Dicas & Destinos

Ilha de Marajó, a verdadeira Joia do norte

 

Bem no coração entre o oceano Atlântico e a foz do rio Amazonas, a ilha do Marajó encanta os visitantes com sua natureza única

 

Marajó1

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) tem motivos de sobra para comemorar o expressivo aumento no número de turistas visitando a Ilha do Marajó neste mês de julho que é justamente o mês de alta temporada de verão na Região Norte. Alguns dizem que pode ser efeito da divulgação feita pela novela global que enfoca tanto nas belezas e curiosidades da região, mas o fato é que o Marajó é mesmo único. Claro que a novela desperta a curiosidade das pessoas porque mostra aspectos importantes da cultura local, da culinária, das frutas exóticas e das lindas e animadas danças, mas além da promoção e da divulgação, é necessária uma atenção especial à infraestrutura. Tanto que, a partir de 2013, uma nova empresa estará fazendo o transporte para o Marajó. Hoje, o transporte até o arquipélago (o maior fluvio-marítimo do planeta, formado por cerca de 3 mil ilhas e ilhotas), é feito por barco.

A viagem de Belém até o município de Salvaterra dura, em média, duas horas e meia. Salvaterra é uma das cidades marajoaras que mais recebem visitantes. A outra é Soure, que tem a Praia do Pesqueiro como destino principal dos turistas. Em Salvaterra, o destaque é a linda praia de Joanes, que tem mangueiras – e não coqueiros – enfeitando a orla. Em ambas encontramos boas opções de hospedagem, incluindo opções de hotéis-fazendas com roteiros ecológicos e passeios de búfalo. Aliás, não é preciso ter medo, pois é uma experiência única que nós tivemos e recomendamos muito. Ir ao Marajó e não passear em um desses gigantes é como ir ao Vaticano e não ver o Papa. Vale ressaltar que os rebanhos de lá são os maiores do país. Não deixe de experimentar também  o queijo do Marajó, feito com leite de búfala, uma verdadeira delícia.

Ruínas na Praia de Joanes

Além da natureza exuberante, outra característica do Marajó é a riqueza cultural, que vai muito além das danças e dos ritmos musicais peculiares, como o carimbó e o lundu, que tocam na trilha da novela. Não tenha vergonha de se jogar em uma roda de carimbó, é outra destas experiências que você tem que vivenciar. Não, você não vai pagar mico, vai se divertir e muito.

Você sabia que a cerâmica marajoara é considerada uma das mais antigas das Américas? Foram identificadas diferentes tradições cerâmicas em peças e utensílios encontrados nos sítios arqueológicos do Marajó. Seguindo a tradição marajoara, o artesanato continua sendo produzido até hoje na própria ilha e também em Belém. Para conhecer estes tesouros arqueológicos locais, recomendamos uma bela visita ao Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, à uma hora de Salvaterra.

Ah… você não está de férias em julho, mas quer conhecer essa maravilha do norte em outra época do ano? Não tem problema algum ir na estação das chuvas que vai de dezembro a abril. Os campos alagados, aliás, fazem parte de uma paisagem tipicamente marajoara que também costuma encantar quem nunca viu. O importante é não deixar de conhecer esta linda joia.

2012 Embarque na Viagem

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *