Negócios & Serviços

Documentação para embarque em Cruzeiros

Para auxiliar principalmente os marinheiros de primeira viagem, segue abaixo a documentação de embarque em Cruzeiros nacionais e para países integrantes do Mercosul.

Documentação para embarque em Cruzeiros nacionais:

Hóspedes brasileiros deverão embarcar com passaporte ou RG (ou CREA, OAB, CRM) com prazo de validade até o término da viagem, em bom estado de conservação.

Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte e RNE válidos, em bom estado de conservação.

Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.

Documentação para embarque em Cruzeiro para países integrantes do Mercosul:

Hóspedes brasileiros, devem embarcar com passaporte (mínimo de 6 meses) ou RG válidos, com prazo de validade até o término da viagem, em bom estado de conservação.

Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com passaporte (mínimo de 6 meses) e RNE (Registro nacional de estrangeiros) válidos, com prazo de validade até o término na viagem, em bom estado de conservação. Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte.

Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte (mínimo de 6 meses) válido e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.

Documentação para Travessias Atlânticas:

  • Hóspedes brasileiros deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses).
  • Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com RNE e passaporte válidos (mínimo de 6 meses).
  • Hóspedes estrangeiros, não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte válido e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.

Documentação para hóspedes menores de 18 anos:

Viagens dentro do território brasileiro
Hóspedes menores de 18 anos devem apresentar passaporte válido, RG ou certidão de nascimento originais. Também se faz necessário apresentar autorização por escrito do pai ou da mãe com firma reconhecida em cartório.

 

BAIXE AQUI OS MODELOS

 

Viagens para países integrantes do Mercosul
Hóspedes menores de 18 anos devem apresentar passaporte válido ou RG.

Viagens Internacionais (Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe e Travessias Atlânticas) – É necessário apresentar além dos documentos citados acima, menores desacompanhados devem se atentar aos procedimentos abaixo:

  • Desacompanhados de ambos os pais e em companhia de terceiros maiores e capazes: Autorização de ambos os genitores, com firma reconhecida em cartório em duas vias
  • Viajando com apenas um dos genitores: Autorização do genitor ausente, com firma reconhecida em cartório em duas vias.
  • Em caso de falecimento de um dos genitores: Atestado de Óbito original.

Nota Importante:

Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o RG ou Certidão de Nascimento original. Esta ação é necessária para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.

  • Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.
  • Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio ou roubo de documentos.

Sugerimos que os responsáveis por menores com menos de 1 (um) ano de idade submetam os mesmos a consulta médica para atestar as condições de saúde para realizar o cruzeiro, bem como apresentem no momento do check-in, atestado médico confirmando o bom estado para viajar.

Não será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento. Recomendamos levar ambos os documentos, pois em caso de dúvida quanto a identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento (RG ou Passaporte) que permita sanar a dúvida.

MSC Musica

Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.

Para cruzeiros em países integrantes do Mercosul e/ou cruzeiros internacionais, não será permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional ou cópias de documentos, ainda que autenticados.

Nos cruzeiros internacionais para países integrantes do Mercosul, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque.

Conforme determinação do Governo Argentino é obrigatória à apresentação, no ato do check in, da tarjeta de Imigração Argentina para a entrada/saída àquele país. O hóspede deve apresentá-lo impresso em duas vias, juntamente com os demais documentos de embarque. 

Para travessias Atlânticas, os hóspedes deverão apresentar no momento do check-in, o bilhete aéreo de retorno ao seu país de origem.
Sugerimos que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação.

Informações cedidas pela MSC Cruzeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *