Descubra Portugal

Visitando o Mosteiro dos Jerônimos

Visite o Mosteiro dos Jerônimos e veja onde os monges faziam suas orações  e onde dizem que o famoso doce recheado de creme de Lisboa nasceu.

Jeronimos-Monastery-53987

O Mosteiro dos Jerônimos é um monumento impressionante, com fachadas decoradas e espirais pontiagudas. A arquitetura é típica do estilo gótico tardio português, com influências renascentistas. Era aqui onde os austeros monges jerônimos faziam suas devoções e rezavam pela segurança dos exploradores lisboetas.

Passeie pelo interior do mosteiro e a Igreja de St. Maria Belém e admire suas colunas. Cada uma delas foi esculpida com motivos marinhos, como rolos de corda, monstros marinhos e corais. Não deixe de visitar a estátua do Infante D. Henrique, um príncipe do século XV, que fica na porta de entrada. Na entrada do antigo refeitório, dedique algum tempo para admirar a decoração que representa a história bíblica de José.

O mosteiro foi construído para celebrar a jornada bem sucedida do famoso explorador português Vasco da Gama. Ele fica no local onde Vasco da Gama e sua tripulação passaram sua última noite em Portugal antes de embarcar na viagem. O túmulo do navegador fica dentro da Igreja de St. Maria Belém, logo na entrada.

O mosteiro é um grande claustro quadrado de cerca de 180 metros quadrados. Há vários pórticos laterais nesta grande igreja que valem a pena ser explorados. O cavernoso portal sul, de dois andares, tem 32 metros de altura e 12 metros de largura. A estrutura foi projetada por Diogo de Boitaca e João de Castilho, que estão entre os maiores arquitetos de Portugal. Os acessórios ricamente detalhados incluem arestas e pináculos com figuras esculpidas.

O portal principal mostra uma transição do estilo gótico para o renascentista. O escultor francês Nicolau Chanterene projetou as estátuas, incluindo a Rainha Maria de Aragão ajoelhada e o Rei Manual sob um dossel suntuosamente decorado. Ao lado do casal real estão seus padroeiros, São Jerônimo e São João Batista, e os nichos ao redor foram decorados com cenas sagradas.

Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerônimos fica no distrito histórico de Belém. Ele é acessível por transporte público e está próximo de outras atrações turísticas. É cobrada uma pequena taxa de entrada. O mosteiro está fechado às segundas-feiras.

Com informações de Expedia.com

2 Comentários

  1. Pingback: Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro | O que fazer no RJ: Visitar o Real Gabinete Português de Leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *