Dicas & Destinos

Riviera Nayarit – Novo destino de luxo em evidência

Se você está buscando novidade, conheça o mais novo destino de luxo do México, a Riviera Nayarit. Praticamente desconhecido no país, o lugar esbanja requinte e exclusividade em plena harmonia com a exuberância natural. Dona de esplêndidas praias e paisagens montanhosas na costa do Pacífico, a região recebe voos da Cidade do México e Guadalajara (as melhores rotas a partir do Brasil) e de várias cidades dos Estados Unidos. Motivos não faltam para desvendar este cenário único.

Riviera1

Exclusividade e luxo

O viajante que procura esse destino quer, acima de tudo, distanciar-se do turismo convencional, o turismo de massa, fugir de lugares lotados e passeios engessados. Os resorts locais especializaram-se em propiciar esse ambiente privilegiado, desde o transporte do aeroporto até os mínimos detalhes nos serviços dos hotéis, no atendimento impecável e nos menus dos restaurantes.

Praias primitivas, de areias branquíssimas e águas cristalinas perfazem o toque especial de refinamento. Na Riviera Nayarit estão algumas das mais belas praias do México, com a vantagem de a maioria conservar-se ainda intocada, emoldurada apenas pela vegetação e as montanhas. Em algumas delas é possível percorrer longos trajetos sem encontrar outras pessoas. A temperatura média é de 25 graus e o sol brilha intensamente na maior parte do ano. O pico da temporada na primavera-verão vai de maio a setembro.

[easyrotator]erf_45_1371771415/erc_17_1371771500[/easyrotator]

Hospedagem de alto padrão e serviços diferenciados

Riviera Nayarit tem uma grande quantidade de hotéis classificados como AAA no México. Isso inclui três hotéis na categoria Cinco Diamantes, a do luxo total, de acordo com a classificação da Academia Americana de Ciências da Hospitalidade. Os estilos são variados. Há desde hotéis pequenos e intimistas a grandes redes internacionais, incluindo hotéis-butique.  Ou seja, tem opções para todos os estilos e na grande maioria deles funciona o sistema all inclusive.

As acomodações em geral têm espaçosas varandas e vista para o mar ou áreas verdes. As áreas de recreação são muito amplas, com piscinas de frente para o mar, e contam com atividades para todas as idades. As instalações hoteleiras também dispõem de infraestrutura para sediar reuniões de negócios, convenções, exposições e eventos para grupos.

Para relaxar, a região oferece uma grande variedade de spas, com diferentes tipos de tratamento. Muitos deles ficam dentro dos grandes hotéis, mas há também centros independentes e locais mais isolados, verdadeiros refúgios naturais.

Atividades com requinte

Para os amantes do golfe e do polo a Riviera Nayarit é um lugar privilegiado. Com  magníficas vistas do mar, baías, estuários, a vegetação tropical e a Sierra Madre, em meio a um clima agradável na maior parte do ano os turistas possuem opções variadas de categoria mundial.

Para aqueles que preferem velejar e pescar, estas são atividades que certamente irão proporcionar experiências prazerosas na costa de Nayarit, o que explica a localização, ali, da maior marina do México. A Marina Riviera Nayarit, em La Cruz de Huanacaxtle, tem 341 deques para iates. Também são oferecidos aos turistas passeios curtos de barco ou excursões ao longo da costa, com paradas para mergulho ou tour para acompanhar o pôr do sol no Pacífico.

A costa de Nayarit atrai também os amantes da pesca esportiva em razão da grande variedade de espécies no litoral.

[easyrotator]erf_45_1371771415/erc_19_1371772427[/easyrotator]

Natureza exuberante com  golfinhos, tartarugas, baleias e pássaros

Entre os passeios que mais encantam os turistas certamente o nado com os golfinhos e o encontro com lobos marinhos são experiências únicas. Depois de uma breve aula, o visitante entra na água para familiarizar-se e interagir com eles. Outro atrativo é a observação de baleias de meados de dezembro até o fim de março. Os pássaros da região são também motivo de deslumbramento. Há cerca de 350 espécies de aves nativas e migratórias nas florestas, montanhas, lagoas e mangues. Um dos principais pontos de partida das excursões é a histórica cidade de San Blas.

tartarugaA eclosão de tartarugas é outro momento muito especial para os visitantes que acontece entre junho e dezembro onde centenas de tartarugas marinhas chegam às praias locais – de Boca de Teacapan a Nuevo Vallarta, desde as praias mais remotas até aquelas que abrigam os mais luxuosos hotéis.

Com um pouco de sorte é possível encontrar as tartarugas gigantes. Essa simples experiência não pode ser perdida e, em muitos casos, tudo o que se tem que fazer é ficar acordado durante a noite e, a alguns passos do seu quarto, observar como as tartarugas desovam.

Acredite em mim, nada se compara a testemunhar o começo da luta pela sobrevivência destas pequenas espécies de tamanha fragilidade. E esse é só o começo da jornada para essas pequenas criaturas que terão de superar todos os obstáculos para atingir a idade adulta.

O Estado de Nayarit é um dos lugares que garantem ao México sua fama de um dos países de paisagens e cultura mais ricas e diversificadas no planeta. Que tal aproveitar para explorar a região com um passeio diferente a cada dia ao longo da costa, no interior ou mesmo nos estados vizinhos? Confira os principais lugares para você conhecer:

Nuevo Vallarta – Tem as praias mais extensas e largas da costa da baía, campos de golfe, marinas, um centro comercial, dois aquários de golfinhos e um parque aquático.

Bucerías – Povoado que reflete a cultura genuína mexicana, com suas ruas e calçadas de pedra. A praça principal fica a poucos metros da Praia.

La Cruz de Huanacaxtle – Tradicional povoado pesqueiro, hoje com infraestrutura moderna, incluindo a maior marina do México.

Punta Mita – Lugar histórico das antigas tribos Huicholes. A beleza do lugar foi o fator decisivo que atraiu grandes redes de hotéis de luxo e campos de golfe de nível internacional.

Islas Marietas – A ilha abriga espécies de aves ameaçadas de extinção e recifes de corais que atraem mergulhadores do mundo todo, dada a grande variedade e beleza das espécies marinhas, incluindo a possibilidade de se avistar a arraia gigante, que pode alcançar mais de oito metros de envergadura. A região foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco.

Sayulita – Reconhecida internacionalmente como lugar especial para a prática de surfe, tanto que todo mês de dezembro abriga um campeonato internacional de surfe

San Francisco – Pequeno povoado junto ao mar. Destaca-se pela prática do polo, passeios a cavalo, mergulho, alpinismo e excursões na selva.

Lo de Marcos – Praia ampla e quase deserta, atmosfera tipicamente mexicana, com ótima comida regional.

Rincón de Guayabitos – Definida como a Pérola Escondida e apresenta moderna infraestrutura, cenários tradicionais e uma excelente opção para pesca e mergulho.

San Blas – Destino de beleza natural que se une a um grande acervo cultural, resultado de sua história marcada por expedições de piratas, conquistas coloniais e a luta pela independência do México. Praias desertas de águas tranquilas, floresta tropical e belas vistas panorâmicas são ideais para quem curte ecoturismo.

Parque Nacional de la Tovara – Um santuário de aves em um hábitat natural de mangues no Pacífico. Embarcações típicas levam os visitantes a passeios pelos mangues, onde podem ver crocodilos, tartarugas e outras espécies.

Isla Mexcaltitan – Considerado o berço da civilização azteca, a ilha é denominada a Veneza mexicana.

Santa María del Oro – A área tem uma grande diversidade de flora e fauna e uma das igrejas mais antigas do México, a Igreja de la Ascensión, construída em 1594.

Los Toriles – Zona arqueológica mais importante do Estado. Ali estão construções cerimoniais pré-hispânicas que teriam sido erguidas ao redor de 650 A.C, entre as quais a pirâmide circular, dedicada ao sol e à lua.

Gastronomia, Cultura e Tradição

Riviera-Nayarit_Gastronomia2A culinária de Nayarit tem na sua base os peixes, ostras, camarões, enfim, frutos do mar de uma costa com rica diversidade. A região também é conhecida pelos molhos apimentados que acompanham os pratos, pelos ceviches, enchilhadas, sopas de camarões e doces de frutas regionais.

Quem quiser mergulhar na história e cultura do Estado de Nayarit tem a oportunidade de visitar cidades com construções do período colonial, como San Blas e Santa María del Oro, sítios arqueológicos e um povoado indígena. Os índios Huichol, do Estado de Nayarit, um grupo étnico que vive nas montanhas da Sierra Madre, escaparam do período da conquista espanhola e foram pouco influenciados pela cultura mexicana. É uma das poucas tribos da América do Norte que ainda mantêm seus rituais, crenças e idioma.

Como chegar a Riviera Nayarit:

A Aeroméxico (www.aeromexico.com) mantém sete voos semanais a partir de São Paulo com destino à Cidade do México. Da capital mexicana parte uma série de voos diários rumo a Puerto Vallarta – distante apenas 15 minutos do centro de Riviera Nayarit.

Outra alternativa é a Copa Airlines (www.copaair.com), com 74 frequências semanais para a Cidade do Panamá. De lá, a companhia aérea panamenha estabelece conexões imediatas para Cidade do México e também Guadalajara, de onde partem voos diários rumo a Puerto Vallarta.

RivieraNayarit_Romance

Com tantas opções de lazer, é praticamente impossível não encontrar a “SUA” Riviera Nayarit. Não perca tempo, procure um bom agente de viagens,  monte seu roteiro personalizado e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *