Negócios & Serviços

Vigília e Missa de Encerramento da JMJ 2013 serão em Copacabana

Por causa do mau tempo no Rio de Janeiro, a Missa de Encerramento e Vigília foram transferidas para a Praia de Copacabana. De acordo com Dom Orani, Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), a chuva e o frio tornaram as atividades em Guaratiba inviáveis.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou em nota oficial a transferência. Segundo ele, a decisão foi tomada após as fortes chuvas dos últimos dias, que deixaram o local sem condições de receber os peregrinos.

A peregrinação estava prevista para ocorrer em um terreno de mais de um milhão de metros quadrados em Guaratiba, na Zona Oeste, mas foi transferida devido ao alagamento do terreno devido às chuvas desta semana. O roteiro de peregrinação começa às 07h de sábado, com saída da Central do Brasil, na Avenida Presidente Vargas, e segue pela Avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Avenida Lauro Sodré até Copacabana, pelo túnel novo, e a chegada na Princesa Isabel. Segundo Eduardo Paes, a manutenção da peregrinação foi um pedido dos organizadores do evento, já que se trata de uma tradição. O percurso da Central do Brasil até Copacabana será feito pela Avenida Presidente Vargas e pelo Aterro do Flamengo, num corredor em que será disponibilizada a mesma infraestrutura que haveria em Guaratiba, como postos de atendimento médico e hidratação.

“Para o peregrino que vier da Central do Brasil, nós vamos criar um corredor pela Avenida Presidente Vargas, pelo parque do Flamengo, para aqueles que querem caminhar até a vigília em Copacabana”, disse o prefeito Eduardo Paes.

As mudanças foram recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde e Proteção da Criança e Adolescente. Os horários das atividades que encerrarão a JMJ Rio2013 permanecem os mesmos. De acordo com o prefeito do Rio, toda a estrutura de transporte que levaria os participantes da jornada ao local de início da peregrinação em Guaratiba será mantida no sentido inverso, para levar os jovens hospedados na Zona Oeste até a Central do Brasil. Haverá trens saindo de Santa Cruz e Campo Grande em direção à Central e o BRT Transoeste levará os peregrinos até o Terminal Alvorada, na Barra, de onde sairão outros ônibus. O prefeito disse que a decisão de cancelar a vigília em Guaratiba foi um momento triste da Jornada, porque seria uma oportunidade de fazer um grande evento internacional na Zona Oeste da cidade.

Papa-Francisco-celebrando-missa-em-Aparecida

Segue a nota oficial do COL da JMJ Rio2013:

O Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (COL) informa que, devido às condições climáticas, os eventos programados para o Campus Fidei, em Guaratiba, serão realizados na praia de Copacabana. Diferentemente do que aconteceria em Campus Fidei, onde os participantes passariam toda a noite em vigília, em Copacabana a programação será encerrada após a Vigília de Oração com o Papa Francisco (prevista para começar no sábado, 27, às 19h30) e retornará no domingo, 28, às 10h, com a presença do pontífice.

“Foi uma decisão difícil, mas responsável, pensando sempre na segurança do nosso peregrino. Copacabana sempre foi o nosso plano B, que agora teremos que colocar em prática. Quem está no Rio de Janeiro sente o que a JMJ trouxe. Que a JMJ continue alegre e feliz”, disse Dom Paulo Cezar Costa, vice-presidente do COL.

Recomendados pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde, proteção da criança e adolescente, ouvindo pedidos de bispos e grupos jovens decidiu-se fazer todas as celebrações da JMJ Rio2013 em Copacabana. Devido a chuva e frio, Guaratiba tornou-se inviável. Os horários permanecem os mesmos e posteriormente daremos orientações práticas de como acontecerão os eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *