Variedades & Tecnologia

Exposição do rosto de D.Pedro I no Museu Histórico Nacional

A partir de amanhã, 5 de setembro, o Museu Histórico Nacional – MHN, passa a exibir a reconstituição da face do imperador D.Pedro I (1798-1834), tal qual se encontrava nos últimos anos de vida.

Museu histórico nacional

“Imperador 3D: a reconstituição da face de D.Pedro I” irá reunir, no auditório do Museu Histórico Nacional, a partir das 15h, o hagiólogo José Luís Lira, coordenador do projeto; Maurício Ferreira Jr., historiador e diretor do Museu Imperial (RJ); e Paulo Knauss, diretor do MHN e também historiador.

A data de 5 de setembro foi escolhida por ter sido o dia em que o futuro imperador do Brasil saiu de São Paulo, onde se encontrava, de volta ao Rio de Janeiro onde, em 7 de setembro de 1822, proclamaria a Independência do Brasil de Portugal.

Após a apresentação do processo de reconstituição, o público poderá conhecer a obra na exposição de longa duração “A construção da Nação (1822-1889)”, na sala onde se encontra a mesa da Constituinte de 1824, a primeira do Brasil – outorgada por D.Pedro I. O evento é gratuito e aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia.

A peça poderá ser visitada a partir do dia 6 de setembro – véspera do feriado nacional da Independência do Brasil – nos horários de funcionamento do MHN. No dia 9, domingo, às 14h, acontece a visita mediada gratuita “Independência ou Morte!”, quando a peça será contextualizada pelos educadores do museu.

Serviço

Imperador 3D: a reconstituição da face de D.Pedro I Apresentação do projeto e visita à peça em exposição 5 de setembro de 2018, às 15h. Entrada Franca.

Museu Histórico Nacional: Praça Marechal Âncora S/N – Rio de Janeiro, RJ.

Visitação: Horários: Terça a sexta, das 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Ingressos: R$ 10,00 (bilhete inteiro) e R$ 5,00 (meia entrada).

Entrada gratuita aos domingos. Confira outras gratuidades em mhn.museus.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *