Variedades & Tecnologia

Chega ao Rio Exposição Tecnológica Escolha Portugal

Escolha Portugal acontece de 1º a 10 de junho, com exposição 100% digital, além de atrações envolvendo música, moda e gastronomia

Escolha-Portugal

A fim de apresentar ao mundo a face mais moderna de Portugal, a Aicep Portugal Global, Agência para o Investimento e Comércio Externo do País, ligada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo português, realizará no Rio de Janeiro a primeira edição do evento Escolha Portugal.

Contrapondo inovação e tradição, a exposição altamente tecnológica acontecerá no Palácio São Clemente — residência do cônsul de Portugal no Brasil —, construído nos moldes de uma residência lusitana tradicional do século XVIII, em 1961. O local abrigará a exposição mais digital já produzida na cidade, que contará com QR code no ingresso; pulseira com RFID (Radio Frequency Identification), para a interatividade oferecida durante o evento; checkpoints em todo o percurso para que os visitantes possam fazer o check in em suas redes sociais; biblioteca digital com download gratuito; jogos interativos; video-walls; e outras inovações tecnológicas.

Os visitantes receberão informações sobre turismo, pessoas, infraestrutura e ambiente de negócios, além de ter conhecimento sobre os grandes projetos tecnológicos portugueses que têm ganhado destaque ao serem exportados para os mais diversos países. O conteúdo estará disponível durante todos os dias, mas alguns dias terão um tema de destaque — gastronomia, moda, tecnologia, entre outros —, que dará origem a eventos, workshops e muitas surpresas aos visitantes. O objetivo principal da exposição é atrair mais investidores e visitantes para Portugal.

“A Aicep pretende alterar a imagem que os brasileiros têm de Portugal, mostrando um País moderno e desenvolvido. Com esta mudança de percepção, queremos colocar Portugal no mapa das empresas brasileiras, como um país onde é bom investir, fazer negócios e viver”, reforça Carlos Moura, diretor da Aicep Portugal Global, no Brasil.

Uma camiseta que permite monitorar os sinais vitais de quem a usa podia até parecer coisa de filme de ficção, mas não é mais! O Vital Jacket, uma das inovações da indústria têxtil lusa, faz exatamente isso.

O Vital Jacket, é uma das inovações da indústria têxtil Portuguesa, é uma camiseta que permite monitorar os sinais vitais de quem usa.

Fiel à modernidade e à inovação, o evento trará diversas curiosidades, que serão apresentadas, em todo o seu processo, começando com a inscrição que deverá ser feita através do site www.escolhaportugal.com.br, onde logo após bastará imprimir um QR Code, que será apresentado na entrada da exposição e trocado por uma pulseira, também identificada digitalmente. As pessoas que não possuem internet poderão ir ao stand Escolha Portugal no Botafogo Praia Shopping e imprimir seu QR Code.

Vários totens estarão presentes em diversos cômodos do Palácio. Entre as funcionalidades destes totens, estarão o envio de fotos em cenários portugueses, como Porto, Belém, Algarve etc.; a produção de um vídeo em tempo real para publicação nas redes sociais; a saudação personalizada logo na entrada do evento; e um showcase, com informações sobre produtos inovadores portugueses.

Os vinhos portugueses, por exemplo, conhecidos internacionalmente por sua qualidade, serão conteúdo de um jogo interativo produzido com tecnologia step on it. Haverá um mapa no chão do jardim de inverno do Palácio São Clemente, no qual, ao ser pisado, informará aos visitantes dados sobre os vinhos daquela determinada região.

Em uma das salas do Palácio, haverá projeções com Kinects (sensor de movimentos), para escolha de conteúdo. Nele, o visitante se colocará à frente do videowall e será reconhecido pela pulseira com RFID. Através de gestos com as mãos, ele navegará no conteúdo, que contará com fotos, vídeos e textos sobre o evento e sobre Portugal.

Utilizando seu smartphone, o visitante poderá baixar conteúdos literários portugueses de uma biblioteca virtual posicionada no centro do casarão. Os downloads serão disponibilizados através de um QR code. Os visitantes que não possuírem smartphones poderão utilizar checkpoints de RFID (Radio Frequency Identification) para solicitar o envio do conteúdo por e-mail.

Ainda dentro do Palácio, uma sala de projeção será formada com uma visita 3D ao Santuário de Fátima, uma das maiores referências religiosas do mundo. O visitante terá acesso a vídeos e fotos, através de um tour virtual.

No jardim do Palácio São Clemente, haverá um Domo para projeção 360o, onde será exibido um show com imagens, luzes e som, que darão um toque de realidade à apresentação. Serão expostas imagens de Portugal, com sensação de imersão total.

A ideia inovadora é fazer deste evento algo completamente interativo, no qual cada passo do visitante ao local e cada conhecimento adquirido possa ser compartilhado no mesmo momento através das redes sociais.

Gastronomia portuguesa

Unindo o inovador ao tradicional, o Escolha Portugal apresentará a gastronomia portuguesa, durante os 10 dias de evento, através de degustações surpresa que acontecerão no jardim do Palácio. Também haverá degustações de vinhos, oferecidas por vinícolas portuguesas.

“Dos negócios ao turismo, o País se destaca. É um dos países mais seguros da Europa, com cidades cosmopolitas, alta gastronomia a preços acessíveis e com condições climáticas amenas, principalmente quando comparado a outros países europeus. Segundo o portal de viagens Globe Spots, ele é o melhor país para visitar durante as próximas férias.”

Programação:

1º de junho — Vinho: Workshop e degustação, com a presença de algumas das principais vinícolas portuguesas, às 16h.

02/06 – Turismo e Santuário Fátima: Os eixos turísticos contemporâneos e o Santuário de Fátima, uma das maiores referências Marianas do mundo e importante pólo turístico para os brasileiros.

03/06 – Esporte: Destaque para o futebol e as ondas de Nazaré, onde o surfista Garret Mac Namara quebrou o recorde mundial de maior onda já surfada.

04/06 – Literatura: Apresentação da biblioteca digital, onde você poderá baixar gratuitamente conteúdos de grandes escritores da língua portuguesa.

05/06 – Tecnologia e Empresas: Foco nas áreas de tecnologia de ponta e soluções inovadoras que Portugal tem oferecido ao mundo, com palestra da Empresa Ydreams!

06/06 – Portugueses e Portugal: O ambiente empresarial e o enquadramento político, jurídico e econômico. Destaque para segurança, clima e desburocratização.

07/06 – Moda e Design: Destaques da moda até áreas mais tradicionais como a cortiça, a arquitetura, e como esses setores souberam se reinventar. + Desfile de Moda com o estilista Diogo Miranda, e apresentação do Rodrigo Sha e da DJ Carol Legally.

08/06 – Gastronomia: Degustações da culinária portuguesa, com destaque para o papel fundamental da dieta Mediterrânea, além de um jantar de gala para convidados.

09/06 – Música: Uma olhada pelo panorama musical Português atual, com apoio do Canal 180, o primeiro canal de televisão especializado em cultura e criatividade em Portugal. À noite, o DJ Battle com o DJ Tiago Trovão de Portugal e o DJ Maurício Valladares do Brasil irão fazer um duelo de ritmos dos dois países!

 

Serviço:

Evento: Escolha Portugal
Local: Palácio São Clemente, Consulado de Portugal no Brasil (Rua São Clemente, 424, Botafogo)
Data: 1º a 10 de junho de 2013
Horário: 10 às 18h
Ingressos: Gratuitos, com inscrição obrigatória através do site ou pelo stand localizado no Botafogo Praia Shopping —Praia de Botafogo, 400, Botafogo.

Como chegar

De carro
A partir do Centro – Seguir em direção ao bairro de Botafogo e entrar na rua São Clemente , o Palácio fica no numero 424, quase em frente a rua Martins Ferreira.

A partir da Zona Sul – Subir a rua Humaitá que então muda de nome para rua Voluntários da Pátria. Seguir pela pista da esquerda para entrar no estacionamento da Cobal ou seguir reto e entrar na Rua Martins Ferreira e aí seguir até a Rua São Clemente.

Estacionamentos disponíveis:
Rua São Clemente, 466, este fica ao lado do Palácio e existem 300 vagas disponíveis!

Outras Opções para estacionar:
Rua Voluntários da Pátria, 397
Rua Voluntários da Patria, 311
Rua Capitão Salomão, 11

De ônibus – Pegar as linhas circulares e saltar no Largo dos Leões caso esteja vindo do Centro, ou na altura do número 448 da rua Voluntários da Pátria caso venha da Zona Sul.O ônibus frescão linha Praça Mauá/Gávea passa em frente à Cobal, tanto no sentido Centro como no sentido Zona Sul, e a Cobal está a 500 metros do Palácio São Clemente.

De Metrô – Saltar na estação Botafogo, pegar o ônibus integração (Metrô na superfície) e saltar no Largo dos Leões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *