Dicas & Destinos

Natureza, arte, cultura e gastronomia – Niterói tem isso e muito mais


De Niemeyer a ecoturismo e cerveja artesanal, região combina recantos naturais com novas opções de cultura, arte e gastronomia

 

Para os turistas que visitam o Rio de Janeiro, uma nova opção de turismo próximo á capital Fluminense se apresenta como  um dos mais ecléticos pontos turísticos do estado. Atributos culturais, arquitetônicos e gastronômicos somam-se a paisagens que subvertem a folclórica provocação de que “a vista pro Rio é o melhor”.

Apreciar os traços de Oscar Niemeyer lá expostos já seria suficiente para conhecer melhor Niterói, a segunda cidade com a maior quantidade de obras do arquiteto. (Perde só, claro, para a projetada Brasília.) À beira-mar, o Caminho Niemeyer conduz a um mergulho em arte, cultura, história. O Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, reinaugurado há pouco tempo, reúne informações sobre a cidade e o estado do Rio digitalizadas em arquivos fotográficos e em papel.

MAC-Niterói

Ainda pela orla, avista-se o Museu de Arte Contemporânea. Qual uma flor, o MAC nasce do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio. Sem dúvida uma das obras mais enigmáticas e que diverte e aflora a imaginação das crianças ao compará-lo com um “disco voador” pousado na beira do mirante.

Ainda pela região do Ingá seguindo até Jurujuba podemos encontrar de vários museus até fortes e fortalezas.

A região oceânica é outro programa obrigatório. Desde as águas calmas e azuladas da praia de Itaipu, que também abriga o Museu de Arqueologia e a pequena vila de pescadores, contrastando com as modernas casas de veraneio, até as marés mais agitadas de Itacoatiara, famosa pelos campeonatos de surfe, e da praia de Camboinhas, onde as águas transparentes costumam fazer a alegria da criançada.

Niterói_opt

Camboinhas conserva-se um recanto de tranquilidade a cerca de 10 quilômetros do centro de Niterói. Apesar do perfil bucólico, este oásis urbano apresenta uma infraestrutura satisfatória para quem planeja mais do que um rápido passeio. No hotel Quality, o principal daquela área, a proximidade com a praia é reforçada de conveniências voltadas ao bem-estar. Dentro do complexo Tio Sam, o hotel divide espaço com uma academia exclusiva que pode ser usada pelos hóspedes.

Valorizada por praticantes de surfe, kitesurfe e stand up paddle, a praia de Camboinhas também é reconhecida também pela variedade de quiosques. O quiosque do Baiano, um dos mais badalados, serve especialidades com caranguejo, iguaria muito apreciada na região.

Quem curte voo livre está bem servido na pista do Parque da Cidade com vistas de tirar o fôlego. Lá você poderá apreciar o lado da região Oceânica, a Serra da Tiririca, e também alguns pontos turísticos da cidade vizinha mais famosa, Rio de Janeiro.

Cervejaria-NOI

Para quem curte sentar-se em um local mais bacaninha, com um ambiente mais elegante, porém totalmente soft a dica é  a cervejaria Nói, dona da primeira cerveja artesanal de Niterói. Depois de acompanhar a produção da bebida, o visitante pode fazer uma degustação, onde são oferecidas pequenas doses da linha de produção. A minha dica é sentar-se com amigos e se render ás delicias como a Nói Nera (misto de chocolate e café no sabor) e a Nói Rossa que é uma versão da Red Irish Beer acompanhadas de comidinhas fantásticas.

Ficou curioso? Então passe pro lado de cá da ponte Rio-Niterói e aproveite tudo isso e muito mais.

 

Você pode gostar de ler também:

Os lindos Mirantes de Niterói – Você precisa conhecer

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *