Dicas & Destinos

Missão Montevideo com os pais

Depois de alguns bons meses afastada por um problema delicado de saúde, eis que volto ao universo das viagens.  Aos amigos que acompanharam a minha recuperação, o meu muito obrigado por todas as mensagens de apoio e orações, pra você que ainda não me conhece, não se assuste, operei de um aneurisma no cérebro e a primeira coisa que fiz para celebrar a benção de estar viva e com saúde foi cair na estrada para comemorar.

Viajar é preciso! Eu diria que bastam algumas horas ao meu lado para entender essa minha paixão maluca por viagens. Ainda não me aventurei por ai o quanto tenho vontade, mas uma lição valiosa que esse aneurisma me trouxe foi: não desista, tenha fé e perseverança, pois na hora certa as coisas vão acontecer da maneira que elas têm que ser. Agora é escolher o destino, arrumar a mala e correr para o abraço!

A primeira viagem pós-operatório veio com um gostinho especial, não só por celebrar essa segunda chance que a vida me deu, mas pela missão de levar meus pais para sua primeira experiência internacional. E aí meus caros amigos os papéis se inverteram, a pessoa no comando agora era eu! Foi muito gostoso trazê-los para o meu universo, apresentar a cultura de outro país fazia parte da missão, no entanto, desejei que eles fossem picados pelo “bichinho viajante” e entendessem o verdadeiro sentido da filosofia viajar é preciso.

Uruguai

Destino escolhido, Montevideo aí fomos nós! O primeiro grande frio na barriga veio logo no aeroporto, quando minha mãe sacou sua identidade velhinha da bolsa e eu gelei, será que ela vai conseguir embarcar? Para viajar pelos países do Mercosul você não precisa de passaporte, basta apresentar a carteira de identidade, mas se liga na dica viajante, ela precisa estar em bom estado e ter sido emitida há no máximo 10 anos. Isso mesmo, carteira de identidade tem validade e eu não havia me atentado para esse básico detalhe. Depois de algumas “caras de paisagem” de quem não sabia de nada conseguimos todos embarcar em segurança, confesso, respirei aliviada.

Montevideo é uma cidade pacata e segura quando comparada a outras capitais da América do Sul, um destino muito cobiçado pela população aposentada do país que busca qualidade de vida e sossego para curtir os anos de descanso.  A cidade possui várias áreas públicas para a prática de lazer e esporte. O transporte público é de qualidade e os taxis com preços acessíveis, o que facilita muito a vida dos turistas que visitam o lugar.

Teatro Solis

Teatro Solis

Para viagens curtas como a nossa de apenas quatro dias, vale concentrar as visitas nos bairros da Ciudad Vieja, Punta Carretas e Pocitos. A Ciudad Vieja é onde fica o centro de Montevideo, uma região de comércio intenso durante a semana, mas aos finais de semana fica bastante deserta. Lá você irá encontrar atrativos históricos como a Plaza Independência, Teatro Solís, Puerta de la Ciudadela e o Mercado del Puerto, aliás um ótimo lugar para almoçar, os preços são um pouco salgados por se trata de uma zona bastante turística, mesmo assim vale a pena a experiência.

Medio y Medio

Medio y Medio

Falando em comida, Montevideo é um prato cheio para os amantes da boa mesa e dos bons vinhos.  O carro chefe da culinária uruguaia é a carne bovina assada, ou mais conhecida por nós brasileiros como um bom churrasco! Vários restaurantes especializados na iguaria podem ser encontrados na cidade, a dica é que você peça uma parillada completa geralmente acompanhada por batatas assadas, pimentões e queijo.  Vale ressaltar aqui que nem só de churrasco vive o Uruguai, as massas e frutos do mar são deliciosos e merecem entrar no seu cardápio ao passar pelo país.

Parillada

Parillada

Como bom brasileiro, a pergunta frequente do meu pai durante as refeições era cadê o arroz? O arroz e feijão de cada dia é uma tradição bem brasileira mesmo, não são ingredientes tão populares na culinária dos nossos demais vizinhos latinos americanos. Portanto, vá de cabeça e estômago abertos para experimentar novos sabores e novas tradições.

Apesar da abstinência de arroz, ao final da nossa breve viagem meu pai disse: Quero morar aqui! E eu toda orgulhosa respondi: Calma pai, essa é só sua primeira viagem internacional, ainda tem outros muitos países pra você ter vontade de morar ao final da viagem!

Família em Montevideo

Família em Montevideo

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *