Dicas & Destinos

Londres – parte 4: Parques para passear ou descansar

Londres tem muitos parques, mas no inverno o que achei mais bonito foi o Holland Park, pequeno, lindo e muito bem cuidado. Os outros acredito que são mais bonitos floridos, em outra época do ano, como a Primavera e Verão. Vou falar sobre os parques que visitei, pois são tantos que não dá tempo de conhecer todos, dependendo do tempo que ficará na cidade, mas esses são os principais.

Holland Park

Fica no bairro de Kensington e Chelsea, em uma área bem nobre de Londres, pertinho de Notting Hill, uma caminhada de 10 minutos, no máximo. Ele é muito frequentado por quem mora na região, tem um ar mais requintado. É um parque mais tranquilo, tem jardins lindos como o jardim japonês Kyoto Gardens, onde é possível ver alguns pavões soltos.

Endereço: Ilchester Place W8 6LU / estações de metrô mais próximas: Kensington High Street (Circle and District Lines) e Notting Hill Gate (Central, Circle and District Lines).

Hyde Park e Kensington Gardens

Um dos mais famosos e populares parques de Londres, fica numa região de fácil acesso com diversas estações de metrô próximas e muitas linhas de ônibus que chegam lá. Para ver tudo com calma, sugiro separar um dia para ele e emendar no vizinho Kensington Gardens. Ele é tão grande que tem várias entradas, a principal é em Mable Arch e as outras estão espalhadas em algumas ruas dos bairros de Notting Hill, South Kensington e Mayfair. Baixe o mapa do parque no celular com um roteirinho para se situar melhor e não perder nada.

No inverno, as árvores e folhas ficam muito apagadas, então não tem aquela beleza toda que vemos nas fotos. Se tiver a oportunidade de ir para Londres e quiser ver os parques floridos, é melhor ir na Primavera ou Outono, as paisagens também ficam muito interessantes nessa época. Peguei o final do outono e deu para tirar umas fotos bem bonitas dos outros parques.

No Hyde Park você vai ver muita gente praticando esportes, andando de patins, bicicleta e skate. Em certas épocas, o lago tem barquinhos para alugar e espreguiçadeiras na grama que você paga por hora, a pedida é fazer um belo piquenique em turma.

Durante o inverno, acontece o Winter Wonderland, programa bem tranquilo e gostoso para fazer em família e com os amigos. Eles montam um parque de diversões com várias atrações, tem música ao vivo, barracas de brincadeiras, muita comida, bebida e doces espalhados por todo o espaço. No final da tarde fica cheio, principalmente nos finais de semana.

No vizinho tranquilo Kensington Gardens, você vai encontrar o castelo de Kensington – antiga residência de Diana – hoje morada do Duque e Duquesa de Cambridge, William e Kate, quando estão na cidade. Tem o playground do Memorial da Princesa Diana, a estátua de bronze do Peter Pan, o Albert Memorial – uma estátua de ouro do príncipe Albert, marido da rainha Victoria, o Italian Gardens, com suas fontes, estátuas e lagos e a Round Pod, uma lagoa redonda que fica bem no centro do parque.

Estações de metrô mais próximas: Lancaster Gate (Central Line), Marble Arch (Central Line), Hyde Park Corner (Piccadilly Line) e Knightsbridge (Picadilly Line).

Regent’s Park e Primrose Hill

O Regent’s Park é lindo e ficava pertinho da nossa residência, sempre que podia e não estava muito frio, passava por lá. Digo quando não estava muito frio, porque no inverno os dias são muito curtos em Londres, então o sol começava a se pôr a partir das 15:45 e no parque era muito mais congelante que o resto da cidade, claro.

Ele abriga a maior área de grama para esportes no centro de Londres e tem várias atividades ao ar livre como quadras de esporte, parquinhos para crianças, teatro ao ar livre no verão, o zoológico London Zoo (pago), cafés e restaurantes.

Ao lado dele fica Primrose Hill, o lugar aberto mais alto de Londres, com 197 hectares. Vale muito a pena visitar, tem uma das vistas panorâmicas mais lindas da cidade. Foi lá que passamos a virada do ano para ver os fogos da London Eye (de longe). Fica bem cheio no Ano Novo, todos que moram em Camden Town foram subindo juntos para chegar no topo do parque. No Ano Novo, nem todo mundo quer pegar o metrô lotado para se aventurar até o centro e ainda pagar para ver os fogos (faz dois anos que a cidade cobra para ver a queima de fogos da London Eye).

Dentro do parque fica o jardim Queen Mary’s Gardens, que tem mais de 12.000 rosas de 400 tipos. Esse jardim tem caminhos ladeados com árvores, fontes e outras flores também, dependendo da época do ano.

Estações de metrô mais próximas: Regent’s Park (Bakerloo line), Great Portland Street (Circle, Hammersmith & District e Metropolitan line). Caso queira visitar o Primrose hill, pode ir via Camden town (Northern line).

REGENT’S PARK


PRIMROSE HILL

St. James Park

Você vai ver esse parque, com certeza, pois é o “jardim” do Palácio de Buckingham, um dos pontos mais visitados de Londres. Ele também fica numa área central da cidade, é mais tranquilo do que o seu vizinho Green Park e tem uma vista bem bonita para o palácio.

Atrações: The Mall, uma grande alameda que serve como rota das procissões, incluindo coroações e visitas de Estado; The Blue Bridge, que oferece uma visão excelente atrás do Lago do St. James Park para o Buckingham Palace se olhar para oeste e do lago para o Big Ben e London Eye, se olhar para leste. O St James’s Park também tem muitos monumentos, fontes e estátuas para conhecer.

Estações de metrô mais próximas: Green Park (Piccadilly, Victoria e Jubilee Line) e St. James’s Park (District e Circle Line).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *