Variedades & Tecnologia

Disco raro de Lula Côrtes e Zé Ramalho é uma fortuna cultural

A minha dica de hoje é sobre o som psicodélico do Nordeste brasileiro: “Paêbirú – Caminho da Montanha do Sol” – LP duplo de Lula Côrtes e Zé Ramalho lançado em 1975 e gravado nos estúdios da Rozemblit, em Recife, bem antes do paraibano Zé Ramalho se tornar um dos maiores ícones da nossa música.

“Paêbirú”, é considerado um dos LPs (disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play) mais caros do Brasil, chegando a custar mais de 3 mil reais. O LP virou raridade entre colecionadores do mundo inteiro depois de uma enchente que atingiu fortemente a gravadora, exterminando todo o material que existia dentro. Quem já tinha adquirido o disco, hoje tem uma fortuna cultural nas mãos e pode negociar por um valor muito bom.

O disco é dividido em 4 partes: Terra, Ar, Fogo e Água. Nas gravações, diversos músicos deixaram suas marcas, como Robertinho de Recife, Paulo Rafael, Jarbas Mariz, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Zé da Flauta entre outros. Hoje podemos ouvir “Paêbirú” através da Internet, mas ter o LP nas mãos é uma incrível sensação.

Paêbirú

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *