Dicas & Destinos

Novidades e passeios pelos Castelos do Vale do Loire

 

Sempre que pensamos em programar uma viagem pela primeira vez para a França, é praticamente impossível não se imaginar em um belo passeio pelos famosos castelos da região conhecida como Val de Loire. Para te ajudar, separamos algumas opções de passeios nos castelos, destacando novidades e eventos que acontecerão em alguns deles.

Chateau Royal de Blois - França

Chateau Royal de Blois – França

Château Royal de Blois

Mergulhe na vida da corte real durante a Renaissance – Siga a evolução e a história do castelo real de Blois ao longo dos séculos pilotando você mesmo projeções 3D em telas gigantes através de mesas interativas.

Entre pela primeira vez no gabinete do rei, 3 novas salas abertas ao público: você atravessará, entre outros,  o mirante dos jardins, um cômodo externo, que vos apresentará os antigos jardins reais de Blois.

Castelo de Chambord, França

Castelo de Chambord, França

Castelo de Chambord

Inscrito no patrimônio mundial da UNESCO, Chambord é o mais vasto dos castelos do Loire. A menos de 2h ao sul de Paris, Chambord oferece o maior parque florestal da Europa, de uma superfície equivalente à de Paris intramuros.

Novidades

Visita do castelo em português com guia de áudio e vídeo (1h30 de comentários). O visitante constrói seu percurso segundo seus desejos e tempo.

Os guias de áudio oferecem comentários sobre história, arquitetura e a vida do dia a dia nos diferentes espaços do monumento.

Os guias de vídeo oferecem uma versão clássica do guia de áudio enriquecido de conteúdos multimídia (imagens, sons e vídeo).

Os grupos ( a partir de 20 pessoas) podem almoçar no local mesmo em uma sala do castelo ou dentro de uma antiga fazenda do local. Diferentes fórmulas de refeições são propostas, do cardápio Buffet ao cardápio local.

Abertura durante a primavera de 2014 de jardins à inglesa e de uma nova caminhada em torno do canal. Maiores informações: https://chambord.org/

Chateau de Chaumont - França

Chateau de Chaumont – França

Chaumont/Loire

Primeiro Centro de Artes e de natureza, o domínio de Chaumont-sur-Loire convida fotógrafos e artistas plásticos para um encontro com o espírito do lugar.

Depois de Jannis Kounellis e Sarkis, será a vez do grande artista mexicano Gabriel Orozco, convidado a ‘morar’ no castelo de Chaumont-sur-Loire durante 3 anos.

O local acolherá igualmente obras do artista brasileiro Henrique Oliveira, do britânico Chris Drury, do grande mágico dos números Miguel Chevalier…

Para sua 23ª edição o festival dos jardins aborda o tema “Jardins dos pecados capitais”.

Em 2014, o castelo será objeto de iluminações suntuosas, de um novo percurso de visita e de um guia multimídia interativo em 10 linguas.

Anote as datas para se programar:

Centro de arte e natureza: 5/04 ao 02/11/14

Festival dos jardins: 24/04 ao 02/11/14

Chateau Chenonceau - França

Chateau Chenonceau – França

Chenonceau revela seus tesouros perdidos

Uma harmonia perfeita, uma arquitetura única e reconhecida no mundo inteiro… Obra de arte da Renaissance, o Castelo de Chenonceau é excepcional pela riqueza de sua história. Construído e protegido por mulheres ilustres, a marca feminina está presente por todos os lados. Foi a Rainha Catherine de Medicis que construiu, na Ponte de Diane, a galeria de dois andares diretamente inspirada de sua Ponte Vecchio natal. Com a ajuda de uma brochura em português, Chenonceau propõe aos seus visitantes enriquecer seu conhecimento sobre a história do castelo através da descoberta de Galerias:

Galeria Médicis revela uma coleção inédita de obras de arte que permitem melhor entender as etapas da construção e os fatos marcantes da rica historia do castelo. “Uma retrospectiva ilustrada pelos novos pontos de vista da personalidade das seis ‘Damas”, notáveis e corajosas, que cuidaram desse monumento tão especial…

Galeria dos ‘Dômes’, focada na história contemporânea do Castelo de Chenonceau, comemora o período da 1ª guerra Mundial junto com o Hospital Militar, instalado no monumento de 1914 a 1918.

Galeria dos ‘Attelages’, excelente celeiro da Fazendo do século XVI, apresenta um conjunto de carruagens, ferramentas e oficinas associadas.

Château du Clos-Lucé - França

Château du Clos-Lucé – França

Château du Clos Lucé – Parc Leonardo da Vinci

A vida diária de Leonardo da Vinci, 40 das suas fabulosas máquinas

O Castelo de Clos Lucé apresenta um conjunto das ‘intuições’ de Leonardo da Vinci. Conheça seu quarto totalmente reformado, sua cozinha, a sala de reuniões, a capela pintada por seus discípulos, além de 40 das suas invenções militares, de urbanismo, de mecânica, de máquinas voadoras e de hidráulica. Existem 6 animações para ajudar a entender melhor o funcionamento de suas invenções.

O Parque da Vinci: um percurso paisagístico no passo de Leonardo da Vinci

Ao longo de uma caminhada, os visitantes descobrirão as fontes de inspiração de Leonardo da Vinci. Graças a 20 máquinas e 40 telas gigantes representando os detalhes das pinturas de Leonardo da Vinci, o visitante mergulha no coração da inspiração deste gênio.

O Castelo de Clos Lucé da vida aos desenhos botânicos, aos estudos geológicos e hidrodinâmicos e às paisagens de Leonardo da Vinci. A ponte de dois andares, imaginada pelo Mestre é um convite à caminhada ao meio das paisagens, das plantas e das cascatas que ele admirou aqui mesmo.

Como você pode ver, a região está repleta de opções para que seus dias sejam totalmente especiais neste que é um dos mais famosos ‘vales’ do mundo.

Aproveite bastante e ótima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *