Gastronomia etc.

Rio Wine and Food Festival acontecerá em Setembro

Evento chega à sua segunda edição promovendo o Rio de Janeiro através do vinho e gastronomia

Vinho

Após o sucesso em 2013, o Rio de janeiro recebe novamente o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL (RWFF), entre os dias 15 e 21 de setembro. O projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida. Durante os sete dias do festival, haverá eventos em toda a cidade, da zona norte à zona sul, desde o mais chique restaurante até o mais carioca dos botecos.

A abertura será no hotel Copacabana Palace, com um jantar, onde será anunciado o melhor Sommelier do Ano. Os convidados também conhecerão a personalidade, o produtor e a revelação do ano. Ao longo da semana haverá o seminário “Vinho & Mercado”, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. “A procura no ano passado foi tanta que as vagas se esgotaram rapidamente. Por isso, em 2014 faremos dois dias”, explica Marcelo Copello, um dos idealizadores do RWFF e sócio da Baco Multimídia.

O movimento “Rolha Zero” não poderia faltar e este ano deverá contar com a adesão de mais de uma centena de estabelecimentos. Os clientes não pagam taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante a semana do festival.

Rio Wine and Food Festival_crédito Lia Soares (3)O tradicional Leilão Beneficente também marcará a semana. “Fizemos uma seleção muito especial de rótulos e temos certeza que, assim como na primeira edição, angariaremos uma quantia bastante significativa para doação”, comenta Sergio Queiroz, também mentor do RWFF.

Uma das novidades para 2014 é uma feira de vinhos, que acontece no clube Piraquê, na Lagoa. Nos moldes tradicionais, visa aquecer o mercado brasileiro, especialmente com a presença de representantes de produtores internacionais.

Outra ação inédita é o Rolha Viva, iniciativa da organização do Rio Wine and Food Festival para a reciclagem de rolhas com ONGs. A APCOR, Associação Portuguesa de Cortiça abraçou a ideia. Um de seus principais consultores, o enófilo brasileiro Carlos Cabral, palestrará sobre a importância das rolhas de cortiça, mais confiável peça para vedação de garrafas de vinho e com a vantagem de ser um produto s#Enoustentável.

Além da programação base, fazem parte do evento um concurso de melhor sommelier do Ano, em parceria com a ABS-Rio, palestras, jantares harmonizados, presença de chefs internacionais convidados, degustações (incluindo provas de vinhos raros), promoções em lojas, bares, restaurantes, supermercados. E, segundo a organização do festival, muitas surpresas ainda serão anunciadas nos próximos meses.

Confira a agenda completa em www.riowineandfoodfestival.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *