Dicas & Destinos

O que fazer em Canoa Quebrada

Certamente você já viu várias cidades pelo mundo ter um determinado ponto turístico associado ao seu nome, certo? É assim com o Rio de Janeiro e o Cristo Redentor, Nova York e a Estátua da Liberdade, Paris e a Torre Eiffel e por aí vai. Basicamente, são lugares que estão dentro da cidade em questão. Agora, você já viu alguma praia que seja imediatamente identificada por seu *logotipo? Desculpe a associação, mas a publicitária que vos escreve não resistiu esse “gancho” para falar de Canoa Quebrada, uma das mais belas praias do litoral cearense.

Canoa Quebrada

Sua descoberta, na década de 60, por cineastas franceses divulgou o lugar para todo o mundo e para o País, passando a ser uma das praias mais visitadas do Ceará. Naquele tempo, Canoa era um lugar mais difícil de chegar do que hoje é Jeri. 

Nos anos 1970, transformou-se num reduto de aventureiros e hippies, e até hoje guarda uma aura mística. O seu símbolo, uma lua e estrela, é conhecido em todo o mundo e está gravado num muro de falésias avermelhadas.

Na década de 1990, o vilarejo mais paz-e-amor do litoral cearense se tornou a praia mais festeira do Ceará. Foi então que depois da virada do milênio, com os holofotes da novidade voltados para Jericoacoara, Canoa Quebrada foi ficando um pouquinho fora da moda, perdendo um pouco de sua importância, até se tornar basicamente em um destino de passeios no estilo bate-volta de um dia só, partindo de Fortaleza. Vou deixar bem claro que acho um desperdício de energia fazer apenas um bate-volta na cidade e explico porque você precisa ficar pelo menos uma noite por lá.

Em primeiro lugar, o bate-volta é muito sacrificado, não acho de verdade que 2 horas e meia para vir e 2 horas e meia para seja interessante ou uma boa ideia.

Vamos lá, se você fizer um bate-volta, não vai ser possível fazer os passeios principais de Canoa. Aliás, você sabia que os grupos que chegam de Fortaleza sequer ficam na área das falésias? Geralmente são acomodados na ponta oeste da praia, ou seja, sem aquela vista para o cartão-postal que foram visitar. Aí, para chegar lá, terão que fazer um passeio de buggy até o badalado *logotipo cearense.

Canoa Quebrada

Viciadíssima em sunsets pelo mundo como sou, você sabe que para mim é basicamente uma prioridade ter oportunidade de assistir esse fabuloso espetáculo da natureza. Então, meus amores, saiba que quem volta cedo não vê o pôr do sol nem a cidade à noite, quando o calçadão da famosa Broadway, a avenida Dragão do Mar, se torna um corredor de restaurantes e barzinhos super gostosos para sentar e relaxar até altas horas.

Pra você conseguir fazer os passeios principais você vai precisar de dois dias inteiros. Mas, se o seu objetivo é descansar e curtir praia, aproveite e fique mais tempo.

Entre julho e dezembro é difícil você perder um dia de praia no Ceará. Se você ficar à beira-mar, por exemplo, o calor vai ser aliviado pela brisa que sopra full time. É nesse período que as praias do Ceará são tomadas por wind e kitesurfistas, é a famosa estação dos ventos. 

Se você gosta de um período mais agitadinho, badalado, então agosto é perfeito pra você passar uns dias em Canoa, é nesse período que chegam os europeus em férias.

Ah, mas nesse período não dá pra mim, só posso no primeiro semestre. Ok, sem problemas, não é que seja ruim estar em Canoa nesse período, é que de janeiro a junho você pode pegar chuva no Ceará. Os meses mais chuvosos costumam ser entre março e maio, mas pode calhar de nem chover, acontece.

Passeios em Canoa Quebrada

Passeios de bugue

Existem dois tipos de passeio de bugue para fazer em Canoa Quebrada. 

O passeio de bugue pelas dunas pode ser feito com qualquer maré, e leva a uma lagoa onde se pode fazer esquibunda e tirolesa (pagos à parte). É muito procurado para assistir ao pôr-do-sol do alto da duna. 

Canoa Quebrada

O passeio de bugue até a Ponta Grossa vai pela praia, e por isso só pode ser feito na maré baixa. 

Você pode contratar os passeios diretamente nas pousadas, nas grandes barracas ou no posto dos bugueiros na entrada da vila, no início da rua que leva ao calçadão da Broadway.

Jangada

Se você adora passeios aquáticos, esse é maravilhoso e você terá a oportunidade de apreciar o tal *logotipo badalado de outro ângulo. Esse passeio costuma ser contratado diretamente com os jangadeiros na praia e também nas barracas.

Parapente

Você é como eu e gosta de uma aventurazinha no meio da viagem? Então, aproveite para fazer um voo duplo de parapente e apreciar algumas das vistas mais bonitas de Canoa Quebrada. Para contratar, é só rumar para o alto da falésia, logo depois do finzinho do calçadão da Broadway.

Morro Branco

Eu me lembro de ter ouvido, durante a viagem, alguém falar maravilhas de Morro Branco, mas naquela época não tinha Smartphone pra dar aquela ajudinha pra gente se localizar e quando voltei de viagem, adivinhe só, descobri que essa preciosidade ficava bem no meio do caminho entre Fortaleza e Canoa Quebrada. Pensa na raiva que me deu quando descobri isso? Resultado: seis meses depois lá estava eu, de volta ao paraíso.

Morro Branco guarda o belíssimo Monumento Nacional das Falésias, um labirinto naturalmente esculpido na falésia. Sabe aquela abertura mais famosinha do Fantástico (acho que só a galera mais antiguinha vai lembrar)? Pois é, foi lá mesmo que foi filmado.

O fabuloso labirinto atravessa a falésia seguindo para o mar. Você pode fazer o passeio a pé, vindo e voltando ao centrinho da praia (15/20 minutos de caminhada em cada direção) ou contratar um passeio de bugue. Os bugueiros deixam na entrada do labirinto, buscam na praia, levam à Praia das Fontes, onde param em frente às bicas de água doce que dão nome à praia, e seguem para um mergulho na lagoa. 

Se você estiver de carro, dá para passar em Morro Branco facilmente na vinda ou na volta a Fortaleza. Agora, sem carro, você pode contratar um passeio chamado 3 Praias, que tem saídas diárias e é vendido por todas as agências de Fortaleza.

A noite de Canoa já foi bem mais badalada como eu disse antes, mas os barzinhos e boates seguem com atividades noturnas. Dê uma caminhada pra descobrir aquela que mais tem a ver com seu estilo, lembrando que são bem mais roots. Fique ligado também nas festas e luais que podem estar rolando no período de sua hospedagem.

Viu só? Como eu disse, existem muitas razões pra você ficar hospedado em Canoa Quebrada e não se limitar apenas a um bate-volta. Agora é só se programar e já marcar sua viagem.

*Logotipo, ou logo, é o conceito da área da publicidade, marketing e branding que consiste na representação visual ou gráfica que identifica uma marca ou empresa. Ele tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma ligação com os consumidores e potenciais consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *