Gastronomia etc.

Projeto Cozinheiras Brasileiras recebe Bel Coelho, uma militante da boa alimentação

Localizado no coração de Ipanema na charmosa rua Maria Quitéria, o restaurante saúda a mulher forte e guerreira desde sua fundação, pois o nome escolhido é uma homenagem feita a uma das heroínas do Brasil, Maria Quitéria de Jesus – a primeira mulher a entrar nas Forças Armadas e a defender o País em combate. E no próximo dia 17 de Janeiro, às 20 horas, o restaurante fecha a primeira fase do projeto Cozinheiras Brasileiras na qual convida chefs para expressarem suas cozinhas numa série de jantares únicos.

Quem encerra a série é a chef paulistana Bel Coelho que irá cozinhar um menu criado especialmente para esta noite. O cardápio, que possui apenas ingredientes regionais, inclui pratos frescos, como a entrada de salada vermelha com beterraba, tomatinhos, queijo feta, baru e raspadinha de melancia. O prato principal será um peixe em crosta de especiarias, molho de castanha de caju e pupunha assada. A sobremesa terá sopa fria de manga com coulis de jabuticaba e sorvete de gengibre.

Salada Vermelha. Foto: Antonio Rodrigues

Bel Coelho vem construindo ao longo de uma brilhante carreira sua própria linguagem, faz questão de colocar produtores locais nos holofotes, realiza eventos solidários e colabora para a valorização da gastronomia brasileira.

O menu assinado pela Chef com entrada, prato principal e sobremesa, café orgânico Camocim ou chá de ervas e docinho, além de coquetel de boas vindas feito com cachaça Leblon custará, por pessoa, R$ 143 (bebidas e serviço à parte). O restaurante Quitéria fica na rua Quitéria, número 27 em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. E as reservas, mediante pagamento antecipado, podem ser feitas por telefone (21) 2267-4603 ou e-mail (quiteria@ipanemainn.com.br).


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Quem foi Maria Quitéria?

Maria Quitéria de Jesus Medeiros é frequentemente comparada a Joana d’Arc. Foi uma das heroínas da Guerra da Independência. O pai dela não permitiu que se alistasse, mas em 1822 ela fugiu de casa, cortou os cabelos, se vestiu como homem e se juntou ao Regimento de Artilharia (ela se alistou com o nome de Medeiros, no batalhão dos “Voluntários do Príncipe Dom Pedro”) para lutar contra as forças do general Madeira, de Portugal.

Foi descoberta pelo pai logo depois, mas teve a permanência na tropa defendida por um major por causa de sua disciplina e destreza com as armas. A Bahia tinha grande contingente militar português e apresentou resistência às forças do imperador. Para comandar as tropas brasileiras Dom Pedro enviou à Bahia o general Pierre Labatut, que organizou as tropas e que obtiveram as primeiras vitórias contra os portugueses. Maria Quitéria teve atuação destacada em lutas importantes.

No dia 2 de julho de 1823, quando o exército entrou na cidade de Salvador, Maria Quitéria foi saudada e homenageada pela população. Tornou-se exemplo de bravura nos campos de batalha e foi promovida a cadete, em 1823. Foi condecorada no Rio de Janeiro com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul, em uma audiência especial onde recebeu a medalha das mãos do próprio Imperador Dom Pedro I, que a promoveu a alferes.

Saiba mais sobre a vida Maria Quitéria de Jesus Medeiros neste vídeo produzido pela TV Câmara:

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *