Variedades & Tecnologia

Dicas para saber se há câmeras escondidas no seu Airbnb

Um grupo de especialistas em segurança divulgou algumas dicas para encontrar possíveis câmeras ocultas em locais alugados no Airbnb.

airbnb

O Airbnb é conhecido, hoje, como uma das principais opções para quem busca aluguel por temporada. De acordo com suas regras, os anfitriões devem informar aos hóspedes caso tenham câmeras de vigilância nas propriedades, não estando autorizados a utilizar dispositivos destes nos quartos e nos banheiros.

Contudo, já são vários os casos de turistas que encontraram câmeras escondidas e não identificadas em alojamentos ofertados no Airbnb. Habitualmente pequenas e quase impercetíveis, costumam ser colocadas junto a objetos que não chamam a atenção.

Este tipo de situações acontece, mas não é muito frequente. Por isso, os especialistas pedem que os turistas continuem usando o serviço do Airbnb e que não fiquem demasiado “paranoicos” com estes casos.

Procure objetos fora do lugar

Jack Plaxe, fundador e diretor da Security Consulting Alliance em Kentucky, EUA, aconselha os viajantes a perguntarem o seguinte: “se alguém estivesse tentando gravar, onde colocaria a câmera para obter as imagens que quer?”. Carrie Kerskie, CEO da Griffon Force (Florida, EUA), aconselha os turistas a procurar por objetos em lugares incomuns.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Cubra ou desligue objetos suspeitos

“Se tem suspeitas sobre alguma coisa na casa, como por exemplo um despertador, tire uma peça de roupa da sua mala e ponha-a em cima do objeto”, aconselha Plaxe. “Se houver uma lente lá escondida, já não vai ser captada nenhuma imagem com a sua peça de roupa por cima dela”. Além disto, uma vez que algumas câmeras ocultas precisam de uma fonte de energia conectada para funcionar, pode sempre desconectar alguns objetos, como os despertadores. “A primeira coisa que faço quando viajamos, seja para um hotel ou para um Airbnb, é desligar todos os relógios, especialmente os das mesas de cabeceira dos quartos ou então colocá-los na gaveta”, contou Kerskie.

Verifique a rede Wi-Fi

Barker, um consultor de Tecnologia da Informação (TI) contou ao The Huffington Post que descobriu uma câmara escondida numa casa graças a um aplicativo que verifica a rede. No seu blog de viagens, Barker explica que os hóspedes podem usar esta tecnologia para ver os dispositivos que estão ligados à rede, juntamente com os seus endereços IP e fabricantes correspondentes. O profissional conta que começou a suspeitar quando viu um dispositivo ligado com o nome “IPCAMERA”. Sugestões de apps: Network Scanner e Fing.

Utilize uma luz para encontrar as câmaras

Por último, os especialistas aconselham a desligar as luzes da casa e a usar uma luz para tentar encontrar câmaras que possam estar escondidas. “Se apagar as luzes e acender uma só luz sobre um dispositivo suspeito, terá provavelmente um reflexo da lente”, afirmou Barker.

Leia também:

Desconto Airbnb: Ganhe até R$179 em créditos para usar na plataforma
Alugando: Como preparar sua casa para receber hóspedes no Airbnb
Festival de música: Como obter renda extra no Rock in Rio com o Airbnb

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *