Esporte & Aventura

Dicas para se tornar um surfista melhor

Entre surfar bem e ser um bom surfista existe uma diferença, e ela é maior do que você imagina. Considerado por muitos como uma atividade de aventura, a quantidade de profissionais e amantes do esporte tem aumentado nos últimos anos. Como muitos são iniciantes, o Treinamento Surf Evolutivo preparou uma lista com grandes dicas para quem está começando a praticar.

Nas dicas abaixo você vai ler sobre como tornar sua experiência no surf mais prazerosa e, consequentemente, se transformar em um surfista mais feliz e satisfeito.

Antes de tudo, seja mais ecológico. A destruição do meio ambiente é um grande paradoxo no surf atualmente, simplesmente pelo fato de o esporte ser realizado, literalmente, na natureza e somente nela. No entanto, nosso principal equipamento é extremamente nocivo à várias espécies de animais e ecossistemas. O melhor a fazer, já que não vamos parar de surfar, é compensar o estrago. Procure por produtos menos agressivos, recolha seu lixo, conscientize seus amigos, recicle e procure dar um destino adequado à suas pranchas usadas.

Escolha uma prancha

O modelo Funboard é atualmente a melhor opção para os iniciantes. Um pouco menor que a longboard, em torno de 7′, a funboard conserva a estabilidade e ainda possibilita a ação de manobras. Se você pretende começar a encarar as ondas, a funboard é escolha certa para o início. Antes de comprar sua prancha, experimente algumas de amigos ou de aluguel, isso vai te ajudar a descobrir qual prancha exata para comprar, evitando frustrações com sua primeira prancha.

Escolha uma prancha

Escolha uma escola de surf

Esse é o caminho mais rápido para aprender algumas técnicas e segredos que vão facilitar sua prática de surf. Se tiver amigos que surfem bem, tente marcar aquela quedinha com eles e aproveite para tirar suas dúvidas e trocar experiências. Se não, tente encontrar um instrutor de surf para fazer algumas aulas até pegar o jeito.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Invista na roupa

A temperatura da água é o fator mais importante na hora de pensar o que usar para surfar. Se a temperatura da água é quente, o ideal é usar uma lycra para se proteger do sol e da parafina. Agora, se for surfar no inverno ou em águas geladas, invista em uma boa roupa de borracha, chamada long john.

Invista na roupa

Escolha o lugar certo

O ideal é encontrar uma praia com fundo de areia, onde não haja muitas pessoas na água (surfistas ou banhistas) e onde as ondas não sejam tão fortes. É importante que você aprenda a pegar ondas pequenas antes de se jogar nas grandes. Você deve estar confiante em mares pequenos para conseguir evoluir, evitando se frustrar logo de cara. Mas lembre-se, vestuário não tem nada a ver com a conexão de alguém com o surf.

Pesquise o lugar escolhido

Pesquisar sobre o pico que você escolheu é ideal para chegar preparado e pronto para surfar. Procure ver fotos, vídeos e depoimentos de surfistas sobre o local escolhido. É importante saber qual o swell, a maré e a direção do vento certo, para não errar na hora de pegar suas ondas.

Aprenda a ler a previsão das ondas

Depois de aprender a surfar, você vai querer encontrar praias e ondas diferentes, mas para isso é necessário saber qual tipo de swell, vento e maré são as melhores para cada praia. Você vai precisar ter um bom senso de direção para entender os ventos e swell, mas não se preocupe, com um pouco de prática você conseguirá ler a previsão das ondas.

Cuide do seu shape

É fundamental ter um bom preparo físico para surfar. Com uma musculatura forte, resistente e um bom fôlego, você vai conseguir pegar muito mais ondas. É importante treinar seu corpo e mente para as necessidades de um surfista. Entenda que o surf é um esporte que exige do corpo todo, especialmente dos ombros, pernas e costas. Estar fisicamente preparado te trará muitos benefícios para a saúde e para o surf.

Não pule etapas

Tenha paciência, curta cada etapa do seu aprendizado da melhor maneira possível. Entenda sua prancha, a colocação das quilhas, do leash e da parafina. Crie uma rotina de treinos e alongamentos para que seu corpo se adapte a este novo esporte e fique resistente para desenvolver as técnicas que ele exige. Aproveite ao máximo cada onda que pegar!

Não pule etapas

Aprenda a observar

Observe surfistas, observe banhistas, observe todos os personagens que estão na água e busque alternativas seguras. Descubra onde fica o salva-vidas e veja onde há mais ou menos surfistas e evite cruzar o caminho deles para não levar uma pranchada na cabeça enquanto tenta chegar no fundo. A observação é fundamental, mesmo para o surfista profissional que precisa ler as ondas e criar uma estratégia para se dar bem nos campeonatos.

Respeite para ser respeitado

Mesmo que o surf seja um esporte individual, existe uma comunidade de surfistas que respeitam um código de conduta que infelizmente não está escrito nas areias das praias.

Falamos de respeito, atenção e educação, mas também podemos considerar essa conduta como uma forma de prevenir acidentes – equilibre simpatia com responsabilidade e você não terá muitos problemas.

O surf é um esporte que exige muito foco e determinação. É preciso ser confiante e persistente para aprimorar suas técnicas e manobras. Com a prática, seu desempenho começa a melhorar e em pouco tempo suas primeiras manobras começam a aparecer. Tenha paciência e persistência para evoluir gradativamente.

Respeite para ser respeitado

Produzido pelo Treinamento Surf Evolutivo. Fonte: dosurf.com.br/2016/05/02/10-coisas-que-todo-surfista-iniciante-deveria-saber-antes-de-tentar-surfar.


PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hotel Urbano | Airbnb - Ganhe R$130

♦ SEGUROS DE VIAGEM: Seguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

TOURS E EXCURSÕES: Ticketbar

♦ PASSAGEM AÉREA: Passagens Promo

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)

INGRESSOS PARA MUSICAIS, TRANSFERS E TOURS GUIADOS: Weplann

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

PARQUESUniversal Studios Florida | Universal's Islands of Adventure | Universal’s Volcano Bay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *