Dicas & Destinos

A experiência de viver Floripa

Planejar uma viagem é sempre uma tarefa gostosa e muito divertida. Normalmente ficamos dias buscando tarifas aéreas convidativas, boas opções de hotéis, passeios bacanas para fazer e um algo mais. Mas, exatamente o que mais?

Diversos sites já possuem incontáveis dicas de viagem e “segredos” secretos sobre esse ou aquele lugar, pérolas da gastronomia para se deliciar e por aí vai. O que fazer então para sair do tradicional? Que tal programar sua próxima viagem para fazer Turismo de Experiência?

20151202_111034-1Essa modalidade de turismo já está conquistando a cabeça de muitos viajantes pelo mundo. Esta é uma tendência que  já vem sendo bastante aplicada em diversos países e aos poucos vem conquistando o brasileiro que está em busca de algo diferente e inusitado em suas viagens.

Focado em vivências que combinam a história, cultura e atividades exclusivas de cada região, o Turismo de Experiência veio para mudar a forma de viajarmos

Recentemente estive em Florianópolis para conhecer in loco esta proposta de turismo e confesso que a surpresa foi mais que agradável e deixou lembranças incríveis.

Pude conhecer de perto a produção de artesanato local, o preparo cuidadoso e carinhoso da culinária da região, visitei pequenos produtores locais e vivenciei alguns momentos ligados a natureza, cultura e história da cidade. Ao todo, visitei mais de dez opções diferenciaras de produtos turísticos, cada um com sua proposta única e muito especial.

O grande barato de fazer Turismo de Experiência é que o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu.

O objetivo do Turismo de Experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, como a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, assim o turista se envolve diretamente nas atividades propostas e se torna parte atuante do grande espetáculo da viagem.

Alguns  momentos nesta minha viagem de iniciação ao Turismo de Experiência  se destacaram devido a minha paixão por gastronomia, arte e natureza.

Meu primeiro dia começou bem cedo com um passeio pela região central de Florianópolis e entre riquezas arquitetônicas da região do Centro Histórico, nos encaminhamos para o múltiplo Mercado Público, onde escolhemos alguns ingredientes como legumes orgânicos, temperos e especiarias na Quitanda do Paladar e de lá seguimos para uma peixaria onde escolhemos o peixe mais adequado para a receita que seria preparada. Com a cesta repleta de ingredientes e a curiosidade gritando na cabeça, seguimos caminhando pela Rua Conselheiro Mafra conhecendo as histórias da região e observando a arquitetura local  até o restaurante Conselheiro do Paladar.

Chegando lá aprendemos um pouco sobre o preparo de um  prato típico da cidade de forma bem descontraída. Em seguida, montamos nossa marmita de barro, envolta em um alegre tecido de chita e seguimos caminhando com o grupo até o Parque da Luz, onde a refeição geralmente é degustada em um piquenique, apreciando a vista da ponte Hercílio Luz. Infelizmente, naquele dia estava chovendo bastante e isso impossibilitou o momento mais descontraído da experiência, que seria apreciar a vista comendo nossa marmitinha tão carinhosamente preparada. Mas tudo bem, na próxima vez eu consigo um lindo dia de sol.

Em minhas viagens sempre priorizei ter um contato mais íntimo com a natureza, e nesta viagem eu tive uma gostosa (em todos os sentidos) experiência em uma reserva ecológica.

A 5 km entre o aeroporto de Florianópolis e o centro, fica um dos maiores patrimônios naturais e culturais da Ilha da Magia: a Resex Marinha do Pirajubaé, primeira reserva de uso sustentável no Sul do Brasil com uma área de cerca de 1.444 hectares de belezas naturais protegidas. A proposta completa do pessoal da Ecoexperiências é nesta experiência fazer um passeio de barco conduzido por pescadores artesanais e extrativistas, onde temos maior conhecimento de  “causos” e histórias  da região. Nesta experiência, a coleta do Berbigão, famoso molusco que é prato típico de Florianópolis é feita de forma totalmente artesanal.  É através da coleta do Berbigão que muitas famílias são sustentadas, geralmente os homens realizam a extração e as mulheres o “desconchamento”. Essa experiência ainda reserva outras surpresas, como a visita a pequenas formações de areia em meio a baía e a um manguezal quase intocado que permite a observação de aves. No passeio ainda é possível avistar a ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade.

A experiência, além de emocionar com lindas histórias de vida, faz com que participemos ativamente das atividades propostas. Quem não quer fazer turismo deslumbrando-se com paisagens exclusivas, provar uma comida caseira e ainda ajudar uma comunidade?

Ainda na vibe de amor total a natureza, tive a oportunidade de visitar o Projeto Tamar e conhecer de perto um pouco mais do maravilhoso trabalho que eles fazem para proteção das tartarugas nesta região do Brasil. Já estive em outros centros do Tamar em diversas cidades, mas cada um é diferente o outro.

O Centro de Visitantes do projeto Tamar, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infra-estrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar.

Nessa experiência incrível, de interação com as tartarugas, tive a oportunidade de alimentar e dar banho em uma tartaruga de pente, uma das espécies facilmente encontradas no Brasil.

Você gosta de ostras? Se sua resposta foi sim, então não pode deixar de participar do Ostraxperience. A experiência é uma conversa bem esclarecedora sobre maricultura, explicando desde o período que o molusco é uma semente, passando por todo processo de manejo até chegar suculenta a nossa  mesa. Em seguida, partimos para uma saborosa  degustação de ostras in natura e ao bafo harmonizados com espumante catarinense. Você sabia que o Brasil cultiva ostras há apenas 20 anos, enquanto na Europa o cultivo é milenar? A ostra é conhecida por seu alto teor de ômega 3, cálcio, ferro e zinco.

Outro momento marcante foi conhecer o ateliê Meninas da Terra em São José, na grande Florianópolis. Por lá, tivemos a carinhosa acolhida das sócias para nos explicar um pouco mais sobre seu trabalho completamente artesanal em barro. As Meninas são especialistas em desenvolver o boi de mamão, passarinhos e anjos do folclore açoriano. A Identidade das Meninas da Terra é marcada pela colcha de retalhos que cobra as peças figurativas. A pintura manual é o toque delicado e feminino realizado para acabamento das peças. E para ficar ainda mais gostoso, nossa visita foi coroada com um lanche repleto de quitutes que nos deixou ainda mais apaixonados por tudo.

Ainda em São José fizemos um passeio pelo Centro Histórico, onde pudemos apreciar um pouco mais  da cultura e religiosidade local.

Em nossas andanças por São José, tivemos a oportunidade de conhecer de perto o  História para todos – Floripa free tour. Esta é uma parte muito bacana do projeto que visa promover turismo acessível a pessoas com deficiência como estratégia de inclusão social, por meio de passeios turísticos com a comunicação em libras, pelos principais atrativos da Ilha de Santa Catarina e Centro Histórico de São José. Desta forma, fica garantido o direito da pessoa com deficiência ter acesso a atividade turística,  ao patrimônio histórico, social, cultural e natural.

São José - Centro histórico

Outras atrações do Turismo de Experiência

Infelizmente o curto espaço de tempo não me permitiu ter a experiência completa em todas as atrações do Projeto. Mesmo assim, em alguns tive uma espécie de degustação onde pude ter uma maior noção do que seria a proposta completa. Algumas eu amei, outros, não me despertaram tanto a atenção. Esta é justamente a ideia do Turismo de Experiência, fazer com que o turista faça exatamente aquilo que mais lhe desperta o interesse. Abaixo, além de outras experiências que tive a oportunidade de conhecer, listei atrações que também constam no “Menu Turismo de Experiência” para que você possa ter um maior conhecimento.

TOUR DAS EXPERIÊNCIAS – BY BUS TURISMO

Fazer um passeio interativo de ônibus panorâmico na ilha da magia é bem interessante, assim você tem a oportunidade de apreciar os atrativos turísticos ouvindo música nativa e conhecer histórias da cultura local.

12308229_1245141638835620_1663954889255517851_n

O HOMEM DO MAR – APINO TURISMO

Uma experiência inesquecível a bordo de simples barcos de pescadores, seja contemplando o pôr do sol, pescando o peixe da época ou nadando em cantos secretos da ilha. O roteiro é definido no dia com diversão garantida! Você poderá definir de acordo com suas preferências as melhores opções para o passeio. Nesta atração do Turismo de Experiência, existe uma maior flexibilidade.

ECORAFTING – APUAMA RAFTING

Que tal fazer um rafting  e ainda aprender um pouco mais sobre o ecossistema local? Aqui, a  prática da experiência começa com os visitantes produzindo pequenas bombas de barro e sementes de árvores nativas que serão arremessadas com um estilingue nas margens do rio para semeadura e reparação da mata ciliar. Durante a oficina o turista recebe uma aula sobre o ecossistema local, flora e fauna visando identificar durante o percurso as árvores nativas. Na beira do rio com os equipamentos, o turista recebe a orientação necessária sobre segurança e procedimentos durante a descida do rio Cubatão Sul.

EXPERIÊNCIA DE MERGULHO – ÁGUA VIVA MERGULHO

Mergulhar já uma experiência e tanto! Estar em contato com a natureza na sua forma sublime onde os seres vivos não possuem medo do homem, é uma forma mágica de contato.

Nessa experiência, além do mergulho tradicional o turista recebe uma aula no fundo do mar sobre as espécies que tem contato. Conhece os vários tipos de peixes, moluscos e plantas, assim interagindo com o grupo e instrutor.

UMA EXPERIÊNCIA DA TERRA AO PRATO – JARDIM DO RANCHO

No roteiro de um dia, sentidos são aguçados por elementos da natureza. São aromas, sons, sabores e cores proporcionados num passeio sem pressa por um caminho em meio ao verde.

Nessa experiência o turista colhe seus legumes e temperos, direto da terra em uma propriedade orgânica, e os prepara no sítio da família, conhecendo suas propriedades medicinais e formas de uso. Tudo se passa na comunidade de Ratones, um recanto de produção agrícola na Ilha de Santa Catarina.

20151202_225621_LLS

FEIRA DA FREGUESIA

Com a proposta de movimentar o Centro Histórico de São José e resgatar a tradição dos encontros dos moradores na praça, nasceu a Feira da Freguesia. Idealizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, é aberta ao público e realizada sempre no segundo domingo do mês.

A feira é diversificada. Visitantes encontram desde o artesanato tradicional, como louças de barro, até antiguidades e móveis de madeira de demolição. As atrações folclóricas são apresentadas na praça Hercílio Luz, em um palco montado, mas também aproveitam o coreto histórico do local.

ENTRE GINGAS E HISTÓRIAS, A CAPOEIRA: PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAPOEIRA NA ESCOLA

Que tal vivenciar a ancestralidade afro-brasileira com uma imersão no Brasil-Colônia? Aqui a proposta é fazer o  turista pisar no chão construído por mãos escravas e ser conduzido por um Griot (contador de histórias) para conhecer como surgiu a Capoeira, filha de africanos nascida no Brasil, reconhecida em 2014 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Ao final da apresentação, o turista poderá saborear uma deliciosa feijoada, o prato nascido nas senzalas. A experiência é proporcionada pela Associação Cultural Capoeira na Escola no Museu Etnográfico Casa dos Açores, localizado no Balneário São Miguel, Biguaçu, comunidade que abrigou uma quantidade expressiva de escravos para atividades rurais e de caça às baleias.

FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAIPIRINHA! – HOTEL COSTA NORTE

Isso mesmo, momento relax necessário em toda viagem, fazer sua caipirinha com quem entende do assunto pode ainda mais divertido e claro, saboroso. De uma forma simples e descontraída, nessa experiência é simples aprender a fazer sua própria caipirinha misturando e degustando cada ingrediente até chegar ao ponto adequado ao seu próprio paladar. Perfeito para reunir os amigos durante a viagem. Afinal, a caipirinha, bebida tipicamente Brasileira, caiu no gosto popular de estrangeiros e amantes da bebida!

JOGOS DA EXPERIÊNCIA – POUSADA FAVARETO

Numa pousada familiar e aconchegante o turista é convidado para fazer parte de jogos com a família Favareto e amigos. A família tem por hábito se reunir aos finais de semana, após as refeições e jogar jogos de azar, brincadeiras, carteados, contando histórias típicas que fizeram parte da época em que colonizaram a ilha.

20151202_075126-1

Saiba que uma experiência de viagem personalizada não está só ao alcance de quem tem maior poder aquisitivo. Há roteiros deste tipo para todos os gostos – e todos os bolsos. A característica fundamental que diferencia esse “novo turista” do turista tradicional é o comportamento. Hoje, ele não quer ser apenas um indivíduo contemplativo. Então, você já sabe: corra (ou melhor, voe) para Florianópolis e aproveite as melhores experiências que a cidade tem para te oferecer.

Fotos: Naira Amorelli e Jeff Severino

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *