Descubra Portugal

Os principais bairros de Lisboa e seus atrativos

Por Naira Amorelli

Passear por Lisboa é muito simples já que a cidade é bem sinalizada, suas avenidas principais são bem amplas e tradicionalmente a cidade possui uma luz toda especial, seja de dia com a luz do sol se espalhando e refletindo, ou de noite com a iluminação pública. Mesmo assim, não custa nada dar uma forcinha e fazer um apanhado geral sobre as características de alguns bairros para você se organizar mais rapidamente na hora de planejar seus passeios. A intenção aqui é somente dar algumas dicas sobre o que vai encontrar em cada bairro e não montar um roteiro baseado nesta ordem, ok.

Os principais bairros geralmente ficam muito próximos uns aos outros, mas mesmo assim, é capaz de encontrarmos grandes diferenças entre eles apesar desta proximidade. Aqui vão alguns imperdíveis:

Fado1

 

Alfama, Castelo e Graça

A alma Lisboeta está em Alfama. Aqui encontramos muitas igrejas e é a região onde ocorrem as festividades dos “santos populares”, festa tradicional lisboeta. Aqui o Fado tem sua morada muito bem preservada pela população local com as tradicionais casas de Fado e o Museu do Fado. Encontramos também muitas lojas e tascas preservadas. Caminhando pelo labirinto de ruas estreitas chegamos até uma das mais lindas vistas de Lisboa e do Tejo: o afamado Castelo de São Jorge, que já faz parte do imaginário de todo turista que chega á cidade.

Castelo

Castelo de São Jorge

Na Graça, o Miradouro (mirante) é um dos lugares mais românticos e inspiradores e possui obviamente uma linda vista da cidade. Em são Vicente de Fora, no Campo de Santa Clara, acontece a Feira da Ladra com barraquinhas vendendo produtos usados de todo tipo.

Baixa e Chiado

A Baixa é o bairro das memórias, preservado pelo comércio tradicional e animado por muitos cafés e artistas de rua. É nesta região que encontramos a Praça do Comércio, o Terreiro do Paço e o Arco Triunfal. No Chiado encontramos pontos de referência como a Praça Luis de Camões, a Rua Garret com sua moda efervescente, muitas lojinhas e galerias de arte. No largo do Chiado encontramos o famoso Café A Brasileira com a estátua de Fernando Pessoa. Não deixe de tirar sua foto. Aqui costumamos encontrar muitos turistas, já que é um dos bairros mais famosos de Lisboa. Você vai encontrar aqui também o Museu do Chiado.

Rua Augusta Arch_01

Arco Triunfal

Bairro Alto, Príncipe Real e São Bento

No Bairro Alto encontramos diversas lojinhas tradicionais que já fazem parte da cultura de Lisboa lado a lado com lojas mais moderninhas e alternativas. É neste bairro que encontramos grandes contrastes. Durante o dia uma atmosfera romântica e serena flutua na região, e á noite transforma-se em um centro boêmio de bares e restaurantes.

Lisboa (2)

Lojinhas de rua

Príncipe Real já é um lugar mais pomposo, clássico, que atraiu para a região boutiques, galerias de arte e ateliês à volta de um jardim centenário.

Em São Bento, encontramos muitas lojas de antiguidades e o edifício do Parlamento.

Liberdade

É na Avenida da Liberdade que encontramos as maiores grifes mundiais concentradas em um só lugar. As elegantes e sofisticadas vitrines das grandes marcas de luxo iluminam a região. Prepare sua carteira!

Alvalade e Avenidas Novas

Por conta de um grande crescimento urbano no final do século dezenove, esses bairros possuem amplas avenidas com calçadas largas e arquitetura sóbria. Nesta região tudo se encontra muito perto e é uma região ideal para passeios e compras. Aqui encontramos também a Fundação Calouste Gulbenkian, com seu magnífico edifício, museu e  jardim, um dos grandes ícones culturais de Lisboa.

Lisboa (46)

Mosteiro dos Jerônimos

Belém

Belém é sem dúvida alguma a região mais representativa de Lisboa nas suas tradições e raízes. Foi daqui que partiram as grandes embarcações em busca de novas conquistas. Tradicionalmente exaltada como a região dos Descobrimentos. É parada obrigatória de todo turista

Torre_de_Belém_1

Vista do alto da Torre de Belém

Aqui encontramos o Mosteiro dos Jerônimos, a Igreja de Belém, Museu da Marinha, Museu de Arqueologia, Museu Nacional do Coches, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Centro Cultural de Belém e claro a tradicional e mundialmente conhecida fábrica dos deliciosos Pastéis de Belém. Confesso que esta é a região que mais adoro em Lisboa. Para aproveitar bem, dedique ao menos um dia inteiro para percorrer toda a região com calma.

Parque das Nações

Parque das Nações

Parque das Nações

Bem à beira do Rio Tejo nasceu uma Lisboa totalmente moderna, contemporânea. O Parque das Nações era uma região de indústrias e foi toda reconstruída para abrigar a EXPO 98. Ao longo de uma faixa de 5km à beira-rio o bairro destaca a modernidade da cidade com espaços de cultura, lazer, entretenimento e esportes projetadas por grandes nomes da arquitetura.

oceanário

Aqui encontramos o Oceanário de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento e o Shopping Vasco da Gama. Aproveite também para dar uma voltinha no teleférico e apreciar a vista de toda a região, do alto. Se preferir dar umas voltas de bicicleta, aqui também é uma ótima área por ser bastante ampla.

Lisboa (82)

Oceanário de Lisboa

Lisboa possui vários outros bairros, claro, nossa ideia aqui foi destacar apenas alguns que você realmente não pode deixar de visitar. Aproveite agora para se aventurar nas lindas, charmosas ou modernas ruas de Lisboa e se apaixonar ainda mais por esta vibrante e calorosa cidade.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *