Sustentabilidade: Txai Itacaré mantém programas de proteção da fauna e flora local

Presente em uma das mais belas partes do litoral brasileiro, o resort Txai Itacaré desenvolve programas de proteção da fauna e flora local, além de conscientizar e criar oportunidade para os moradores da região. Hóspedes são convidados a conhecer as iniciativas.

 Txaitaruga

Reconhecida por sua beleza e pela riqueza de seu ecossistema, a região de Itacaré, no sul da Bahia, é um dos destinos preferidos de quem busca belas praias, tranquilidade e conforto. É nesse cenário paradisíaco que está localizado o resort Txai Itacaré, membro do restrito grupo de hotéis Relais&Châteaux.

As belas praias que cercam o hotel estão localizadas na Área de Preservação Ambiental (APA) Itacaré/Serra Grande. Por isso, o Txai trabalha de forma constante para minimizar os impactos ambientais na região e sensibilizar ambientalmente os moradores do entorno, refletindo seus princípios de responsabilidade socioambiental e criando uma visão colaborativa de turismo e desenvolvimento sustentável.

O Txai Resorts acredita que a criação de uma consciência ambiental é fundamental para a preservação do meio em que vivemos. Para isso, os projetos procuram elaborar constantemente ações que envolvam a comunidade local, juntamente com hóspedes e colaboradores a fim de disseminar melhores práticas e maior qualidade de vida para a população.

Por isso, desde sua implantação, a equipe do Txai – formada também por biólogos e engenheiros agrônomos – criou iniciativas de preservação da fauna, flora e educação comunitária. Entre elas estão o Txaitaruga e o Companheiros do Txai. Como reconhecimento deste trabalho, em 2015, o Txai Itacaré conquistou o Environment Trophy, uma das 12 categorias da premiação anual da Relais&Châteaux.

Txaitaruga

Desde 2004, o Txai trabalha em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA) e com o Projeto TAMAR para a preservação das tartarugas marinhas que desovam na APA Costa de Itacaré/Serra Grande. Durante todo ano, biólogos realizam o monitoramento das praias, garantindo a preservação de espécies ameaçadas de extinção que habitam o local.

No período de desova entre 2012 e 2013 nasceram 3.687 filhotes, sendo 1.956 da espécie cabeçuda (Caretta caretta), 1.651 de pente (Eretmochelys imbricata) e 80 sem identificação. Durante a época do nascimento, o Txai incentiva seus hóspedes a conhecer mais sobre o projeto.

Companheiros do Txai

O Companheiros do Txai foi criado para auxiliar os pequenos agricultores e comerciantes da APA Itacaré/Serra Grande a usar os recursos florestais da Mata Atlântica de maneira sustentável. O projeto já beneficia diretamente 23 famílias.

O projeto é composto por programas de renda mínima, educação ambiental, primeiro emprego e capacitação profissional, além de uma oficina para confecção de vassouras de piaçava, artesanatos de tala de dendê e viveiros de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, cultivadas com adubo orgânico. Parte dessa produção é vendida para o próprio Txai e o excedente em uma feira livre orgânica em Itacaré.

Todas as famílias que participam do projeto seguem os Dez Mandamentos da Roça: comparecer às atividades comunitárias; integrar-se ao programa de capacitação profissional; manter os filhos na escola; evitar o trabalho de crianças e adolescentes; preservar as áreas remanescentes de Mata Atlântica; recuperar áreas degradadas das propriedades; averbação e conservação da reserva legal; utilizar práticas ecológicas em suas propriedades; regularizar documentação pessoal e familiar; e usar sistemas agroflorestais.

Educação ambiental

Além dos programas Companheiros do Txai e Txaitaruga, o Instituto Txai mantém um programa de educação socioambiental que inclui a valorização cultural, coleta seletiva, oficinas de reciclagem, compostagem, consumo racional de água e eventos de limpeza de praias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *