Variedades & Tecnologia

A alegria do artesanato de Porto de Galinhas

Verdadeiras obras de arte são produzidas pelos artesãos locais

Galinhas de Porto de Galinhas

Quem chega a “Porto”, como é carinhosamente conhecida a charmosa vila de Porto de Galinhas, logo se depara com simpáticas galinhas de todos os tipos, cores, tamanhos e texturas diferentes em exposição nas vitrines e estabelecimentos comerciais da região.

Certamente você já se perguntou por que a vila tem esse nome e por que as famosas galinhas viraram seu símbolo? Para dar uma bela explicação, Carcará, um dos mais populares artesãos da região responde. “O local, situado no município de Ipojuca, era um antigo ponto clandestino de comercialização de escravos. Eles eram transportados escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola, motivo pelo qual sua chegada era anunciada com o grito tem galinha nova no porto. Por isso, a então praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.” O artesão, nascido no Piauí e criado em Olinda, procurou substituir a tristeza do passado da região, com a intenção de valorizar uma parte lúdica da história para criar uma identidade visual para o balneário e nos presenteia até hoje com sua arte nas galinhas alegres e festivas espalhadas na vila esculpidas em raiz do coqueiro, marcas registradas do quinto destino de lazer mais visitado do Brasil.

A arte ajuda a contar histórias dos diferentes povos e de grandes artistas do país e estrangeiros. Misturando história, cultura e raça, cada localidade dispõe de um patrimônio de grande valor. Em Porto de Galinhas não é diferente e a criatividade e originalidade dos artesões é de encantar. Não existe a possibilidade de não notar que a galinha é a fonte de inspiração do artesanato nativo. Os artesãos expressam o símbolo do balneário em diferentes enfeites, que podem ser de cerâmica, crochê, papel machê, madeira, raízes, terracota, fibras e em tecidos de bolinha, chita ou pintadas à mão, de todos os tamanhos (tem até de 1,60 m!) com as mais variadas ‘poses’ e para os mais variados ‘bolsos’.

Porto de Galinhas

O quinto destino mais visitado do país e o primeiro do Estado de Pernambuco, apresenta uma oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, o destino oferece esportes náuticos, uma gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento. Por dez anos consecutivos, Porto de Galinhas foi considerada a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. E nos dois anos anteriores, conquistou o Top of Mind entre as praias do País.

Quer conhecer um pouco mais sobre a região de Porto de Galinhas?

Leia: Porto de Galinhas – praias, gastronomia, natureza, arte e muito mais

Confira em nossa FanPage o álbum Porto de Galinhas  com várias fotos sobre nossa viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *