Dicas & Destinos

Vamos falar sobre cidades medievais?

Estava aqui fazendo uma pequena pesquisa sobre uma cidade escondidinha e acabei descobrindo outras tantas com características muito peculiares e interessantes, foi daí que surgiu a ideia de falar um pouco sobre algumas vilas/cidades medievais. Estou simplesmente ENCANTADA com algumas delas e confesso que separar algumas foi uma árdua tarefa. Hoje vou falar sobre três que me chamaram mais atenção e não são as mais badaladas já exaustivamente comentadas por diversos sites.

Uma característica que vale lembrar é que as aldeias ou cidades medievais são como vi em um site durante minhas pesquisas, verdadeiros modelos de condomínio bem sucedidos. Observe, itens como segurança, prédios duráveis, entorno saudável, harmonia entre prédios e natureza, beleza panorâmica, vizinhança sociável, são ou não são requisitos de um bom condomínio? Encontrá-los reunidos em uma justa proporção é coisa rara e custosa nos dias de hoje. Essas características estão todas presentes nas cidades e aldeias medievais. Vamos então á elas. Espero que você delicie-se também!!

Turenne – França

Turenne – França

Encontrar informações sobre Turenne é uma árdua tarefa. Parece que essa joia está propositalmente “perdida” no meio da França para não ser descaracterizada e não sofrer as influências diretas do mundo moderno.

Com pouco menos de mil habitantes, esta delícia de vila medieval fica relativamente afastada de Paris e tem como vizinhas cidades/vilas tão pequenas e simpáticas quanto ela. Para se ter uma ideia, uma cidade mais conhecida que fique um pouco próxima é a bela Toulouse que fica a aproximadamente 160 km.

Observe abaixo a distância entre algumas cidades:

Paris 428 km
Marselha 361 km
Lyon 266 km
Toulouse 162 km mais próxima
Niça 477 km
Nantes 343 km
Estrasburgo 612 km
Montpellier 243 km
Bordéus 173 km
Lille 631 km
Rennes 421 km
Reims 504 km

 

A pitoresca cidade medieval de Turenne tem suas ruas estreitas, pequenas praças, portões, passagens sob alpendre, pequenas casas amontoadas, especialmente na rua Direita, construções de calcário, com elementos de arenito vermelho ou rosa, que nos remete ao miolo entre os séculos XV e XVIII e revelam um passado rico em acontecimentos.

Turenne – França1

Hoje, é possível conhecer ruínas do castelo com vista para a aldeia, casas da antiga cidade adornadas com antigas torres.

Conhecida como uma das “mais belas aldeias da França”, em Turenne você poderá saborear a essência da França, através da deliciosa comida e do vinho encorpado da região.

Não deixe de considerar uma esticada a esta bela região em sua próxima viagem à França.

Tallinn- Estônia

estonia-tallinn

Preservação é o lema desta linda cidade medieval. Pouquíssimas pessoas conhecem Tallinn, capital da Estônia como uma cidade medieval.  Suas ruas e castelos muito  bem conservados são uma verdadeira  volta aos tempos medievais, que tornam a cidade deste pequeno país da ex-União Soviética, em um verdadeiro museu a céu aberto.

Old_town_of_Tallinn

Tallinn, tem 400 mil habitantes, é uma daquelas cidades que também parece ter parado no tempo. Considerada como a mais bem preservada cidade medieval do mundo, mesmo após a invasão de alemães, dinamarqueses, russos, suíços e soviéticos, Tallinn tem características únicas.

tallinn-estonia

Passear por Tallinn é relativamente barato se compararmos a outras cidades medievais europeias.

St. Catherines Passage é uma rua que acolhe diversos ateliês de artistas em um clima medieval e muito peculiar devido a sua arquitetura.

tallinn-estonia

Passeando pelas conservadas ruazinhas do centro histórico, chegamos a Toompea, que é uma parte  mais alta da cidade. Lá você terá, sem sombra de dúvida a melhor vista da cidade. Lá estão também  localizados importantes pontos turísticos, como a sede do parlamento da Estônia, no Castelo de Toompea, a antiga e mais importante torre de defesa, Kiek in de Kökas, e as igrejas católica-ortodoxa Alexander Nevsky e a luterana St Marys, o templo religioso mais antigo da cidade.

Elvas – Portugal

Elvas – Portugal

A cidade de Elvas, no Alentejo, em Portugal, recentemente recebeu oficialmente a marca de Patrimônio Mundial pela UNESCO, por seus belíssimos conjuntos de fortificações datadas do século XVII a XIX. Entre os monumentos reconhecidos estão as Muralhas Seiscentistas de Elvas (século VXII), o Aqueduto de Amoreira (século VXII), os Fortes de Santa Luzia (século VXII) e de Nossa Senhora da Graça (século VXIII), os fortins de Santo Domingos, São Pedro e de São Mamede (século XIX) e o Centro Histórico da antiga praça-forte de Elvas.

Elvas_aqueduct Elvas – Portugal

Cidade-fortaleza ou Rainha da Fronteira, como é chamada pelos portugueses, Elvas foi disputada pelos árabes e cartaginenses até 1229, quando foi definitivamente reconquistada por D. Sancho II. Com saída estratégica para o oceano Atlântico e fronteira ao leste com a Espanha, suas fortificações terrestres, em formato de estrela, com impressionante extensão de até dez quilômetros, remetem ao cenário das grandes batalhas bárbaras de produções cinematográficas milionárias. Mais que uma fortificação, um verdadeiro berço de história.

Elvas_Castle,_Alentejo,_Portugal,_29_September_2005

O acesso a cidade de Elvas é muito simples, podendo ser feito por carro ou ônibus, partindo de Lisboa, em até 2h30.

Vou continuar minha pesquisa e em breve publico sobre mais algumas, ok.

9 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *