Dicas & Destinos

Tiradentes imperdível e surpreendente como sempre

Minas Gerais é um estado que não deixa dúvidas sobre sua importância e valor histórico no nosso país, isso é fato inegável. Inegável também é que suas cidades do interior são além de extremamente charmosas e aconchegantes, uma excelente opção para viajar e aproveitar o melhor estilo slow motion de viver.

Tiradentes

Fundada em 1702 por bandeirantes paulistas que descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, Tiradentes, na época um pequeno vilarejo, cresceu junto com esta exploração muito comum no Brasil.

Com localização estratégica, Tiradentes herdou desta fase de mineração belas igrejas, capelas e outras construções decoradas com o que havia de melhor e mais precioso na cidade, grande parte em estilo barroco e rococó. Entre as obras mais famosas, preciso destacar o risco da fachada da Matriz de Santo Antônio, o último feito pelo mestre Aleijadinho em 1810.

Matriz de Santo Antônio

Depois da decadência do ouro no início do século XIX, a cidade para no tempo. Você sabia que Tiradentes já foi uma das cidades mais violentas do Brasil na época colonial? Cenário que não lembra em absolutamente nada a cidade que vemos hoje. Já esquecida, Tiradentes já não faz mais parte dos interesses de ninguém, o que hoje é visto como fator fundamental para a preservação de suas construções históricas.

Com a proclamação da República, o município finalmente recebe o nome de Tiradentes, agora considerado herói da Inconfidência Mineira. Mais tarde, em 1924, a visita de intelectuais da Semana de Arte Moderna dá início à redescoberta da cidade. Esse processo tem seu auge em 1938, quando o conjunto arquitetônico de Tiradentes é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Beco do Zé Moura

Tiradentes é muito mais que uma simples opção de viagem para curtir história e muita cultura. Com uma gastronomia riquíssima, recheada de bons restaurantes, uma estrutura hoteleira bem variada para atender todos os perfis e bolsos dos visitantes a cidade conta com a ajuda especial de um grupo de empresários que se reuniu para oferecer ao turista um local onde ele possa se informar mais sobre opções de passeios, restaurantes, lojas, inclusive com dicas sobre o que fazer no entorno da região. O Grupo Tiradentes Mais agora conta com um espaço totalmente dedicado à informação para o turista.

Tiradentes mais

O Grupo Tiradentes mais é uma reunião de empresários dos setores turístico, gastronômico, comercial e hoteleiro da região que abraçaram a missão de promover Tiradentes como um destino turístico variado, privilegiado com muita cultura, natureza e uma população extremamente acolhedora, tornando a cidade uma excelente opção de viagem.

Eu, estive na cidade em Abril deste ano, desta vez a convite do Grupo Tiradentes Mais e pude constatar tudo que vem evoluindo gradativamente na região. Na ocasião, participei inclusive do lançamento do Centro de Atendimento ao Turista Tiradentes Mais onde vários representantes da imprensa puderam conhecer melhor o projeto.

Passear pelas ruas de Tiradentes é sempre uma delícia, no mais completo sentido. Eu sou uma formiguinha assumida e não resisti aos doces da Flor de Lótus. Tratei de comprar todas as minhas guloseimas logo no segundo dia.

Flor de Lótus

Se você não vai ter muito tempo para ficar na região, não deixe de visitar alguns lugares imperdíveis:

– Centro Histórico: Aqui você irá caminhar por ruas repletas de muita história e curiosidades
– Matriz de Santo Antônio : A igreja além de possuir fachada de Aleijadinho, um antigo relógio de sol e um órgão de 1788 restaurado, ainda conta com 482 kg de ouro em seu interior.
– Museu da Liturgia: Encontre mais de 400 obras de arte sacra do século XVIII ao século XX que são utilizadas em festejos tradicionais constantemente, além de todo um material multimídia com explicações fantásticas sobre a cultura da região.
– Chafariz de São José de Botas: Local que abastecia a cidade, o chafariz de 1749 possui arquitetura incomum para a época devido ao seu tamanho exagerado.
– Largo das Forras: Local ideal para descansar um pouco e se dedicar ao ócio, ao “fazer nada” pelo menos por um tempinho. Aproveite para fazer um passeio de charrete (elas saem de lá) e conhecer um pouco mais a região.
– Maria Fumaça: Indiscutivelmente o passeio que classifico como o símbolo da cidade. Ir a Tiradentes e não passear de Maria Fumaça é realmente uma pena. Arrume um tempinho e agende seu passeio, você vai ver que vale a pena.

Restaurante Pau de Angu

A gastronomia de Tiradentes é extremamente rica e saborosa. Não deixe de se entregar á gula enquanto estiver por lá. Conheci restaurantes fantásticos como o Restaurante Padre Toledo, Pau de Angu, Templário e Estalagem do sabor. Todos com pratos para comer rezando e agradecer a Deus por tamanhas delícias.

Marcas Mineiras

Para quem gosta de artesanato, estamos falando do lugar certo. Diversas lojinhas com muitos produtos confeccionados pelos artesãos da região estão espalhadas nos quatro cantos de Tiradentes. Algumas são tão pequeninas e escondidinhas que só prestando muita atenção para encontrá-las, outras são mais destacadas e chiquérrimas. Não importa, tem pra todo mundo. Uma das que mais gostei de conhecer foi a Marcas Mineiras que além de loja com produtos locais, possui um café com algumas delícias para degustar.

No caminho da Maria Fumaça de Tiradentes

Tiradentes continua sendo imperdível, como sempre, se transformando, como sempre e nos surpreendendo como sempre. E agora, pra onde você vai na sua próxima viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *