Dicas & Destinos

Destino: Puerto Vallarta – México

Com uma extensa orla formada por afloramentos rochosos e areias brancas, moldada por um mar de águas azuis e transparentes, Puerto Vallarta, no Pacífico Mexicano, representa o recanto ideal para quem quer viajar a dois ou com toda a família. Antiga vila de pescadores que se transformou em roteiro turístico cobiçado por norte-americanos e europeus, a região conta com hotelaria de luxo, gastronomia privilegiada, misturando os sabores locais e a cozinha internacional, além de muitas opções para prática de esportes aquáticos e de aventura.

Puerto Vallarta está a oeste do Estado de Jalisco, na convergência das Montanhas de Sierra Madre com a Baía das Bandeiras, no Pacífico. Faz limite ao norte com o Estado de Nayarit, ao sul com o município de Cabo Corrientes e Talpa de Allende; a leste com San Sebastián del Oeste e Mascota e a oeste com o Oceano Pacífico.

Há sol e águas calmas durante quase todo o ano – nos meses de inverno, a temperatura média oscila entre 20ºC e 23ºC. Para as crianças, trata-se de um destino de aprendizado, graças à riqueza da fauna e da flora. Em virtude da localização privilegiada, Puerto Vallarta é propício para se avistar aves e conhecer de perto a vida marinha. Só na região concentram-se mais de 350 espécies, incluindo aves marinhas e terrestres. A observação é possível em praticamente todo ano, com tours guiados por especialistas. Para quem prefere desbravar as maravilhas do fundo do mar, há passeios para a prática de snorkel ou mergulho com cilindro.

O ecossistema é bastante enriquecido, abrigando várias espécies de peixes, tartarugas, golfinhos e baleia. As baleias jubarte, aliás, são um capítulo à parte. Elas chegam às águas do pacífico mexicano para dar a luz aos seus filhotes entre os meses de novembro a abril. Se der sorte, é possível conferir esse momento inesquecível para toda a família.

Riqueza da fauna

Outro momento imperdível é a soltura dos filhotes de tartarugas ao mar. Neste grande espetáculo natural, milhares de tartarugas marinhas depositam seus ovos nas praias locais. Como parte do programa, a cada noite, funcionários de diversos hotéis situados à beira da praia reúnem os ovos das tartarugas e os levam para incubação, garantindo uma melhor preservação das condições desses animais. Uma vez que os filhotes nascem e estão prontos para ser deixados em seu habitat natural, os empreendimentos convidam os hóspedes a colaborar na soltura, para que as tartarugas encontrem o caminho das águas.

Não importa quanto tempo você quer ficar pelo destino, os hotéis estão preparados para receber os mais diversos perfis de turistas, com atividades especiais. Os empreendimentos destacam-se por quartos bem equipados, spas, clube de golfe, equipes de monitores para os pequenos, piscinas, bares e traslados para o aeroporto. São cenários sob medida para apreciar o grande espetáculo do pôr do sol, que pinta o céu de laranja de maneira surpreendente.

Por do sol em tons de laranja impressiona os viajantes

Pôr do sol em tons de laranja impressiona os viajantes

Praias e montanhas

E se a proposta é esquecer do tempo tendo como cenário as areias brancas, Puerto Vallarta revela uma série de praias, algumas mais agitadas, outras pouco desbravadas. As preferidas dos turistas são a Praia do Ouro, do Sol, das Palmas, dos Tules e dos Mortos, esta última recomendada para a prática de esportes, entre os quais, windsurf, jet-ski, passeio de paraquedas puxado por lanchas e mergulho. Uma boa gama de operadores turísticos promovem experiências que incluem snorkel, caiaque, pesca, vela, visualização das baleias, bungee jump e nado com golfinhos. Se os pequenos não quiserem nadar ou brincar com eles, podem ficar em uma plataforma submersa para acariciá-los e abraçá-los. Programas especiais também permitem passar um dia inteiro com os instrutores para conhecer melhor esses animais.

Para quem gosta de aventura, a imponência das montanhas forma um cenário ideal para a prática de arvorismo, entre a copa das árvores, em meio a uma exuberante natureza com vista para o mar. Também é possível pescar no Rio Cuale, cujas águas atravessam as montanhas até desembocarem no oceano. Um passeio de quadriciclo pode ser uma boa diversão para toda a família, além de garantir um bom aprendizado sobre a variada flora e fauna da selva tropical. O destino é a área rural, ao longo de caminhos serpenteados por rios. Os tours são liberados para crianças a partir de seis anos, acompanhadas de um adulto com licença válida para conduzir o veículo. Já o bungee jump, em um penhasco de frente para o mar, caracteriza-se por ser uma das poucas quedas livres nas águas de cor esmeralda do Pacífico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *