Descubra Portugal

10 razões para visitar Elvas, cidade Patrimônio Mundial no Alentejo

Em Portugal, a meio caminho entre Lisboa e Madrid, situa-se a cidade de Elvas, perto da fronteira com Espanha, a cerca de cinco quilômetros de Badajoz.

Devido à sua localização, Elvas era uma das mais importantes cidades portuguesas, principalmente pela sua importância estratégia ao nível militar e econômico. A Chave do Reino, como ficou conhecida, é atualmente uma local cheio de história, cultura e uma paisagem magnífica.

1 – Cidade Patrimônio Mundial

A 30 de Junho de 2012, Elvas foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. “Cidade Quartel fronteiriça e as suas fortificações” representa a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo. A área protegida representa um total de 690 hectares.

2 – Aqueduto da Amoreira

O abastecimento de água à cidade de Elvas sempre foi um problema até 1622, quando o Aqueduto da Amoreira foi finalizado e a água começou a jorrar na Fonte da Misericórdia. O aqueduto tem uma extensão de 1367 metros de galerias subterrâneas e, acima do solo, os seus arcos estendem-se por cinco quilômetros e meio, por vezes com mais de 30 metros de altura.

3 – Forte da Graça

É considerada a maior fortaleza do gênero na Europa e foi totalmente recuperada em 2015. Foi delineada pelo Conde de Lippe e as obras tiveram inicio em 1763 e finalizadas em 1792.

4 – Igreja da Nossa Senhora da Assunção

Em 1537 a igreja abriu ao culto apesar de não estar concluída. Em 1570, com a criação do Bispado de Elvas, a igreja tornou-se na Catedral de Elvas. No seu interior situa-se um órgão, situado no Coro Alto, desde 1762.

5 – Gastronomia

A gastronomia alentejana é muito apreciada em Portugal. O famoso Bacalhau Dourado e a Sericaia, acompanhada pelas ameixas de Elvas, são especialidades típicas da cidade. As ameixas eram uma iguaria muito apreciada pela escritora Agatha Christie.

6 – Museu de Arte Contemporânea de Elvas

O MACE alberga a coleção privada de António Cachola, composta por mais de 650 obras de arte de artistas contemporâneos portugueses, desde os anos 80 até à atualidade.

7 – As pessoas

Os alentejanos são conhecidos por serem simpáticos, bons anfitriões e excelentes contadores de histórias. Em Elvas vai certamente encontrar uma recepção agradável.

8 – Muralhas Seiscentistas

As muralhas defensivas são um exemplo notável das fortificações do séc. XVII com uma preservação e autenticidade única no mundo. A Praça de Elvas é constituída por 7 baluartes, 4 meios baluartes e um redente ligados entre si por cortinas, constituindo doze frentes de muralha. O acesso é feito por três portas: Olivença; São Vicente e Esquina.

9 – O castelo

O Castelo foi reconstruído durante os séculos XIII e XIV aproveitando as construções existentes da fortaleza islâmica. Apenas no séc. XVI adquiriu o seu aspecto atual. Após um período de abandono foi remodelado e, em 1905, tornou-se no primeiro Monumento Nacional de Portugal.

10 – Centro Histórico

Fontes, igrejas, museus, lojas, cafés, restaurantes, as muralhas defensivas e inúmeros traços da herança militar e religiosa… passear pelas ruas e ruelas do centro histórico de Elvas é obrigatório se você pretendemos aproveitar ao máximo o que a cidade tem para oferecer.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *