Dicas & Destinos

Cenários reais de Game of Thrones para você visitar

O sucesso inegável da série Game of Thrones vem arrebatando a cada dia um público ainda maior por todo o mundo, e por conta de seus belíssimos cenários, o turismo de vários países foi aquecido. Algumas cidades que não estavam acostumadas a  receber tantos visitantes (confira mais aqui), tiveram que se adaptar a encontrar sua ruas cada dia mais abarrotadas de visitantes ávidos por cenários tão surpreendentes e significativos.

A escolha de cenários ao redor do mundo para retratar os lugares icônicos de Westeros e Essos não deixa de ser uma arte. Há mais de seis anos, visionários da HBO apresentam a seus espectadores uma infinidade de regiões lindas, remotas e inesquecíveis ao dar vida ao mundo de George R. R. Martin. Das ruas de Porto Real, aos terrenos gelados de Além da Muralha, decidimos selecionar e falar um pouco sobre alguns dos lugares mais legais de GOT e, o que é melhor, você pode visitá-los!

Achamos também um mapa genial com todos os locais de filmagem do seriado neste artigo do Telegraph para te ajudar a planejar suas próximas férias!


? ALERTA DE SPOILER: Caso você não tenha se aventurado ainda no mundo de GOT, dê meia volta. Ou não.


O Templo de Mussenden e Downhill Beach, Irlanda

A Pedra do Dragão, na Baía da Água Negra

Compre uma passagem para o norte da Irlanda e visite vários cenários de GOT de uma só vez , incluindo a exótica Downhill Strand. Talvez você reconheça esta praia como a Pedra do Dragão, ou o lugar do trono ancestral dos Targaryens, onde Stannis Baratheon planejou e traçou seu plano (muito mal sucedido) de reconquistar o Trono de Ferro. Também, foi nas margens dessa praia que a sacerdotisa Melisandre queimou os deuses antigos dos Sete Reinos.

O local ainda foi cenário da incrível batalha da Baía da Água Negra, da segunda temporada. Já na sétima temporada, Dany volta para seu lar, a Pedra do Dragão, mantendo a praia como centro das atenções nos próximos episódios.

Na vida real, a Downhill Beach não é cercada pelo domínio de Daenerys, mas sim pelas “ruínas elegantes do Templo de Mussenden, que datam o século 18”, como confirmado pelo principal site de turismo da Irlanda. Por isso, vale a pena considerar a Irlanda do Norte como um ponto de partida para a sua aventura temática de GOT.

O Templo de Mussenden e Downhill Beach, Irlanda

A Dark Hedges, Irlanda

A Estrada do Rei

Fãs da série reconhecerão facilmente a Dark Hedges como cenário da impressionante Estrada do Rei, a rodovia ao norte da ilha de Porto Real, onde Ayra escapa do perigo ao se disfarçar de menino no início da segunda temporada. Aqui, ela encontra com Torta Quente e Gendry. Muitos lugares ao redor da Dark Hedges também serviram de locação para cenas importantes, como o Castelo Negro, Winterfell e um acampamento da família Stark.

De acordo com o Bored Panda, as tortuosas árvores da famosa estrada foram plantadas no século 18 pela família Stuart, proprietária da vizinha Gracehill House, com o intuito de impressionar seus visitantes.

Caso você esteja planejando uma viagem a Dark Hedges, tome cuidado: existe uma lenda local que diz que suas árvores são assombradas por uma senhora cinzenta (a “Grey Lady”) que paira silenciosamente na estrada ao anoitecer. Deu ainda mais vontade de conhecer? Então vá para o norte da Bregagh Road, em Ballymoney, na Irlanda.

A Dark Hedges, Irlanda

O Castelo de Zafra, Guadalajara, Espanha

Torre da Alegria

O Castelo de Zafra (ou Castillo de Zafra) é conhecido por locais como a “fortaleza da Sibéria espanhola.” E, apesar de conhecermos o clima na Espanha, esta área fica bastante fria no inverno. As torres verticais e a base de areia em um local solitário fazem do castelo um marco conhecido na província de Guadalajara. O Castelo de Zafra foi construído no século 12 ou 13 e continua sendo a única edificação do lugar.

Em Game of Thrones, ele é conhecido como a Torre da Alegria, local importante onde o jovem Ned Stark enfrenta o lendário Ser Arthur Dayne em sequências de flashbacks, com o objetivo de resgatar sua irmã Lyanna após a Rebelião de Robert Baratheon.

O segundo flashback na Torre da Alegria aconteceu através das visões de Bran Stark, na sexta temporada, e revela a verdadeira ascendência de Jon Snow. Não deixe de visitar a Espanha, o agora famoso Castelo de Zafra e muitos outros pontos turísticos da nossa lista!

O Castelo de Zafra, Guadalajara, Espanha

A Caverna Grjótagjá, Islândia

A caverna do amor de Jon Snow e Ygritte

A caverna de Grjótagjá originou-se a partir de uma fissura profunda na Terra, contendo águas quentes e criando um vapor nebuloso o ano todo. Essa região mágica e isolada foi o cenário perfeito para a tão aguardada cena da terceira temporada, quando Jon Snow e Ygritte finalmente ficam juntos. Enquanto o relacionamento do casal terminou tragicamente, parece que a química entre os atores Kit Harington e Rose Leslien continua muito bem, e viva, fora das telas.

Fãs de Game of Thrones que planejam um encontro romântico nas águas termais de Grjótagjá já podem ficar felizes, pois a caverna é aberta ao público (a menos que a HBO esteja filmando, claro). Os ansiosos de plantão que queiram chegar até lá devem viajar para o Lago Mývatn, na Islândia, e fazer uma pequena viagem para a lendária gruta. Grande parte da história de Jon Snow foi filmada na Islândia.

A Caverna Grjótagjá, Islândia

Girona, Catalunha, Espanha

Braavos

Quem aqui não se desesperou durante toda a sexta temporada torcendo para que Arya escapasse da sua arqui-inimiga, a Waif, enquanto elas lutam constantemente pelas ruas de Braavos? Esses arcos e ruas medievais são, na realidade, a cidade de Girona, localizada a uma hora ao norte de Barcelona, na Espanha. O povoado aproveitou o sucesso alavancado pelas filmagens e hoje abraça totalmente o turismo inspirado em GOT, oferecendo vários passeios a pé aos locais mais conhecidos.

A “Plaça de los Jurats”, em Girona, literalmente montou um palco com um teatro ao ar livre de Braavos, tudo isso durante a quinta temporada. O bairro medieval de Girona concedeu às aventuras de Arya um olhar único, diferente das ruas comuns das cidades de Westeros, como Porto Real.

Mas Girona também foi cenário da capital por alguns episódios da sexta temporada, demonstrando sua versatilidade! Por exemplo, quem não lembra quando Jaime confronta os membros da Fé Militante e o próprio Alto Pardal nos degraus de um dos marcos mais visitados de Girona. A…

Girona, Catalunha, Espanha

Catedral de Girona

O Grande Septo de Baelor

Embora a cidadela de Braavos seja trazida à vida em Girona, a capital de Westeros, do outro lado do Mar Estreito, também teve seu cenário aqui. A Catedral de Girona deu ao Grande Septo de Baelor um ar grandioso e inspirador durante a sexta temporada, tornando ainda mais dolorosa a sua destruição no final por Cersei (claro que isso não passou de computação gráfica).

O Grande Septo de Baelor marcou o fim da jornada de muitos personagens – aparentemente metade deles foram exterminados neste monumento grandioso.

Visitantes da catedral ficarão impressionados com a sua magnitude. Lar de uma das maiores naves góticas e arcos do mundo, a catedral é a sede da diocese católica romana em Girona. Com razão, o prédio é a estrutura mais fotografada da cidade e fecha com chave de ouro sua turnê espanhola de GOT.

Catedral de Girona

Dubrovnik, Croácia

Porto Real

Após a primeira temporada, os produtores da série mais aclamada dos últimos tempos passaram um bom tempo procurando o lugar que melhor representasse a capital da cidade de Westeros, escolhendo, por fim, um dos principais destinos turísticos da Croácia. As locações de Game of Thrones na cidade de Dubrovnik serão instantaneamente reconhecidas ??por espectadores leais, já que a maior parte da cidade funcionou como o set de Porto Real.

Muitos conflitos foram filmados ao longo da Rua Saint Dominika, enquanto as visões confusas de Khal Drogo foram rodadas dentro da Torre Min?eta (a Casa dos Imortais) e, por fim, as cenas tensas durante a Batalha da Água Negra foram encenadas ao longo dos muros de pedra que cercam a cidade.

Já que parece ser inevitável um grande embate entre as forças de Lannister e o exército de Daenerys, prepare-se para ver mais sangue escorrendo pelas ruas e prédios de Dubrovnik. Ao visitar a cidade, a trama de GOT será imediatamente contrastada com a serenidade das suas paisagens – as falésias de pedra e as ondas suaves do Mar Adriático fazem de Dubrovnik um local ideal para férias mais longas.

Dubrovnik, Croácia

Fort Lovrijenac, Croácia

A Fortaleza Vermelha

Enquanto estiver planejando sua ida a Dubrovnik, não se esqueça do tour obrigatório de GOT. O Fort Lovrijenac é o lugar da Fortaleza Vermelha, onde o Rei (ou a Rainha) dos Andalos e dos Primeiros Homens moram, tudo isso em Porto Real. Inúmeras cenas foram filmadas aqui, desde o fatídico dia do torneio do Rei Joffrey à, mais uma vez, Batalha da Água Negra (que aparentemente foi filmada em vários lugares).

A fortaleza de tamanho considerável está localizada fora da cidade, à beira de um penhasco que mede 37 metros de altura. Impressionantemente, as paredes voltadas para o oceano têm mais de 12 metros de espessura, tornando-as praticamente impenetráveis quando foram construídas.

Há uma inscrição famosa gravada acima da entrada da fortaleza que diz “Non Bene Pro Toto Libertas Venditur Auro”, ou “A liberdade não pode ser vendida por nenhum ouro do mundo”. Bom, caso você pergunte isso a um Lannister, pode ser que ele tenha uma opinião diferente a respeito do assunto. :)

Fort Lovrijenac, Croácia

O Alcázar de Sevilha, Andaluzia, Espanha

Os Jardins de Água de Dorne

O que deu errado em Dorne? Uma busca rápida no Google revelará dezenas de artigos que lamentam a forma como os redatores de GOT trataram a adaptação de Dorne na série. Mas nem importa muito quão decepcionante a missão imprudente de Jaime acabou sendo para Dorne: os produtores não pouparam nenhuma despesa para adaptar o local.

O Alcázar de Sevilha é um lindo palácio na Andaluzia, Espanha, que atualmente ainda é usado pela família real espanhola. Seus jardins exuberantes e imaculados representaram os Jardins de Água, enquanto Jaime e Bronn lutavam ali contra as Serpentes de Areia, na quinta temporada.

Embora não vejamos mais o príncipe Doran sentado pensativo nos domínios de sua Casa, há uma chance de que o seriado possa voltar ao local seguindo o pacto de vingança de Varys com Ellaria Sand e o luto de Olenna Tyrell.

O interior do Alcázar foi ocupado por monarquias católicas e califados, que construíram o palácio há séculos. Mas, para filmar dentro de alguns desses aposentos maravilhosos, os produtores de GOT precisaram utilizar guindastes para levar equipamentos para lá. Enquanto as cenas de negociação entre Doran e Jaime podem ter sido um pouco paradas, as paredes douradas e os tetos abobadados foram um banquete para os olhos de seus telespectadores.

O Alcázar de Sevilha, Andaluzia, Espanha

O Castelo de Doune, Escócia

Winterfell

Se você não estivesse por dentro do clima de “tudo pode acontecer” dos livros de George R. R. Martin antes de assistir o piloto de Game of Thrones, certamente sua reação seria diferente quando você testemunhasse Jaime Lannister empurrar o pobre Bran de uma janela da torre de um castelo.

O cenário para esse catalisador de enredo era nada mais do que o Castelo de Doune, na Escócia, e que serve de cenário para as torres de Winterfell. Felizmente, Bran sobreviveu a sua queda e se identificou como o Rei da Noite, matando o Corvo de Três Olhos, os Filhos da Floresta, Hodor e seu lobo gigante Verão, vítima dos Caminhantes Brancos.

Voltando ao Castelo de  Doune, ele é um ótimo destino turístico que permaneceu praticamente inalterado desde a sua construção no século 13. Existe uma excursão a pé pelos seus arredores, onde você poderá reconhecer o edifício como cenário de outros filmes, como Monty Python e O Cálice Sagrado.

O Castelo de Doune, Escócia

Essaouira, Marrocos

Astapor

Game of Thrones é filmado em todo o mundo, e isso é especialmente válido quando pegamos o enredo de Daanderys Targaryen (também conhecida como Khaleesi, Mãe dos Dragões, a Quebradora de Correntes etc.). Na terceira temporada, Dany faz o caminho para Astapor, também conhecida como a Cidade Vermelha, e lá liberta o exímio exército eunuco – os Imaculados, com uma pequena ajuda do seu dragão, e ainda une forças ao galã Verme Cinzento. Uma pena para Missandei que ele seja eunuco, mas em se tratando de GOT, nada é impossível!

Para dar vida a Astapor, todo elenco de GOT viajou para Essaouira, no Marrocos, cidade conhecida por seus infinitos barcos de pesca azuis. Localizada na costa atlântica, essa cidade tem um clima descontraído e muitas praias ideais para o surf.

A mistura única de elementos árabes, africanos e europeus na cultura da cidade a torna inesquecível e visualmente diferente. A famosa Baía dos Escravos (ou Slaver’s Bay) pode até ser uma região tensa no seriado, mas se você visitar Essaouira, você vai sentir um clima completamente diferente.

Essaouira, Marrocos

Aït-Ben-Haddou, Marrocos

Yunkai, Pentos

Aït-Ben-Haddou é uma cidadela cercada por um forte (ou ksar), no Marrocos, e está situada no topo de uma colina com vista para o deserto.

A arquitetura de tirar o fôlego e a sensação atemporal do lugar foram uma ótima combinação para abrigar Yunkai e Pentos, as duas cidades de Essos. O povoado marroquino foi construído com argila e está rodeado por grandes paredes vermelhas projetadas para evitar intrusos.

Curiosidade: o vilarejo, que serviu como cenário onde o exército de Dany lutou contra Os Segundos Filhos e libertou seus escravos possui também um passado histórico relacionado à escravidão – foi um lugar importante para o tráfico de pessoas nos séculos passados.

A Aït-Ben-Haddou é considerada Património Mundial da UNESCO e é um dos locais favoritos para filmes de Hollywood. Foi lá que foram rodados A Múmia, Gladiador, Lawrence da Arábia entre outros. Experimente a emoção de seguir os passos de Khaleesi quando você for visitá-la!

Aït-Ben-Haddou, Marrocos

Tollymore Forest Park, Irlanda

Vários locais do Norte

Ao pé das Montanhas Morne, na Irlanda do Norte, reside o Tollymore Forest Park, uma meca para os viajantes que adoram uma boa caminhada à beira-mar. O parque parece ter sido inspirado em um conto de fadas, tornando um lugar irresistível para filmagens e muitas seqüências de GOT.

No início da primeira temporada, os condenados da Patrulha da Noite encontram o primeiro Caminhante Branco nas florestas nevadas de Tollymore. Mais tarde, os homens de Stark se deparam com uma ninhada de filhotes de lobo gigante na margem de um rio que poderia facilmente ser retratado aqui. Ainda, na terceira temporada, Theon corre brevemente por esta floresta durante sua fuga do psicótico Ramsay, antes de ser recapturado, torturado e castrado.

O Tollymore Forest Park está localizado fora da cidade de Newcastle, em Bryansford. O parque possui uma área de 630 hectares, fato que o torna um ótimo destino para camping, passeios a cavalo ou simplesmente passear livremente. Existe uma área dedicada a crianças chamada Nature Play Space, especialmente projetada para as pequenas mentes curiosas.

Tollymore Forest Park, Irlanda

Parque Nacional de Vatnajökull, Islândia

Além da Muralha

Quase toda a história de Jon Snow foi filmada na Islândia, principalmente as cenas que precisavam de neve. O Parque Nacional de Vatnajökull foi o cenário ideal para muitas ações intensas com os Caminhantes Brancos, A Patrulha da Noite e os Selvagens, por exemplo.

O termo “parque” não seria a expressão ideal aqui – o Parque Nacional de Vatnajökull é parte de uma enorme quantidade de terra na Islândia. Suas enormes geleiras, paisagens glaciais e o clima gelado fazem de Vatnajökull o lugar perfeito para as terras mortais de Além da Muralha. Várias cenas que mais parecem computação gráfica foram filmadas na tundra ártica da Islândia.

Essa reserva, devidamente protegida, tem uma infinidade de cavernas geladas e lagoas para serem exploradas. Você pode chegar até em um dia, caso você vá de Reykjavik, a capital do país.

Parque Nacional de Vatnajökull, Islândia

E agora, imagine que legal, você passeando calmamente por uma vila em Essaouira, ou pelos locais de filmagem de Game of Thrones?

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *