Variedades & Tecnologia

Cidades irmãs: Recife e Olinda, em Pernambuco, estão em festa

Hoje Recife, capital de Pernambuco, comemora 481 anos de total alegria e Olinda comemora seus 483 anos de muita festa.

Recife dos navios. Era assim que chamada essa cidade plantada à beira do mar e à beira do rio. Era apenas um porto de Olinda, a capital de Pernambuco nos idos de 1535. E exatamente por essa condição de porto que Recife tornou-se um ponto de encontro de povos de várias culturas, um mosaico de costumes, o que gerou a cidade de maior diversidade cultural do país e que a todos encanta.

Olinda, é uma compacta cidade colonial, de ladeiras e ruas de pedras repleta de tradicionais mercados para compras.
Olinda tem notáveis exemplos de arquitetura do século XVI, XVII, XVIII e XIX incluindo a Basílica e Mosteiro de São Bento, fundado pelos monges em 1582. Em Olinda surgiu a primeira Faculdade de Direito e o movimento para a Declaração da Abolição da Escravatura. Além de sua beleza natural, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Foi declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

As histórias das duas cidades se misturam e se harmonizam, apesar de terem sido tratadas de forma bem diferente na época que os holandeses por lá passaram. O fato, é que as cidades se complementam sim e como boas irmãs, convivem em total integração e a data de aniversário é um excelente motivo para rolar muita festa, algo que o povo Pernambucano sabe fazer muito bem.

Recife

Exatamente em 12 de março de 1537, a capital do estado de Pernambuco, Recife, era fundada. Este nome foi escolhido em função dos arrecifes – que são rochedos de coral e arenito que formam uma muralha natural em seu litoral.

Leia também:

Catedral da Sé – Olinda

Olinda

Vizinha aconchegante de Recife, Olinda é cheia de encantos próprios e é outra daquelas cidades onde nos sentimos em profunda paz e, contraditoriamente, em profunda efervescência. Isso é possível em poucas cidades onde sua população e sua rica história mexem com nossa emoção. Conheço e sou apaixonada declarada pela deliciosa Olinda, se você vai viajar para Pernambuco, não deixe de visitar Olinda, que é mesmo lindíssima.

Alguns lugares imperdíveis em Olinda:

Alto da Sé

A vista privilegiada do Alto da Sé é perfeita para contemplar o pôr do sol. O local oferece o melhor da culinária olidense com a presença das famosas tapioqueiras da Sé. A Catedral da Sé, igreja mais importante de Olinda, tem altares folheados a ouro, azulejos portugueses e abriga o túmulo de D. Hélder Câmara, ex-arcebispo da cidade.

Basílica e Mosteiro de São Bento

Construído em 1599, foi o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras. Incendiado pelos holandeses em 1631, teve sua restauração iniciada em 1654. Em 1827 foi criado no Mosteiro a primeira Escola de Direito do Brasil. A Igreja tem apenas uma torre sineira, com o mais sonoro carrilhão de Olinda. Estilo Barroco.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Em 1702 a igreja já estava construída pois neste ano ali instalava-se um hospício para moradia dos catequizadores. Recentemente em 1998, passando por restauração, foram descobertas pinturas que imitam pedras preciosas (arco-cruzeiro) e o marmorizado dos altares de madeira das Igrejas mais ricas da cidade.

Igreja de São Pedro

Foi inaugurada no final do século XVIII como Igreja de São Pedro Novo. A devoção já existia em 1711, na Igreja de São Pedro Velho, o Mártir, no alto da Ribeira, que foi desturída . Reformas modificaram suas características originais.

Igreja do Carmo

É a mais antiga igreja da Ordem Carmelita em terras do Brasil. Foi fundada em 1588, e restaurada em 1720. O Convento da Ordem Carmelita foi demolido no começo do século XX. No primeiro andar da Igreja está instalada a Regional de Olinda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Museu de Arte Contemporânea de Olinda Pernambuco

Localizado no sítio histórico de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), foi inaugurado no dia 23 de dezembro de 1966, com a doação de parte da Coleção do Embaixador Assis Chateaubriand ao Estado. Hoje o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras das mais variadas técnicas, épocas e estilos, indo desde o academicismo francês até a contemporaneidade.

Convento de São Francisco

O conjunto é formado pela Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro de azulejos e a sua magnífica sacristia. É o convento franciscano mais antigo do Brasil, começou a ser construído em 1585. Destruído parcialmente pelos holandeses, foi reconstruído a partir de 1650.

Palácio dos governadores

Construção do Século XVII. Antigo Paço dos Governadores Gerais do Brasil, onde, em 1824, nela se instalou a Assembléia Constituinte Legislativa da Confederação do Equador. Atualmente é a sede da Prefeitura Municipal de Olinda.

Biblioteca Pública

A casa é exemplar da arquitetura rural do século XVII. A primeira biblioteca é de 1830, instalada no Convento Franciscano. A chamada casa 100 do Carmo foi inaugurada como Biblioteca Pública em 1996.

Praça do Carmo

A partir de 1580, a Ordem dos Carmelitas se instalou em Olinda. A construção de sua casa foi concluída oito anos depois. No entorno do templo se encontra a Praça da Preguiça, que recebeu essa denominação após proclamação da Lei Áurea. Além da sua importância histórica e localização, ela conta com um espaço valorizado pela vegetação expressiva e um belo coreto em ferro fundido, importado da Escócia em 1920.

Farol de Olinda

O farol original foi montado sobre o Fortim Montenegro, visível a 12 milhas, aceso pela primeira vez em 1872. Era constituído de uma torre octogonal de ferro fundido, construída na Inglaterra em 1871, que foi destruída pelas constantes ressacas do mar. O atual farol foi construído no alto denominado Morro do Serapião, localizado no bairro do Amaro Branco, sendo inaugurado em 7 de setembro de 1941.

Observatório

Construído no final do século XIX, em comemoração a descoberta do primeiro cometa da América Latina, o “Cometa de Olinda”, cometa duplo observado em 1860 pelo astrônomo francês Emmanuel Liails. Igreja de São Pedro Apóstolo (Sede da Paróquia de São Pedro de Mártir).

Ruínas do Senado da Câmara de Olinda

Construção anterior a 1693, as Ruínas do Senado foi o local do imponente Prédio do Senado da Câmara de Olinda. Em 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da República no Brasil. As ruínas resumem-se a um pedaço de parede externa da fachada do antigo Prédio do Senado, mostrando a incomum espessura da parede onde está afixada uma placa relatando o fato ocorrido.

Nascedouro de Peixinhos

Conjunto arquitetônico de 1874, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1980, foi construído (para servir de matadouro do Recife) com material importado de Paris , inclusive a estrutura de ferro da cobertura. Desativado em 1976, ficou abandonado. Em 1984, metade da estrutura metálica da cobertura foi serrada e vendida como ferro velho, até que um arquiteto denunciou através da imprensa que a prefeitura estava demolindo um prédio histórico. Em 17 de março de 2006, foi inaugurado, com a presença de autoridades e do público em geral, o Centro Cultural Desportivo Nascedouro de Peixinhos.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *