Dicas & Destinos

Abadia de Whitby: a inspiração de Bram Stoker na criação de Drácula

Em maio de 1897, o escritor Bram Stoker lançou o livro que popularizaria o mito do vampiro: o romance Drácula. Sim, faz mais de um século que o Conde Drácula saiu da mente do escritor irlandês para aterrorizar, repelir, fascinar, seduzir e inspirar gerações— primeiro de leitores, depois de telespectadores, de jogadores de RPG, de gamers, e por aí vai.

A inspiração para o personagem, de acordo com especulações (não há confirmação do fato), foi uma figura real: Vlad Tepes (Vlad, o Impalador, em romeno), sanguinário príncipe da Valáquia, hoje Romênia, que tinha o hábito de trespassar os prisioneiros de guerra com imensas lanças. Foi durante uma visita à assustadora Abadia de Whitby, no norte da Inglaterra, em 1890, que Bram Stoker tomou conhecimento da história de Vlad, pesquisou seus feitos na biblioteca local, e realizou as primeiras anotações do que se tornaria seu mais importante romance.

O próprio clima do local ajudou à imaginação de Stoker a criar um dos mais lendários e assustadores personagens de toda a literatura. A lenda sobre o fantasma de uma mulher que teria sido emparedada viva na Abadia – e que seria vista até hoje, pálida, vagando pelos escombros entre os morcegos que lá vivem – ilustra um pouco o clima em que Stoker encontrou a inspiração definitiva para sua obra-prima.

Entra ano, sai ano, o magnetismo exercido pelo maior vampiro de todos continua em dia, sem dar sinais de enfraquecimento. Até porque, diante da eternidade, o que são 121 anos para um vampiro?

A abadia foi construída no século VII, e tornou-se um dos mais importantes e visitados pontos turísticos da Inglaterra. Foi entre esses escombros que Drácula nasceu. Whitby é uma cidadezinha à beira-mar, localizada na costa leste do condado de Yorkshire, banhada pelo rio Esk e que fica a apenas 414 km da capital inglesa. Acesse o site www.english-heritage.org.uk/visit/places/whitby-abbey.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *