Descubra Portugal

Prêmio considera Portugal o destino mais acessível do mundo

Destino acessível: Só na Europa existem mais de 90 milhões de turistas com necessidades de mobilidade específicas

destino acessível

Portugal ganhou o prêmio Destino Turístico Acessível 2019, entregue pela primeira vez pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Ele reconhece os esforços realizados pelo país para oferecer um ambiente agradável aos turistas com deficiências. 

Segundo o governo português, existem, apenas na Europa, cerca de 90 milhões de turistas com alguma necessidade específica de locomoção, como o uso de cadeira de rodas, por exemplo. Para eles, essa premiação é um pontapé inicial para que o país seja visto como o destino mais inclusivo do mundo.

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, destacou a importância de programas como o “Mais Acesso”, que irá apoiar projetos que promovem ações de acessibilidade em 50 municípios, com um valor global de 15 milhões de euros. “Este governo tem dado passos seguros no sentido de transformar Portugal em um verdadeiro país inclusivo. É um caminho sem retorno, pois a isso nos obrigam todos aqueles para quem trabalhamos”, afirmou Antunes.

De acordo com o Ministério da Economia, o programa já apoiou 116 projetos. Isso é equivalente a um investimento de 20 milhões de euros. Também existe o programa “All4all”, lançado em 2016, que tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de empresas e instituições públicas para inserir adaptações físicas e de serviço, para que os ambientes sejam acessíveis aos turistas e habitantes. 

destino acessível

Os recursos também chegam às praias com o programa “Praia Acessível – Praia para Todos”, em execução desde 2005. Ele investe em acessibilidade nas zonas balneares portuguesas e é uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal.

Além disso, há a plataforma de turismo “Tur4all”, desenvolvida pela Fundação Vodafone Espanha e pela PREDIF, com a colaboração da Fundação Vodafone Portugal e Accessible Portugal. Disponível no site e em aplicativo, ela contém informações sobre lugares em Portugal e na Espanha e mostra se eles possuem recursos acessíveis. 

Com o conteúdo amplo, ela ajuda as pessoas que buscam por características específicas e pode ser útil para todos, sejam pessoas sem deficiências ou que precisam de mobilidade facilitada. Inicialmente, as informações estavam em inglês, português e castelhano. Mas, nas novas atualizações, os idiomas alemão, francês, italiano e mandarim foram inseridos.

destino acessível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *