Dicas & Destinos

Descubra toda a magia da cultura e gastronomia do Peru

Peru é genuinamente conhecido no Brasil como um destino cultural. Também pudera: Machu Pichu, por si só, desperta o interesse de pessoas de todo tipo, independentemente da idade e do estilo do viajante. Mas, a PeruWeek, organizada pela Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERU) e pelo Escritório Comercial do Peru no Brasil, órgãos do Ministério de Comércio Exterior e Turismo daquele país, e lançada no dia 18, pretende desmistificar e apresentar toda a magia do Peru: da cultura à gastronomia.

A oportunidade é fantástica e serve como um ‘aperitivo’ para você conhecer mais sobre o país e decidir, definitivamente, a sua próxima viagem para lá. Primeiro porque, ao contrário da edição passada do evento, em que apenas 16 empresas participaram da ação, este ano, são mais de 60 parceiros (entre operadoras de turismo, companhias aéreas e restaurantes) que oferecerão promoções que envolvem o destino e a gastronomia peruana em 11 cidades brasileiras: São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Maceió, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Fortaleza e Salvador.

PeruWeek (1)

“Há 4 anos os operadores vêm acreditando no destino como atraente para o brasileiro. Mas os resultados expressivos da primeira edição da PeruWeek, realizada no ano passado,  estimularam que outros parceiros aderissem à campanha”, explicou, com exclusividade ao portal Embarque na Viagem,  a diretora do escritório comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa. “Além disso, o Ministério do Turismo peruano vem investindo fortemente na promoção do destino no Brasil, e isso aumenta a confiança dos operadores em nosso trabalho.”

Milagros Ochoa

Milagros Ochoa

Segundo Ochoa, em 2013, o turismo no Peru cresceu 14% em relação a 2012, número expressivo se comparado aos 5% de incremento no turismo mundial. “Também estamos fortalecendo o comércio bilateral com o Brasil, a partir de produtos como o Pisco, as azeitonas pretas, a quinoa e o nosso algodão, considerado o segundo melhor do mundo, perdendo apenas para o egípcio”, afirmou.

Se você, como eu, ficou surpreso com tanta novidade, mas quer mais informações sobre o destino, lá vai: em Lima, os cassinos são liberados. A infraestrutura hoteleira é de primeira linha. Há ótimos passeios de montanha. O céu é um dos mais estrelados e lindos do mundo. As pessoas, uma das mais receptivas. E tem voo disponível em qualquer dia, a partir de Guarulhos. Mas, o melhor eu ainda não contei: é a gastronomia!

Saudável e com requinte

A PeruWeek, que acontece de 18 a 30 de novembro, pretende divulgar, além da cultura, o alto potencial gastronômico da culinária peruana. Segundo o chef Pierre Sablich, do restaurante INKA, pioneiro em Belo Horizonte, o evento é a oportunidade que pessoas que gostam de experimentar novidades têm para conhecer, de forma acessível, outro tipo de gastronomia. “Em Belo Horizonte, tivemos de ultrapassar a resistência do mineiro em saborear diferentes pratos. Por isso, nosso cardápio também inclui alguma coisa da culinária japonesa”, comentou.

O chef peruano Luis Yagui, do 300 Cosmo Dining Room, de Porto Alegre, também está otimista com o evento. “Somos sucesso na cidade e queremos repetir esse resultado em nossa unidade de Jurerê Internacional (SC), que será inaugurada em 19 de dezembro”, anunciou.

Para o dono do Killa Novoandino, de SP, Georges Hutschinski, a culinária peruana ainda é pouco divulgada na capital paulistana. “Eventos como a PeruWeek definem bem quem são os restaurantes peruanos e servem para que as pessoas possam desmistificar preconceitos, como o de que a comida peruana é pouco sofisticada. E é exatamente o contrário!”, disse.

PeruWeek (4)

Delícias peruanas

Ficou curioso? Então veja alguns exemplos do que você poderá experimentar durante a PeruWeek:

Peixe cru não é sinônimo de comida japonesa. E, com os temperinhos peruanos, pode ser uma entrada de deixar qualquer um com água na boca. O ceviche, geralmente um pescado de peixe branco cru, vem marinado em suco de limão ou lima ou outro cítrico, acompanhado com cebola, salsa e pimenta. Pode ser servido com pipoca de milho gigante torrado – outra iguaria genuinamente peruana, e que dá um jeito exótico e divertido ao prato.

A quinoa, por sua vez, já caiu no gosto dos brasileiros por suas propriedades funcionais: é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo, portanto, uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Na gastronomia peruana, pode substituir o arroz num inusitado ‘tacu-tacu’, prato típico em que, geralmente, se aproveita sobras de arroz e feijão para se fazer uma tortilla. Servido com filé mignon, o tacu tacu de quinoa pode ser uma combinação inusitada, porém gostosa.

PeruWeek (5)

A caipirinha de Pisco também deve fazer sucesso entre os brasileiros: bem mais suave que a bebida feita com a cachaça, ela é ideal para o nosso verão!

PeruWeek (3)

Gostou? Então aproveite a PeruWeek, que acontece até dia 30 de novembro. Com certeza você vai se surpreender e vivenciar uma experiência incrível. E, quem sabe, se animar para viajar nas próximas férias até esse país encantador.

Outras informações sobre a PeruWeek e restaurantes participantes disponíveis no site: peru.travel/peruweekbrasil.

Por Juliana Tavares – jornalista, fundadora da J2 Comunicação, empreendedora e adora novidades que possam tornar o mundo um lugar melhor pra viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *