Dicas & Destinos

O que levar em consideração na hora de planejar seu intercâmbio

A experiência do intercâmbio tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros, justamente por permitir conhecer um novo lugar e ainda de quebra estudar e trabalhar. É uma verdadeira imersão em outra cultura que permite uma vivência única para pessoas de todas as idades. As experiências trarão um amadurecimento não só através das informações, mas nas próprias vivências possibilitadas por esse período fora do país. Há diferentes opções para quem já tem em mente algum destino ou o que deseja estudar. Vale a pena sempre buscar novas informações e conhecer um pouco do local antes de partir, conversando com pessoas que já realizaram intercâmbio para esse país ou região. Se você já está planejando, vale a pena conferir essas cinco dicas para considerar antes de partir:

O que fazer

Atualmente, é possível encontrar a opção de intercâmbio em diferentes modalidades. Desde o mais famoso, o intercâmbio universitário, até versões em diferentes momentos da vida. É possível ficar seis meses ou mais em outro país estudando assuntos mais específicos ou ainda cursos técnicos e livres. A especialização é também uma escolha de muitas pessoas, assim como a pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Para quem deseja ter uma experiência de trabalho, algumas instituições oferecem também a opção de estágio em países como a Austrália, como a Australian Centre. A opção é perfeita para quem deseja a imersão completa na vida daquele local.

Seu perfil

Saiba também o seu perfil de intercâmbio e pense no local que você elegerá para viajar. Se você deseja conhecer melhor algum idioma, tenha em mente que os sotaques podem influenciar muito nesse aprendizado. Além disso, você também conta com a opção de viajar e aproveitar também um período de férias nesse país. Nesse caso, é importante escolher um país e região que interesse culturalmente e que ofereça boas opções de passeios e viagens. Os perfis variam também conforme os seus desejos, de acordo com que conhecimentos você busca e analisando seu currículo escolar. Aconselha-se com professores é excelente nesse momento.

Objetivos

Trace seus objetos antes mesmo de sair do país. Se você deseja vivenciar uma nova cultura e conhecer novas coisas com experiências surpreendentes, é melhor optar por um local que não é tão comum nos roteiros usuais de intercâmbio. Se você deseja se especializar em instituições de ponta, não tem como fugir dos grandes centros e das metrópoles mundiais, que possuem as melhores universidades e instituições de ensino do planeta. Ter em mente esses objetivos facilita na hora de escolher entre as opções possíveis e também se sentir mais realizado ao final desse período fora.

Planejamento financeiro

É importante também ter em mente que os gastos com intercâmbio são grandes. Para encabeçar um projeto de 6 meses a 1 ano, é preciso ter um bom capital economizado para investir. Esse valor retorna sempre nas melhores experiências e uma vivência que você não conseguiria em lugar nenhum no seu próprio país. Esse planejamento deve começar a partir do orçamento, em relação ao tempo em que você deseja permanecer e o país que você escolheu. Especialmente em relação à cotação da moeda, o valor exigirá um pouco mais de economia. Uma alternativa são as bolsas de estudo, oferecidas tanto por instituições quanto pelo próprio governo. Vale a pena procurar e se inteirar mais.

Tempo disponível

Por fim, pense que o intercâmbio demandará de você um bom tempo disponível para deixar sua vida aqui no Brasil e partir durante esses meses para outro país. Pense na fase da vida que você se encontra e planeje bem em que momento você consegue encaixar o intercâmbio. Em alguns casos, vale a pena aguardar alguns meses ou até mesmo o período de um ano para encontrar uma época melhor para viajar. As opções de intercâmbio variam desde um mês até mais de um ano fora. Basta encontrar aquela que mais se encaixa em seus anseios e possibilidades.

intercambio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *