Gastronomia etc.

Culinária Brasileira – nordeste

Por Naira Amorelli

A culinária brasileira é uma riqueza absurda de sabores. Quem nunca ficou babando ao se deparar com aquela super mesa de pratos típicos do nordeste por exemplo?  No interior dos estados, é comum o consumo de alimentos à base  de carnes de animais, como galinhas, bois, bodes e carneiros.  Podem ser servidos assados ou guisados, acompanhados de feijão, arroz, farofa e untados com manteiga de garrafa. Lá se aproveita de tudo. Entre os pratos mais apreciados estão arrumadinho, buchada, sarapatel, galinha de cabidela, carne de sol, chambaril, caldo de mocotó, cuscuz, charque (carne-seca), maxixada, rabada e dobradinha. Ufa!! Cansei só de citar alguns… Aliás, você sabia que o queijo coalho, que é fabricado somente no Nordeste, é feito artesanalmente pelas mãos dos sertanejos?

Bobó de camarão

Pratos à base de frutos do mar estão presente em praticamente todo o Nordeste, principalmente no litoral. Os peixes, camarões e lagostas costumam ser servidos fritos, ao molho ou em forma de  caldinho. Carne de crustáceos, como caranguejo, siri, aratu e guaiamum, são excelentes tira-gostos, muito comuns nas praias nordestinas, assim como mariscos, ostras e sururus.

Em Alagoas,  os frutos do mar são mais recorrentes, devido às suas diversas lagoas costeiras. Lá, um molusco chamado massunim se destaca,  com ele se prepara um excelente prato ao molho de coco.

Já o aratu é bem comum em Pernambuco. Aqui pelo sudeste encontramos muito facilmente o siri e o caranguejo, mas a carne destes crustáceos no nordeste são extremamente mais saborosas. Viu só, viajar também significa comer bem.

E os doces? São de lamber os dedos… É impossível citar apenas um que represente a Região. Em Pernambuco, por exemplo, o bolo de rolo é um ícone gastronômico, assim como o bolo Souza Leão e o de noiva, feito com ameixa.

bolo-de-rolo

Outra sobremesa nordestina tradicional é a cartola, muito famosa na Paraíba, uma união perfeita entre banana–prata frita, queijo coalho , canela em pó e açúcar. No interior dos estados, principalmente, encontra-se a famosa rapadura, além de mariola, quebra-queixo e doce de leite.

Em Alagoas tem bolo de goma, no Sergipe tem a queijadinha e no Piauí tem o Manauê. Cá pelo sudeste ainda temos o quindim, cocada, goiabada, marmelada, baba de moça e centenas de outros quitutes de dar água na boca.

Como você pôde conferir neste artigo, nossa culinário possui elementos extremamente ricos, curiosos e diversificados. Tenho certeza que alguns irão conquistar você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *