Dicas & Destinos

Viagem com crianças: 10 Cuidados essenciais

Arrumar as malas sem esquecer as roupinhas para calor e frio, preparar as comidinhas, os remédios, programar o melhor horário para dormir e enfrentar o voo com tranquilidade. Embarcar em uma viagem com crianças pode ser muito divertido e deixar boas lembranças, mas também se tornar um pesadelo caso os pais não tomem alguns cuidados. A momondo, separou 20 dicas para ajudar a planejar a viagem com a moçadinha de todas as idades.

1. Não exagere na mala

Um dos maiores erros dos pais, principalmente os de primeira viagem, é levar muita coisa. O cuidado com a bagagem deve ser acentuado já que as companhias aéreas cobram taxas para excesso de peso. No aeroporto, a bolsa de fraldas conta como mala de mão, mas assegure-se de que está carregando tudo: lenços umedecidos, chupetas, lanchinhos, muda de roupas, sacos plásticos (para fraldas e se alguma roupa sujar muito), fones de ouvido, brinquedos, baterias extras, tablet, etc.

mala criança

2. Segurança em primeiro lugar

Para as crianças mais ativas e que podem se perder, uma boa ideia é etiquetar os pertences com seu nome e telefone. Em muitos casos, também pode valer a pena investir em um rastreador GPS, colocado junto ao pulso ou à mochila da criança.

3. As comidinhas do bebê

Diversos aeroportos permitem que leite materno e comida de bebê sejam transportados em vasilhas com mais de 100 ml. Os frascos são normalmente abertos para passar pela segurança, mas isso leva apenas alguns segundos e não contamina a comida. Portanto, vale a pena checar como é o procedimento no aeroporto em que vai embarcar.

4. Planeje seus voos

Tente planejar seus voos em torno da hora de dormir do seu filho. Voos noturnos podem ser mais caros, mas se você procura mais conforto e tranquilidade, essa alternativa se torna mais sedutora. Se precisar fazer uma conexão, deixe bastante tempo entre os voos, para não precisar sair correndo entre um avião e outro. Permita-se algumas horas, estique as pernas, vá ao banheiro com calma, coma, converse, brinque com elas e prepare-se para o próximo voo.

#familytravel

5. Pesquisas

Isso vale tanto para o antes quanto para o durante da viagem. Seu bebê precisa de visto? Que vacinas você e seu filho precisam? Você deve levar remédios (como comprimidos para malária, por exemplo)? Para as mães que estejam amamentando, vale a pena pesquisar se fazê-lo em público é algo comum no destino da viagem. Não deixe isso tudo para a última hora.

6. Onde sentar com crianças pequenas?

Responder essa pergunta é algo, muitas vezes, definido pelo próprio design da aeronave: algumas possuem máscaras de oxigênio extras sobre determinados assentos. Mas nem todos os aviões são assim, portanto vale checar com a companhia aérea, e pensar com calma qual o melhor assento pra você. Uma dica geral é que sentar bem no fundo da aeronave geralmente significa atrapalhar o menor número de pessoas. Também garante a proximidade da galeria e do banheiro. No entanto, esses assentos podem não reclinar completamente, além de ter mais barulho do que outras partes do avião.

istock_000034943146_large

7. Faça uma “viagem teste”

Os aeroportos, por serem muito grandes e barulhentos, podem ser um susto e incomodar algumas crianças logo de início. Portanto, deixá-la preparada para aquele ambiente pode facilitar o “dia D”. “Praticar” em um voo menor, para um local próximo e apresentá-lo àquele novo mundo em preparação a uma viagem mais longa pode ser uma boa ideia.

8. Sem correria desnecessária

Deixe algumas horas de sobra – se você chegar cedo ao aeroporto, use esse tempo para brincar e dar uma leve canseira nas crianças. Afinal, quanto mais energia elas gastarem, menos elas terão durante o voo.

9. O que pode dar errado?

Antes de ir, faça uma lista de tudo que pode dar errado – de contratempos no avião a um voo perdido, e pense como você lidaria com isso. Pensar em situações antes que elas ocorram deixarão você mentalmente preparado para o caso do “vai que…”.

10. Explique a viagem

Se seu filho não está acostumado a voar ou a viajar em geral, então vale a pena conversar com ele sobre isso. Explique o que e quando tudo vai acontecer, como os cuidados com o cinto de segurança, por exemplo.

Shutterstock

Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *