Dicas & Destinos

A exuberância da Gruta do Lago Azul em Bonito

Bonito, o principal destino ecológico do estado do Mato Grosso do Sul, é cercado por várias opções que permitem que o turista se envolva totalmente com a natureza. Conhecido mundialmente por suas águas cristalinas, Bonito está cercada por montanhas e formações rochosas milenares que encantam os visitantes.

A cidade está localizada em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, onde a formação rochosa básica é o calcário. Ao todo, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas.

BONITO/MS - FOTO: ICHIRO GUERRA

BONITO/MS – FOTO: ICHIRO GUERRA

As cavernas em Bonito são úmidas, sendo que algumas possuem lagos em seu interior. A mais famosa delas é a Gruta do Lago Azul, que fica há 20 km do centro de Bonito. Um dos lugares imperdíveis e que todo turista deve conhecer. O passeio faz um super sucesso. Sua formação é o que mais chama atenção do teto ao piso já que estão apinhados de espeleotemas de várias formas e tamanhos diferentes.

Curiosidades sobre a gruta

Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos – como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante – que viveram durante o período geológico do Pleistoceno mais ou menos há 6.000 e 10.000 anos atrás.

GRUTA DO LAGO AZUL - BONITO/MS - FOTO: ICHIRO GUERRA

GRUTA DO LAGO AZUL – BONITO/MS – FOTO: ICHIRO GUERRA

Durante a trilha de acesso já se pode apreciar o verde da região, mas quando você chega à da gruta, ela mostra toda sua exuberância. O lago que fica 100 metros abaixo da entrada da gruta tem águas intensamente azuladas e sua profundidade é estimada em 90 m.

O passeio à Gruta do Lago Azul dura pouco mais de uma hora e meia e é orientado por guias que vão informando e explicando tudo sobre a formação e a história do lugar. Vale ressaltar que a sede do passeio oferece uma boa estrutura com banheiros, cantina, e claro, lojinha de lembranças para levar para casa e amigos. Boa viagem!!

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *