Variedades & Tecnologia

Conheça alguns dos mais belos projetos arquitetônicos do mundo

De todos, os profissionais, com certeza o arquiteto é um dos mais responsáveis pelas transformações na vida das pessoas. Isso porque um projeto arquitetônico é capaz de mudar a forma como as pessoas se organizam no seu dia a dia, o funcionamento de cidades e até o modo de agir em sociedade sofre influência da arquitetura.

Dentre os mais variados nichos de atuação, o que chama a atenção, não só pelas suas dimensões, mas também pela beleza e imponência que trazem para as cidades, são os prédios. Dos mais variados tamanhos e formatos, essa construção arquitetônica cada vez mais comum nas grandes cidades ao redor do globo e algumas tornam-se verdadeiros cartões-postais, trazendo mais graça e personalidade para a região.

Além de cumprirem a função primária de abrigo, alguns prédios são verdadeiras obras de arte e reforçam o poderio econômico de uma região, ou até mesmo de um país. Seja pelas alturas cada vez maiores ou pela imponência dos estilos de design ultramodernos e irreverentes, essas obras da arquitetura apresentam sua relevância perante a sociedade.

World Architecture Festival

Considerado o maior festival de arquitetura do mundo o WAF (World Architecture Festival) premiou, entre os dias 4 e 6 de novembro, em Singapura, os prédios mais incríveis do mundo deste ano. Já em sua oitava edição, o evento consagrou os projetos construídos em 30 categorias, com a participação de mais de 700 candidatos de 47 países, inclusive do Brasil.

Dentre as principais categorias, destacam-se os projetos relacionados com educação, saúde, cultura, transporte e residenciais. O evento ainda faz distinção entre os projetos concluídos e os que ainda estão em andamento.

A principal premiação que todos esperam ansiosamente só foi revelada ao final da festa. Um jantar de gala foi servido para a nomeação do prêmio “World Building of the Year”, ou em uma tradução livre, a construção do ano, prêmio que é dado ao maior destaque arquitetônico do ano, independentemente da categoria em que esteja concorrendo.

Abaixo, temos três projetos que participaram da última edição do festival.

Prédio The Interlace. Foto: site oficial do WAF. 

Prédio The Interlace. Foto: site oficial do WAF.

Vencedor da edição 2015 do WAF, “The Interlace”, em português, “o entrelaçamento”, é de autoria do arquiteto alemão Ole Scheeren. Localizado também em Singapura, o prédio é um complexo residencial de 170 mil metros quadrados composto por 31 blocos de apartamentos entrelaçados em torno de oito praças. O objetivo de Scheeren era mostrar que a disposição de um projeto arquitetônico pode promover uma maior interação entre as comunidades próximas.

Ribbon Chapel. Foto: site oficial do WAF. 

Ribbon Chapel. Foto: site oficial do WAF.

Na categoria relacionada aos projetos arquitetônicos religiosos, um dos destaques foi o Ribbon Chapel. Uma capela feita para a realização de casamentos, localizada em Hiroshima, no Japão. Sem precedentes na história da arquitetura, o prédio foi construído no topo de uma colina com duas escadas entrelaçadas em espiral. Feita de vidro, a obra permite, além de acompanhar o desfile da noiva ao longo das escadas, apreciar a bela vista panorâmica sobre o mar do Japão.

Fulton Center. Foto: site oficial do WAF. 

Fulton Center. Foto: site oficial do WAF.

E o primeiro lugar na categoria transporte ficou com o Fulton Center, nos Estados Unidos. O complexo de transporte metropolitano integra a rede de metrôs da cidade de Nova York e é um exemplo perfeito de integração entre arquitetura viabilidade de acesso e conexão para o dia a dia de milhões de pessoas.

A cada ano que passa, a WAF atrai projetos cada vez mais inusitados e ousados. Seu objetivo é continuar despertando o interesse para a criação de excelentes projetos arquitetônicos ao redor do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *