Hospedagem

Hotel Nacional Rio, um resort urbano repleto de glamour e bossa, retoma as atividades

Hotel Nacional Rio, projeto ícone de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, retoma as atividades na semana do Rock In Rio, com tarifas especiais soft opening

Hotel Nacional Rio

Construído entre 1968 e 1972, a praia de São Conrado viu surgir uma suntuosa torre de concreto e vidro em meio a sua paisagem. O projeto de Oscar Niemeyer trouxe não só ares modernistas para a Cidade Maravilhosa como muito glamour e badalação nas décadas de 70 e 80. Sua localização privilegiada entre a montanha e o mar em um projeto de planta circular, renderam ao Hotel Nacional a fama de “queridinho” das personalidades internacionais, que na época, tinham a cruel dúvida entre escolher se hospedar ali, naquele prédio modernista e cheio de detalhes futuristas ou no tradicional e também badalado Copacabana Palace.

Inaugurado em 1972, o cinco estrelas era o rival número um do Copacabana Palace, que na época era o hotel na cidade que recebia de fato famosos e promovia festas de arromba, daquelas que só de imaginar, os cabelos arrepiam. Naquele tempo não havia muita opção de altíssimo luxo na hotelaria carioca e, de certa forma, era divertido ver a concorrência entre os badalados hotéis para conquistar seus hóspedes “celebrities”.

Infelizmente, o Hotel Nacional fechou e ficou abandonado por mais de vinte anos, sendo retomado pelo Grupo Meliá e reinaugurado em dezembro de 2016 com investimentos de R$ 430 milhões em revitalização. Mas num Rio de Janeiro empobrecido de grandes eventos, ficou difícil manter o hotel aberto, e o Grupo encerrou as atividades em meados de março de 2018.

Felizmente o tempo trouxe boas notícias e, para nós cariocas, que sempre que passávamos por aquela estrutura menosprezada e lamentávamos por tamanho abandono, vimos renascer um hotel de alma jovem, contemporânea e elegante em um “corpo” experiente, maduro, que já conhece bem a nossa cidade e tem muita história pra contar. Isso mesmo, o Hotel nacional retoma suas atividades a partir de 25 de setembro, coladinho com o Rock in Rio, resgatando a sua identidade original e reabrindo com tarifas especiais de início de operação. Além do público do Rock in Rio, o hotel oferece um conceito voltado para o turismo de lazer em família. 

Segundo Alexandre Zubaran, responsável pela administração hoteleira do empreendimento, o Hotel Nacional estará sempre de braços abertos para receber todos os tipos de público, mas a nova proposta terá atenção especial com a experiência da viagem em família. “Para isso, além da infraestrutura e programação de lazer, o hotel terá recreação infantil,  brinquedoteca, menu kids, lounge para jogos, além de eventos sunset, festas, shows e exposições de arte. Para os turistas de negócios, o hotel oferece um moderno business center e suítes com perfil corporativo”, ressalta Zubaran.

Hotel Nacional Rio

Retornando ao cenário com um conceito de resort urbano, o hotel tem tudo para trazer de volta todo o glamour dos áureos tempos, mas com uma pegada leve e descontraída. Com certeza, o hotel irá conquistar hóspedes em busca de um lugar que traduza bem o lifestyle carioca e os apaixonados por arquitetura encontrarão nele a sua morada elegante e descolada na Cidade Maravilhosa.

Nos próximos dois meses, o Hotel Nacional Rio irá operar com pacotes especiais, inclusive para os finais de semana de 27 a 29 de setembro e 04 a 06 de outubro, quando a cidade recebe o maior festival de música do mundo. No Dia das Crianças, a programação está sendo desenhada para agradar pais e filhos, com diversão para toda família. 

Recentemente reformado, o empreendimento de 33 andares oferece aos turistas a oportunidade de viver uma experiência única de hospedagem em uma obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O interior do Hotel Nacional foi redesenhado para abrigar 6 modelos de suítes de 33 a 99 m2, com vistas deslumbrantes do mar e das montanhas. As reservas já estão disponíveis com diárias a partir R$ 390,00 – e podem ser feitas pelas principais operadoras e agências de viagens do mercado, além do site www.hotelnacionalriodejaneiro.com.

Hotel Nacional Rio

Repleto de obras de arte, ao entrar no hotel você respira Niemeyer. Deparar-se com seus imensos vãos livres sem colunas e curvas do concreto por todos os lados não negam a origem belíssimamente preservada. As características originais como os jardins de Burle Marx foram mantidas. A escultura “Sereia” de Alfredo Ceschiatti, o candelabro de Pedro Corrêa de Araújo e o painel de Carybé, instalado no lobby e composto por 300 peças de concreto armado, foram restaurados.

O Hotel Nacional Rio de Janeiro fica na Avenida Niemeyer, 769 em São Conrado. Telefone: 21 2399-0800.

Hotel Nacional Rio


3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *