de Pierre Verger, exposta na escada do Pavilhão de Exposições, com os educadores Eliã Almeida e Geancarlos Barbosa.
Dia 12, 13h
Local: Pavilhão de Exposições, 1º andar

20 minutos com a coleção – “L’execution de la punition du fouet”, Jean-Baptist Debret I Conversa na exposição “Leopoldina: princesa da Independência, das artes e da ciência”, sobre a obra “L’execution de la punition du fouet” (1768-1848/1965) de Jean-Baptist Debret, com os educadores Diego Xavier e Pablo Amorim.
Dia 12, 14h
Local: Pavilhão de Exposições, 3º andar

Lançamento do jornal Vizinhos do MAR
Dia 19

Conversa sobre arte e psicanálise com Jean-Michel Vivès, Marco Antônio Coutinho Jorge e Tania Rivera (curadora da exposição “Lugares do Delírio)
Dia 21, 15h
Local: Escola do Olhar

Inauguração do Programa Sala de Encontro | Exposição DENTRO
Dia 25, 10h
Local: Pavilhão de Exposições, térreo

MAR de Música | Baile charme, com DJ Michell
Dia 31, 18h
Local: Pilotis

O Museu de Arte do Rio – MAR

O MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Ocupa dois prédios na praça Mauá: um de estilo eclético, que abriga o Pavilhão de Exposições; outro em estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto arquitetônico une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda – marca registrada do museu –, e uma rampa, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.
Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

Serviço

Terça a domingo, das 10h às 17h. Às segundas o museu fecha ao público.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55 21) 3031-2741 ou acesse o site www.museudeartedorio.org.br.

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *