Dicas & Destinos

Berlim ontem, hoje e sempre!

 

Passei a semana com um tema específico em mente para falar aqui na coluna, mas hoje ao sentar em frente ao computador uma palavra e uma lembrança fizeram tudo mudar. O comentário de uma jornalista que vive na Alemanha há 23 anos sobre Berlim me fez recordar que há exatamente um ano eu estava explorando uma das cidades mais fantásticas que já visitei. “Berlim, uma obra sem acabamento”, disse a jornalista. Mais que isso, Berlim é um museu inteiro a céu aberto, uma cidade com um segredo e uma cicatriz a cada esquina. Uma cidade com alma própria, daquelas que sobreviveu ao tempo e as guerras para deixar lições à humanidade.

Berlim em janeiro é um tanto cinza, gelada e a primeira vista emana um quê de tristeza no ar, mas basta um olhar um pouco mais atento para perceber o quão valiosa é a experiência de visitar a capital alemã, faça chuva ou faça sol. Em nosso caso, chuva, frio e neve nos acompanharam durante nossa passagem pela cidade, mas nada significaram frente à oportunidade de um mergulho profundo na história do lugar. Para os amantes da história e da cultura, Berlim é um prato cheio e com certeza um destino para se retornar, já que uma única visita é muito pouco para conhecer tudo que a cidade pode oferecer.

Brasileiras em Berlim

Brasileiras em Berlim

Uma dica especial é realizar uma visita guiada pela cidade a pé. E que tal se o passeio for gratuito? Desde 2004, grupos de visitantes tem a oportunidade de realizar os chamados Free Tours, no qual guias extremamente talentosos e capacitados apresentam Berlim com uma riqueza de detalhes fascinante. Que os meus amados professores de história me perdoem, mas ouso dizer que o Free Tour foi a melhor aula de história que já tive em toda a minha vida! Ao final das 3 horas de caminhada pela capital, caso você queira contribuir com o guia que lhe acompanhou sinta-se a vontade, mas isso não é uma regra ou obrigação. Agora, preciso ressaltar que se você tiver uma guia como a nossa, terá a incrível vontade de esvaziar a carteira frente à qualidade do passeio.  Os tours acontecem duas vezes ao dia e você pode escolher entre realizá-lo em inglês e espanhol. Os guias podem ser encontrados próximo ao Portão de Brandemburgo e identificados pela placa FREE TOUR.

Free Tour

São tantos lugares interessantes para se visitar que fica difícil escolher o que ver primeiro. O Museu de História Alemã ou em alemão Deutsches Historisches Museum pode ser um ótimo ponto de partida. Aos amantes da arquitetura e do design vale um pulo no Museu Bauhaus e se você é curioso para saber um pouco sobre o período em que a cidade ficou dividida pelo Muro de Berlim e sobre as estratégias de fuga dos moradores do lado soviético que arriscavam a vida para transpor o muro, visite o Museu do Check Point Charlie, você vai se surpreender com os relatos.

DussMannNos intervalos dos passeios aproveite para conhecer uma das inúmeras e charmosas cafeterias espalhadas pela cidade. Agora, se você for um apaixonado por música e literatura, vale a pena uma passadinha na Dussmann – das KulturKaufhaus, uma livraria incrível com andares e mais andares de livros, CDs e DVDs das mais diversas partes do mundo. E prepare um trocado a mais, impossível entrar nesse lugar e não sair com uma sacola nas mãos.

Se você se apaixonou por Berlim tanto quanto nós, compartilhe suas dicas e seus lugares preferidos!

 

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *