Sem categoria

Que tal fazer um cruzeiro pela Grã-Bretanha?

Você sabia que a costa da Grã-Bretanha abriga rochedos e castelos, fauna selvagem e praias, portos e cidades de beleza única no mundo? Se você tiver pouco tempo e quiser ver o melhor do país, os cruzeiros marítimos proporcionam a opção de explorar tudo isso em períodos que variam de poucos dias a duas semanas. Existem diversas companhias que fazem itinerários pelas ilhas britânicas. Eles vão das acidentadas e remotas ilhas escocesas ao extremo norte da Grã-Bretanha, ou seguem até as Ilhas do Canal, cerca de 130 quilômetros ao largo da costa sul da Inglaterra, passando pelas praias espetaculares do oeste do País de Gales. Veja abaixo uma pequena amostra de alguns destinos britânicos operados pelas companhias de cruzeiros marítimos.

Guernsey, Ilhas do Canal

Guernsey, Ilhas do Canal

Seu clima ameno e a proximidade com a França podem sugerir o contrário, mas Guernsey é 100% britânica. Muitos navios de cruzeiro visitam St Peter Port, cidade pitoresca que combina o charme do velho mundo com uma história vibrante. O Castelo de Cornet protegeu a cidade durante 800 anos e St Peter Port comemora o Dia da Liberdade em maio, para marcar quando se libertou da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial – foi a única parte da Grã-Bretanha que sucumbiu ao domínio alemão. Há visitas guiadas no castelo e as trilhas infantis incluem uma caça ao tesouro. Em determinados dias, há passeios para os jardins de época e apresentações de história viva, confira maiores informações no site. No inverno o Castelo fica fechado.

Castle-cornet

Faça também uma visita à Guernsey Tapestry , uma tapeçaria peculiar que conta mil anos de história da ilha alinhavados em dez painéis bordados. Depois, é só aproveitar as compras isentas de impostos.

Escócia

Para explorar a história viking e relíquias pré-históricas, embarque nos cruzeiros que param em algumas das ilhas do extremo norte da Escócia. Nas remotas ilhas Feroé você vai encontrar a tradição viking; a Ilha de Lewis nas Hébridas Exteriores revela as pedras verticais pré-históricas em Callanish, enquanto Kirkwall, a capital do arquipélago das Órcades, abriga uma catedral medieval e uma aldeia da Idade da Pedra. As ilhas de Mull, Oban e Iona também são portos de escala famosos nas rotas dos cruzeiros. Que tal fugir do basicão e alugar uma bicicleta para atravessar os vales e explorar o artesanato local? Invergordon é um ponto de parada frequente nos itinerários de cruzeiros. Lá você vai se deparar com a região montanhosa da Escócia e castelos históricos.

edimburgo

País de Gales 

O litoral galês é acidentado, porém sublime. Os passageiros de cruzeiros terão o privilégio de apreciar vistas espetaculares ao se aproximar da costa do País de Gales. Em Holyhead, na Ilha de Anglesey, Gales do Norte, visite o museu marítimo ou a antiga igreja de St Cybi. Seguindo até os portos de Fishguard e Milford Haven em Pembrokeshire, o único Parque Nacional litorâneo da Grã-Bretanha, as praias são espetaculares, enquanto os portos de escala de Gales do Sul incluem Cardiff, a vibrante capital do país.

Inglaterra

Relaxe e aproveite as atrações emblemáticas de Londres no terminal de cruzeiros de Tilbury, perto da Tower Bridge. O terminal é utilizado para a saída de navios de cruzeiros ou como porto de conexão para outros destinos. Vários cruzeiros iniciam a viagem em Southampton, no litoral sul da Inglaterra, cidade com uma história antiga e valiosa – explore o centro para conhecer melhor o local. Muitos navios fazem escala na agitada cidade de Liverpool, no noroeste da Inglaterra. Sim, estamos falando do paraíso para os fãs dos Beatles; siga a bordo da Magical Mystery Tour para conhecer os lugares que inspiraram o Quarteto Fabuloso, mas não se prenda somente a isso, Liverpool tem muito mais. O patrimônio marítimo da cidade está documentado no Albert Docks – visite o Museu Marítimo de Merseyside. O cais também abriga o museu The Beatles Story e a galeria de arte Tate Liverpool.

Albert Dock

 

Irlanda do Norte

Belfast foi o local de construção de alguns dos maiores navios da história, inclusive o lendário Titanic, porém agora é um porto de escala para cruzeiros. Titanic Experience, inaugurado no ano passado, é uma atração imperdível, e a cidade de Belfast é muito divertida: você pode se deliciar com a cerveja Guinness, uma das mais encorpadas cervejas do mundo, os apetitosos frutos do mar, além de visitar o novo espaço de arte contemporânea MAC (Metropolitan Arts Centre). Pertinho dali também está a Calçada dos Gigantes (Giant´s Causeway), Patrimônio Mundial da UNESCO.

O fato é que a costa da Grã-Bretanha é repleta de belezas e mistérios esperando por você. Não perca tempo e corra para planejar sua próxima viagem.

Edição Naira Amorelli com informações Visit Britain.

Leia também:

O imperdível de Londres

A rota sinistra de Jack o Estripador

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *