Variedades & Tecnologia

FLISI – Festa Literária da Serra Imperial – homenageia Machado de Assis

O Museu Imperial, em Petrópolis, recebe a 2ª edição da FLISI – Festa Literária da Serra Imperial

O Museu Imperial recebe a 2ª edição da Festa Literária da Serra Imperial, a FLISI, idealizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, de amanhã até 2 de setembro. Como aconteceu na sua 1ª edição, o evento continuará focado no tema “Memória” e contará com a presença de autores reconhecidos nacionalmente, como Ruy Castro, Heloisa Seixas, Clóvis Bulcão, entre outros.

A curadoria da Flisi é de Cristina Oldemburg e de Guiomar de Grammont, coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto e professora da Universidade Federal de Ouro Preto.

Este ano o homenageado da Festa será Machado de Assis, celebrando os 120 anos da Academia Brasileira de Letras. O imortal Antonio Carlos Secchin abre a noite, no dia 30 de agosto, às 19h, no Cine Teatro Museu Imperial, com a palestra “Traindo a Tradição: Machado de Assis e Dom Casmurro”, onde serão apresentados os principais argumentos “contra” e a “a favor” de Capitu ao longo do tempo. Além da palestra, será inaugurada a exposição “A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas” com fotos do acervo da Biblioteca Nacional associadas às poesias do grande escritor.

De acordo com Maurício Vicente Ferreira Jr., Diretor do Museu Imperial, a “Festa Literária da Serra Imperial é um convite à reflexão sobre as dimensões da História e da Memória a partir da relação do indivíduo com a literatura. Assim, o Museu Imperial amplia seu público, bem como a oferta de oportunidades para a fruição do acervo histórico e artístico sob sua responsabilidade.” A programação da FLISI vai acontecer de forma simultânea em vários pontos da cidade imperial. Todas as atividades, como exposições, palestras, debates, apresentação de coral, entre outras, são gratuitas e abertas ao público.

O Museu Imperial, unidade do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, fica na Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis. Confira a programação completa da Flisi, incluindo os locais, no site www.flisi.com.br/programacao. Entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *