Você é um VIAJANTE SANGUE BOM?

 

O processo da doação é simples e pode ser feito em diversos bancos de sangue, públicos e privados. Para participar, o cidadão deve comparecer a um banco de sangue, estar bem de saúde e possuir mais de 18 anos. Jovens com 16 e 17 anos também podem ser doadores, desde que apresentem consentimento dos responsáveis legais.

Quem for viajar, aproveite para fazer a sua doação de sangue, o processo de fracionamento da bolsa de sangue permite que até quatro vidas sejam salvas. A Doação de Sangue não custa nada e Salva Vidas.

A mobilização #ViajanteSangueBom é direcionada aos viajantes brasileiros, é uma campanha que visa estimular a doação de sangue sempre no retorno de suas viagens. Além de reservar o hotel e programar os passeios, acrescente a doação de sangue no seu check-list, “o que fazer”, “o que levar”, “quais passeios” e “doação de sangue”. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações principalmente no período em que a demanda por transfusão aumenta.

É possível doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

ViajanteSangueBom-mensagem01

O doador deve:

• Levar o documento oficial de identidade com foto.
• Estar bem de saúde.
• Ter entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos doadores com idade de 16 e 17 anos, com consentimento formal do responsável legal. Candidatos menores de 16 anos ou com mais de 68 anos poderão doar desde que passem por análise de um médico do local de doação e que a necessidade do ato seja justificável.
• Pesar mais de 50kg. Indivíduos com peso abaixo de 50kg podem ser aceitos, após avaliação médica.
• Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Intervalos para doação

• Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
• Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

E você é um VIAJANTE SANGUE BOM?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *